Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO ÂMBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126126
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2793
    "inscrito_id" => 9238
    "titulo" => "ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO ÂMBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT)"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma análise das dissertações produzidas no âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), nos polos paraibanos, que abordam a temática da criptografia. A pesquisa tem como objetivo identificar tendências, abordagens metodológicas e contribuições dessas produções para o ensino de Matemática na Educação Básica, além de apontar lacunas — isto é, áreas da criptografia ainda pouco exploradas, mas com potencial para contribuir com o desenvolvimento do ensino da Matemática. A metodologia adotada foi o método misto concomitante, onde o pesquisador mistura dados quantitativos e qualitativos para realizar uma análise abrangente do problema da pesquisa. Realizou-se uma análise documental de dissertações disponíveis no repositório do PROFMAT que apresentam a criptografia em seus temas, considerando toda a série histórica. O referencial teórico se apoia em autores como D’Ambrósio, que enfatiza a necessidade de uma prática pedagógica que una teoria e vivência, respeitando o contexto cultural dos educandos, e Borba e Penteado, que tratam da utilização de tecnologias e abordagens interdisciplinares no processo educativo. A análise revelou que a maioria das dissertações utiliza a criptografia como ferramenta de materialização matemática, sobretudo nas áreas de Aritmética, Álgebra e Teoria dos Números, com ênfase na aplicação por RSA (Rivest-Shamir-Adleman). Os trabalhos evidenciam o potencial da criptografia como ferramenta didática para promover a interdisciplinaridade e despertar o interesse dos alunos pela Matemática. Também se observou uma variedade de abordagens, com destaque para o uso de ferramentas digitais e a valorização de aspectos históricos da criptografia. Conclui-se que uma quantidade considerável dos trabalhos possui um único viés: a aplicação das teorias estudadas ao longo do curso, como Teorema de Fermat, Função ? de Euler e o Teorema Chinês do Resto, o que abre campo para discussão e investigação sobre novas possibilidades de aplicação da criptografia no ensino de Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9238_TB2793_30102025191130.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOAQUIM DENILSON DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOAQUIM"
    "autor_email" => "denilsonjoaquim@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126126
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2793
    "inscrito_id" => 9238
    "titulo" => "ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO ÂMBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT)"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma análise das dissertações produzidas no âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), nos polos paraibanos, que abordam a temática da criptografia. A pesquisa tem como objetivo identificar tendências, abordagens metodológicas e contribuições dessas produções para o ensino de Matemática na Educação Básica, além de apontar lacunas — isto é, áreas da criptografia ainda pouco exploradas, mas com potencial para contribuir com o desenvolvimento do ensino da Matemática. A metodologia adotada foi o método misto concomitante, onde o pesquisador mistura dados quantitativos e qualitativos para realizar uma análise abrangente do problema da pesquisa. Realizou-se uma análise documental de dissertações disponíveis no repositório do PROFMAT que apresentam a criptografia em seus temas, considerando toda a série histórica. O referencial teórico se apoia em autores como D’Ambrósio, que enfatiza a necessidade de uma prática pedagógica que una teoria e vivência, respeitando o contexto cultural dos educandos, e Borba e Penteado, que tratam da utilização de tecnologias e abordagens interdisciplinares no processo educativo. A análise revelou que a maioria das dissertações utiliza a criptografia como ferramenta de materialização matemática, sobretudo nas áreas de Aritmética, Álgebra e Teoria dos Números, com ênfase na aplicação por RSA (Rivest-Shamir-Adleman). Os trabalhos evidenciam o potencial da criptografia como ferramenta didática para promover a interdisciplinaridade e despertar o interesse dos alunos pela Matemática. Também se observou uma variedade de abordagens, com destaque para o uso de ferramentas digitais e a valorização de aspectos históricos da criptografia. Conclui-se que uma quantidade considerável dos trabalhos possui um único viés: a aplicação das teorias estudadas ao longo do curso, como Teorema de Fermat, Função ? de Euler e o Teorema Chinês do Resto, o que abre campo para discussão e investigação sobre novas possibilidades de aplicação da criptografia no ensino de Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9238_TB2793_30102025191130.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOAQUIM DENILSON DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOAQUIM"
    "autor_email" => "denilsonjoaquim@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise das dissertações produzidas no âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), nos polos paraibanos, que abordam a temática da criptografia. A pesquisa tem como objetivo identificar tendências, abordagens metodológicas e contribuições dessas produções para o ensino de Matemática na Educação Básica, além de apontar lacunas — isto é, áreas da criptografia ainda pouco exploradas, mas com potencial para contribuir com o desenvolvimento do ensino da Matemática. A metodologia adotada foi o método misto concomitante, onde o pesquisador mistura dados quantitativos e qualitativos para realizar uma análise abrangente do problema da pesquisa. Realizou-se uma análise documental de dissertações disponíveis no repositório do PROFMAT que apresentam a criptografia em seus temas, considerando toda a série histórica. O referencial teórico se apoia em autores como D’Ambrósio, que enfatiza a necessidade de uma prática pedagógica que una teoria e vivência, respeitando o contexto cultural dos educandos, e Borba e Penteado, que tratam da utilização de tecnologias e abordagens interdisciplinares no processo educativo. A análise revelou que a maioria das dissertações utiliza a criptografia como ferramenta de materialização matemática, sobretudo nas áreas de Aritmética, Álgebra e Teoria dos Números, com ênfase na aplicação por RSA (Rivest-Shamir-Adleman). Os trabalhos evidenciam o potencial da criptografia como ferramenta didática para promover a interdisciplinaridade e despertar o interesse dos alunos pela Matemática. Também se observou uma variedade de abordagens, com destaque para o uso de ferramentas digitais e a valorização de aspectos históricos da criptografia. Conclui-se que uma quantidade considerável dos trabalhos possui um único viés: a aplicação das teorias estudadas ao longo do curso, como Teorema de Fermat, Função ? de Euler e o Teorema Chinês do Resto, o que abre campo para discussão e investigação sobre novas possibilidades de aplicação da criptografia no ensino de Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.