Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VAMOS FALAR SOBRE A EDUCAÇÃO SÓCIO EMOCIONAL DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A saúde socioemocional dos trabalhadores brasileiros tornou-se um tema central, especialmente após a divulgação de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o aumento dos transtornos mentais no mundo. Desde a pandemia da COVID-19, os impactos negativos foram expressivos, seja pelo adoecimento físico, pela perda de entes queridos ou pelo luto coletivo. Os números alarmantes alertam diversos setores, incluindo o ensino superior, onde professores universitários enfrentam desafios inéditos. A sala de aula tornou-se um espaço de múltiplas gerações, com diferentes valores e visões, intensificando conflitos, especialmente em um cenário de avanços da Inteligência Artificial, pós-pandemia e polarização política. O Brasil lidera o ranking de ansiedade na América Latina e, segundo a OMS, até 2030, ansiedade e depressão serão as principais causas de afastamento do trabalho. Em 2024, mais de 472,3 mil pessoas se afastaram de suas atividades laborais por transtornos mentais e comportamentais, conforme o Ministério da Previdência Social. Esse estudo analisou dados da saúde na região Nordeste, incluindo os estados do RN, BA, CE, PE, AL, PI e SE, e revelou que o Brasil teve o maior número de afastamentos por saúde mental em uma década. Mesmo com bons desempenhos profissionais, professores universitários demonstram altos níveis de exaustão emocional e baixa qualidade de vida. A necessidade de intervenções para minimizar riscos e prevenir doenças físicas e mentais torna-se evidente. Assim, a saúde mental é agora uma questão urgente de saúde pública, exigindo atenção e políticas eficazes para garantir o bem-estar dos trabalhadores. O estudo tem como base teórica os trabalhos de Araújo (2019) e Barbosa (2021, 2022 e 2023).

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