Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVENCIANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL DESPLUGADO: DESAFIOS E APRENDIZADOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este relato de experiência apresenta os principais resultados da aplicação de atividades didáticas voltadas ao desenvolvimento do Pensamento Computacional em uma turma do 1º ano do Ensino Médio Técnico Integrado em Informática. Seu objetivo é descrever a vivência dessa aplicação, envolvendo a abordagem de ensino da Computação Desplugada para fomentar as habilidades do Pensamento Computacional na referida turma. A fundamentação teórica baseia-se nas concepções de Tim Bell et al. (2011), Wing (2006, 2008, 2017) e Brackmann (2017), bem como nas Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Computação (Brasil, 2022), que destaca o Pensamento Computacional como uma habilidade essencial para a resolução de problemas e para a formação dos estudantes em diferentes níveis da Educação Básica. A abordagem metodológica do trabalho é qualitativa, e os dados foram coletados por meio de observação participante, questionários e registros de atividade, seguindo os princípios da ética investigativa (Gil, 2008). Os resultados indicam que, apesar de cursarem uma área técnica voltada à Informática, os estudantes não tinham vivenciado práticas desplugadas associadas aos conteúdos estudados em sala de aula. Além disso, a perspectiva lúdica dessa abordagem despertou o interesse da maioria dos alunos, que demonstraram engajamento no desenvolvimento e na discussão das atividades propostas. No entanto, alguns estudantes manifestaram preferência por atividades envolvendo programação e tecnologias digitais.

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