Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ENGENHARIA DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (2014 – 2024)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo integra uma pesquisa de doutorado e apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura sobre a aplicação da Engenharia Didática (ED) no ensino de Física, considerando dissertações e teses publicadas entre 2014 e 2024. O objetivo foi mapear o estado da arte, identificar abordagens metodológicas, áreas da Física mais exploradas, e apontar lacunas para futuras investigações. A ED surgiu na década de 1980 no campo da didática da matemática francesa. Tendo como principais representantes Yves Chevallard, Guy Brousseau, e Michèle Artigue. Ela foi concebida para abordar duas questões centrais: a) as relações entre a investigação e a ação no sistema de ensino; b) o lugar das realizações didáticas nas metodologias de investigação didática (ARTIGUE, 1996). A revisão seguiu um protocolo baseado em Kitchenham (2004), com critérios de inclusão e exclusão, resultando na seleção de 12 estudos. As análises revelaram uma predominância de pesquisas voltadas ao Ensino Médio, especialmente nos campos da Mecânica e Física Moderna. Apesar de algumas investigações integrarem experimentação e tecnologias como Arduino e Robótica Educacional, a maioria dos estudos ainda não utiliza essas práticas, evidenciando uma oportunidade para ampliar a sua adoção. Os resultados apontaram que a ED contribui para a organização de sequências didáticas, facilita a identificação de dificuldades e potencializa a aprendizagem, especialmente quando combinada com teorias como a Aprendizagem Significativa e as Situações Didáticas. No entanto, foram evidenciados desafios, como o tempo limitado para implementação das atividades e a falta de engajamento dos estudantes. Conclui-se que a ED é uma abordagem potente para inovar o ensino de Física, mas requer mais investigações empíricas, especialmente voltadas à formação inicial de professores e à exploração de áreas menos abordadas, como Termodinâmica e Eletromagnetismo. Esses achados oferecem subsídios para aprimorar as práticas pedagógicas e fortalecer a relação entre teoria e prática no contexto educacional.

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