Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E RESISTÊNCIAS: JOVENS MULHERES NO ENSINO MÉDIO E DESIGUALDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo busca compreender os desafios enfrentados por jovens mulheres em contexto de vulnerabilidade social e sua relação com a desigualdade de gênero, impactando a permanência e a conclusão do ensino médio. A pesquisa se baseia em teorias de gênero e educação, apoiando-se em autores como Oliveira (2024) e Alves (2024) para analisar as intersecções entre gênero, vulnerabilidade social e escolarização. O estudo revela que, apesar do desempenho acadêmico superior das meninas no ensino básico, fatores como gravidez precoce, sobrecarga doméstica e falta de apoio familiar e estrutural contribuem para a evasão escolar. Além disso, a pesquisa evidencia que a desigualdade de gênero e as responsabilidades familiares afetam negativamente as trajetórias educacionais dessas jovens. Em Sergipe, por exemplo, as disparidades entre homens e mulheres no mercado de trabalho, o acesso desigual à educação e a sub-representação feminina nas esferas políticas refletem um contexto de desigualdade estrutural que dificulta o sucesso educacional das mulheres. A análise das políticas educacionais voltadas para o apoio à permanência escolar revela que há lacunas significativas no suporte a essas estudantes. O estudo sugere a necessidade de políticas públicas que considerem as especificidades de gênero e vulnerabilidade social, com foco na criação de ambientes educacionais mais inclusivos e no fortalecimento da autonomia das jovens mulheres.

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