Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMERSÃO SENSORIAL: UMA JORNADA COM PLANTAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125813
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2110
    "inscrito_id" => 7447
    "titulo" => "IMERSÃO SENSORIAL: UMA JORNADA COM PLANTAS"
    "resumo" => "O ensino de Botânica enfrenta desafios consideráveis, resultando, em grande parte, pela falta de compreensão sobre a importância das plantas e da carência de metodologias e materiais didáticos inovadores. Esse cenário frequentemente leva a abordagens convidativas e pouco engajantes, comprometendo o interesse e a motivação de alunos e professores. De acordo com o relato de Almeida et. al. (2017), aulas diferenciadas, como a sensibilização ambiental por meio do contato direto com a natureza, estimulam a percepção ambiental, inclusão social, mudanças de valores, comportamentos e atitudes na população. Este estudo tem como objetivo promover uma atividade interativa que possibilite aos participantes explorar os sentidos do tato, olfato e paladar através do contato com plantas de diferentes texturas, aromas e sabores, utilizando uma abordagem educativa e exclusiva. A proposta busca enfatizar a importância das plantas típicas da região e sua relação com os seres vivos, além de oferecer uma experiência acessível para pessoas com diferentes habilidades e deficiências. A metodologia consiste em uma introdução teórica, seguida de uma dinâmica com os participantes vendados, conduzidos por colaboradores para explorar sensorialmente as plantas dispostas em mesas. Ao final da atividade, os participantes removeram as vendas, observaram as plantas e responderam a um questionário avaliativo. Essa abordagem sensorial visa não apenas aguçar os sentidos dos participantes, mas também fortalecer o valor educativo e social das interações inclusivas com o ambiente natural"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7447_TB2110_25102025232803.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS CLÁUDIO DE SOUSA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "LUIS CLÁUDIO"
    "autor_email" => "luidecla2004@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125813
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2110
    "inscrito_id" => 7447
    "titulo" => "IMERSÃO SENSORIAL: UMA JORNADA COM PLANTAS"
    "resumo" => "O ensino de Botânica enfrenta desafios consideráveis, resultando, em grande parte, pela falta de compreensão sobre a importância das plantas e da carência de metodologias e materiais didáticos inovadores. Esse cenário frequentemente leva a abordagens convidativas e pouco engajantes, comprometendo o interesse e a motivação de alunos e professores. De acordo com o relato de Almeida et. al. (2017), aulas diferenciadas, como a sensibilização ambiental por meio do contato direto com a natureza, estimulam a percepção ambiental, inclusão social, mudanças de valores, comportamentos e atitudes na população. Este estudo tem como objetivo promover uma atividade interativa que possibilite aos participantes explorar os sentidos do tato, olfato e paladar através do contato com plantas de diferentes texturas, aromas e sabores, utilizando uma abordagem educativa e exclusiva. A proposta busca enfatizar a importância das plantas típicas da região e sua relação com os seres vivos, além de oferecer uma experiência acessível para pessoas com diferentes habilidades e deficiências. A metodologia consiste em uma introdução teórica, seguida de uma dinâmica com os participantes vendados, conduzidos por colaboradores para explorar sensorialmente as plantas dispostas em mesas. Ao final da atividade, os participantes removeram as vendas, observaram as plantas e responderam a um questionário avaliativo. Essa abordagem sensorial visa não apenas aguçar os sentidos dos participantes, mas também fortalecer o valor educativo e social das interações inclusivas com o ambiente natural"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7447_TB2110_25102025232803.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS CLÁUDIO DE SOUSA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "LUIS CLÁUDIO"
    "autor_email" => "luidecla2004@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de Botânica enfrenta desafios consideráveis, resultando, em grande parte, pela falta de compreensão sobre a importância das plantas e da carência de metodologias e materiais didáticos inovadores. Esse cenário frequentemente leva a abordagens convidativas e pouco engajantes, comprometendo o interesse e a motivação de alunos e professores. De acordo com o relato de Almeida et. al. (2017), aulas diferenciadas, como a sensibilização ambiental por meio do contato direto com a natureza, estimulam a percepção ambiental, inclusão social, mudanças de valores, comportamentos e atitudes na população. Este estudo tem como objetivo promover uma atividade interativa que possibilite aos participantes explorar os sentidos do tato, olfato e paladar através do contato com plantas de diferentes texturas, aromas e sabores, utilizando uma abordagem educativa e exclusiva. A proposta busca enfatizar a importância das plantas típicas da região e sua relação com os seres vivos, além de oferecer uma experiência acessível para pessoas com diferentes habilidades e deficiências. A metodologia consiste em uma introdução teórica, seguida de uma dinâmica com os participantes vendados, conduzidos por colaboradores para explorar sensorialmente as plantas dispostas em mesas. Ao final da atividade, os participantes removeram as vendas, observaram as plantas e responderam a um questionário avaliativo. Essa abordagem sensorial visa não apenas aguçar os sentidos dos participantes, mas também fortalecer o valor educativo e social das interações inclusivas com o ambiente natural

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.