O ESTUDO DA PSICANÁLISE A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO CURSO DE PSICOLOGIA
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O método ABP permite a integração entre teoria e prática através de pressupostos como a resolução de problemas em grupo, pensamento crítico e interação harmônica, sobretudo abordar temas pertinentes para a psicologia e sua relação com a saúde humana. Esse estudo foi construído, inicialmente, a partir da realização de 10 encontros tutoriais da ABP no período de 1 mês, com carga horária de 5h/encontro, contando com a participação de 13 discentes e 1 tutor. Após esse momento, foram realizadas reuniões de equipe para sistematização, escrita e análise dos conteúdos pedagógicos construídos nesse período e a sua articulação com os pressupostos da ABP. Os resultados demonstram que a estrutura curricular da instituição, organizada em 10 casos temáticos desse módulo de psicanálise, aliada à metodologia ABP, proporcionou uma aprendizagem mais dinâmica e integrada. Foi possível explorar temas como o desenvolvimento psicossexual, tópicas freudianas, pulsões e circuitos pulsionais, aplicando mapas conceituais/mentais. A conexão entre teoria e prática foi reforçada por fóruns interativos e encontros de grupo tutorial, facilitando processos de ancoragem, assimilação e acomodação dos conceitos psicanalíticos. A experiência dos estudantes mostrou que, apesar dos desafios iniciais, como a adaptação da nova metodologia, por advirem recentemente do método expositivo tradicional promovido no Ensino Médio, a ABP favorece um aprendizado mais profundo, estimulando autonomia, pensamento crítico e colaboração em grupo. Conclui-se que essa metodologia não apenas fortalece a compreensão teórica da psicanálise, mas também desenvolve habilidades essenciais para a prática profissional, como argumentação, análise reflexiva e trabalho em equipe." 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