A EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA: REFLEXÕES SOBRE ENSINO, SUBJETIVIDADE E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125765 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2022 "inscrito_id" => 7620 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA: REFLEXÕES SOBRE ENSINO, SUBJETIVIDADE E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES" "resumo" => "Este artigo visa relatar e refletir sobre minha experiência como professora estagiária no Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA), um projeto que integra atividades de Educação em Ciências e Matemática, com ênfase em iniciação científica e formação docente. A pesquisa é de natureza qualitativa, adotando uma abordagem narrativa para reconstruir minha trajetória ao longo de dois anos, com foco nas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental em 2023 e 1º ano em 2024. Utilizando documentos como fotos, planejamentos de aulas e diálogos dos sócio-mirins (termo utilizado para se referir aos estudantes que participam das atividades do clube), a metodologia narrativa busca entender os significados e as transformações subjetivas dessa vivência. As atividades do Clube, pautadas no ensino por investigação e fundamentadas em teorias de Carvalho, Gonçalves, Sasseron, Vygotsky e Gonzalez Rey, abordaram temas como educação ambiental e a célula vegetal, com recursos lúdicos e práticas vivenciais em laboratório. O artigo narra os desafios e aprendizados no planejamento e aplicação das aulas, destacando a criação de novas estratégias pedagógicas. A reflexão sobre a teoria da subjetividade de Gonzalez Rey permite analisar como essa experiência contribuiu para a construção de novos sentidos subjetivos em minha formação docente. Os resultados indicam impactos significativos tanto para os sócio-mirins, que demonstraram entusiasmo e engajamento, quanto para os licenciandos, que ampliaram suas perspectivas sobre o ensino interdisciplinar e não formal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID7620_TB2022_11112025164804.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILLY TAYSSA SOUZA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "CAMILLY COSTA" "autor_email" => "camilly.costa@iemci.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125765 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2022 "inscrito_id" => 7620 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA: REFLEXÕES SOBRE ENSINO, SUBJETIVIDADE E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES" "resumo" => "Este artigo visa relatar e refletir sobre minha experiência como professora estagiária no Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA), um projeto que integra atividades de Educação em Ciências e Matemática, com ênfase em iniciação científica e formação docente. A pesquisa é de natureza qualitativa, adotando uma abordagem narrativa para reconstruir minha trajetória ao longo de dois anos, com foco nas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental em 2023 e 1º ano em 2024. Utilizando documentos como fotos, planejamentos de aulas e diálogos dos sócio-mirins (termo utilizado para se referir aos estudantes que participam das atividades do clube), a metodologia narrativa busca entender os significados e as transformações subjetivas dessa vivência. As atividades do Clube, pautadas no ensino por investigação e fundamentadas em teorias de Carvalho, Gonçalves, Sasseron, Vygotsky e Gonzalez Rey, abordaram temas como educação ambiental e a célula vegetal, com recursos lúdicos e práticas vivenciais em laboratório. O artigo narra os desafios e aprendizados no planejamento e aplicação das aulas, destacando a criação de novas estratégias pedagógicas. A reflexão sobre a teoria da subjetividade de Gonzalez Rey permite analisar como essa experiência contribuiu para a construção de novos sentidos subjetivos em minha formação docente. Os resultados indicam impactos significativos tanto para os sócio-mirins, que demonstraram entusiasmo e engajamento, quanto para os licenciandos, que ampliaram suas perspectivas sobre o ensino interdisciplinar e não formal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID7620_TB2022_11112025164804.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILLY TAYSSA SOUZA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "CAMILLY COSTA" "autor_email" => "camilly.costa@iemci.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }