A INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS EM VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA COMO BOLSISTAS PIBASIC NO ACOMPANHAMENTO COM ESTUDANTES AUTISTAS: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125620 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1742 "inscrito_id" => 3118 "titulo" => "A INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS EM VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA COMO BOLSISTAS PIBASIC NO ACOMPANHAMENTO COM ESTUDANTES AUTISTAS: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES" "resumo" => "A pesquisa investiga a inclusão de universitários em situação de vulnerabilidade socioeconômica como bolsistas do Programa Bolsa Acadêmica de Inclusão na Educação Básica (PIBasic) no acompanhamento pedagógico de estudantes autistas na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. O estudo tem como objetivo analisar as contribuições do PIBasic para a formação acadêmica e econômica dos bolsistas, bem como os desafios enfrentados na promoção da inclusão de estudantes autistas no ambiente escolar. Teoricamente, a pesquisa fundamenta-se em autores que discutem inclusão educacional e formação docente, como Mantoan (2003), que destaca a importância de práticas pedagógicas inclusivas, e Vigotsky (1991), cuja Teoria Histórico-Cultural enfatiza o aprendizado por meio das relações sociais. Além disso, Freire (1996) é referência para compreender o papel dos estudantes como produtores do conhecimento, promovendo uma educação dialógica, libertadora e emancipadora. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, seguindo Bardin (2016) na análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas com bolsistas PIBasic. Os resultados prévios indicam que a experiência no estágio fortalece a formação acadêmica e profissional dos bolsistas, proporcionando vivências práticas no ensino inclusivo. Destaca-se, ainda, o papel da Coordenação de Educação Inclusiva (CEI) no suporte aos universitários, auxiliando-os no acompanhamento de estudantes autistas e na aplicação de estratégias pedagógicas inclusivas. O estudo conclui que a Bolsa PIBasic desempenha um papel fundamental na permanência de estudantes universitários em situação de vulnerabilidade socioeconômica, proporcionando suporte financeiro e oportunidades de formação. Além disso, a experiência possibilita a vivência prática em sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento de competências pedagógicas e para uma compreensão mais aprofundada da educação inclusiva no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3118_TB1742_30102025172322.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMILLY ELOISE SILVA DO ROSÁRIO CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "Samilly Eloise" "autor_email" => "sally.cavalcante29@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125620 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1742 "inscrito_id" => 3118 "titulo" => "A INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS EM VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA COMO BOLSISTAS PIBASIC NO ACOMPANHAMENTO COM ESTUDANTES AUTISTAS: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES" "resumo" => "A pesquisa investiga a inclusão de universitários em situação de vulnerabilidade socioeconômica como bolsistas do Programa Bolsa Acadêmica de Inclusão na Educação Básica (PIBasic) no acompanhamento pedagógico de estudantes autistas na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. O estudo tem como objetivo analisar as contribuições do PIBasic para a formação acadêmica e econômica dos bolsistas, bem como os desafios enfrentados na promoção da inclusão de estudantes autistas no ambiente escolar. Teoricamente, a pesquisa fundamenta-se em autores que discutem inclusão educacional e formação docente, como Mantoan (2003), que destaca a importância de práticas pedagógicas inclusivas, e Vigotsky (1991), cuja Teoria Histórico-Cultural enfatiza o aprendizado por meio das relações sociais. Além disso, Freire (1996) é referência para compreender o papel dos estudantes como produtores do conhecimento, promovendo uma educação dialógica, libertadora e emancipadora. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, seguindo Bardin (2016) na análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas com bolsistas PIBasic. Os resultados prévios indicam que a experiência no estágio fortalece a formação acadêmica e profissional dos bolsistas, proporcionando vivências práticas no ensino inclusivo. Destaca-se, ainda, o papel da Coordenação de Educação Inclusiva (CEI) no suporte aos universitários, auxiliando-os no acompanhamento de estudantes autistas e na aplicação de estratégias pedagógicas inclusivas. O estudo conclui que a Bolsa PIBasic desempenha um papel fundamental na permanência de estudantes universitários em situação de vulnerabilidade socioeconômica, proporcionando suporte financeiro e oportunidades de formação. Além disso, a experiência possibilita a vivência prática em sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento de competências pedagógicas e para uma compreensão mais aprofundada da educação inclusiva no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3118_TB1742_30102025172322.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMILLY ELOISE SILVA DO ROSÁRIO CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "Samilly Eloise" "autor_email" => "sally.cavalcante29@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }