O LUGAR DA LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA NO ACERVO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125562 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1623 "inscrito_id" => 753 "titulo" => "O LUGAR DA LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA NO ACERVO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA" "resumo" => "Neste trabalho averiguamos a presença de obras da literatura negro-brasileira e que tematizam a cultura africana e afro-brasileira no acervo literário da biblioteca escolar e da sala de aula do 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola da Rede Pública do Munícipio de Fortaleza. Trata-se de um recorte da dissertação de mestrado, Práticas de letramento literário na rede municipal de Fortaleza: inserção da literatura negro-brasileira em uma turma em processo de alfabetização em contexto de ensino híbrido, realizada no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e defendida em 2022. Para a fundamentação, acerca das políticas públicas de incentivo à leitura nos referenciamos na autora Kaercher (2005), quanto ao conceito de literatura negro-brasileira nos fundamentamos em Cuti (2010) e no que se refere à categorização de literatura africana e afro-brasileira recorremos à Debus (2018). Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e de campo, como procedimento metodológico fizemos um levantamento quantitativo dos títulos que compõem o acervo da biblioteca escolar e da sala de aula de uma turma do 2º ano. De acordo com os dados coletados, identificamos como resultado, que mesmo havendo uma maior produção e circulação no mercado editorial de obras de temática africana e afro-brasileira após a lei 10.639/03, a sua inserção no ambiente das escolas da Rede Municipal de Fortaleza, por meio de políticas públicas de incentivo à leitura como o PNLD Literário e a Coleção Paic, Prosa e Poesia, ainda tem sido pouco expressiva. Compreendemos que a presença e circulação pela escola de obras que contemplem a diversidade cultural africana e afro-brasileira são necessárias para subsidiar o trabalho dos professores tanto no ensino da leitura e da escrita, quanto na motivação para que as crianças construam referências negras positivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID753_TB1623_30102025234750.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARMOSINA SIBÉLIA SILVA ALENCAR" "autor_nome_curto" => "CARMOSINA" "autor_email" => "sibeliabelalencar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125562 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1623 "inscrito_id" => 753 "titulo" => "O LUGAR DA LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA NO ACERVO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA" "resumo" => "Neste trabalho averiguamos a presença de obras da literatura negro-brasileira e que tematizam a cultura africana e afro-brasileira no acervo literário da biblioteca escolar e da sala de aula do 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola da Rede Pública do Munícipio de Fortaleza. Trata-se de um recorte da dissertação de mestrado, Práticas de letramento literário na rede municipal de Fortaleza: inserção da literatura negro-brasileira em uma turma em processo de alfabetização em contexto de ensino híbrido, realizada no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e defendida em 2022. Para a fundamentação, acerca das políticas públicas de incentivo à leitura nos referenciamos na autora Kaercher (2005), quanto ao conceito de literatura negro-brasileira nos fundamentamos em Cuti (2010) e no que se refere à categorização de literatura africana e afro-brasileira recorremos à Debus (2018). Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e de campo, como procedimento metodológico fizemos um levantamento quantitativo dos títulos que compõem o acervo da biblioteca escolar e da sala de aula de uma turma do 2º ano. De acordo com os dados coletados, identificamos como resultado, que mesmo havendo uma maior produção e circulação no mercado editorial de obras de temática africana e afro-brasileira após a lei 10.639/03, a sua inserção no ambiente das escolas da Rede Municipal de Fortaleza, por meio de políticas públicas de incentivo à leitura como o PNLD Literário e a Coleção Paic, Prosa e Poesia, ainda tem sido pouco expressiva. Compreendemos que a presença e circulação pela escola de obras que contemplem a diversidade cultural africana e afro-brasileira são necessárias para subsidiar o trabalho dos professores tanto no ensino da leitura e da escrita, quanto na motivação para que as crianças construam referências negras positivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID753_TB1623_30102025234750.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARMOSINA SIBÉLIA SILVA ALENCAR" "autor_nome_curto" => "CARMOSINA" "autor_email" => "sibeliabelalencar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }