A IMPORTÂNCIA DOS NÚCLEOS DE ATENDIMENTO AS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPÉCÍFICAS (NAPNES) NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
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Este estudo apresenta uma revisão sistemática de literatura sobre a importância dos Núcleos de Atendimentos as Pesssoas com Necessidades Específicas (Napnes) nos Institutos Federais de Educação. Para tanto, foi consultado o catálogo de teses e dissertações da Capes no intervalo temporal dos últimos 3 anos (2022 a 2024) analisando as produções acadêmicas sobre a temática e identificando a relevância dos Napnes nas instituições federais. Como embasamento teórico esse estudo está fundamentado em Sassaki (2009), Lei Brasileira de Inclusão (BRASIL, 2015), Rodrigues Santos (2020), Sonza (2020), Perinni, 2017, dentre outros que discutem a educação inclusiva. Os resultados demonstram que a importância dos Napnes nos Institutos federais vai desde garantia de direitos das pessoas com necessidades específicas, a realização de ações de educação inclusiva no ambiente escolar sendo um importante núcleo no combate ao capacitismo e a exclusão. 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