Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM: ANÁLISE DE ATIVIDADE NO LIVRO DIDÁTICO SOB PERSPECTIV A INTERACIONISTA DE ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125411
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1295
    "inscrito_id" => 8446
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM: ANÁLISE DE ATIVIDADE NO LIVRO DIDÁTICO SOB PERSPECTIV A INTERACIONISTA DE ENSINO"
    "resumo" => "Por muito tempo o livro didático era quem conduzia as aulas de Língua Portuguesa, mas isso não significava que esse método tinha bons resultados, pois dificilmente os conteúdos ali abordados levavam o indivíduo a ter pensamentos críticos. Portanto, este artigo foi desenvolvido por meio de uma proposta de atividade na disciplina de Ensino aprendizagem do Português 1, do curso de Letras - Língua Portuguesa, (UFPA). A pesquisa se caracteriza como qualitativa, tendo como embasamento teórico nos pressupostos de Bakhtin/ V olochinov (2019[1929]) e de outros pesquisadores como Fuza; Ohuschi e Menegassi (2020), Geraldi (1984), Perfeito (2010), Zanini (1999) . E tem como objetivo identificar e analisar as concepções de linguagem que predominaram em duas atividades de um livro didático de Língua Portuguesa, “Se liga na fala: literatura, produção de texto e linguagem”, destinado para alunos do 1° ano do ensino médio. As atividades estão presentes na unidade “linguagem”, com o assunto sobre figuras de linguagem, sendo uma charge e a outra uma tirinha. Em nossas análises tivemos como resultados: o ensino com o uso do livro didático apresenta bons recursos para se trabalhar a linguagem do indivíduo e concluímos que cabe ao professor saber usar essa ferramenta como um aliado, para se ter um estudo mais reflexivo. E para que assim seus alunos possam conseguir concluir as atividades propostas e serem capazes de saber se expressar e compreender qual a mensagem ou crítica elas fazem, e essas características assim corroboram com a terceira concepção de linguagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8446_TB1295_10112025235146.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE BEATRIZ COLARES DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => "cristiane.cruz@castanhal.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125411
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1295
    "inscrito_id" => 8446
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM: ANÁLISE DE ATIVIDADE NO LIVRO DIDÁTICO SOB PERSPECTIV A INTERACIONISTA DE ENSINO"
    "resumo" => "Por muito tempo o livro didático era quem conduzia as aulas de Língua Portuguesa, mas isso não significava que esse método tinha bons resultados, pois dificilmente os conteúdos ali abordados levavam o indivíduo a ter pensamentos críticos. Portanto, este artigo foi desenvolvido por meio de uma proposta de atividade na disciplina de Ensino aprendizagem do Português 1, do curso de Letras - Língua Portuguesa, (UFPA). A pesquisa se caracteriza como qualitativa, tendo como embasamento teórico nos pressupostos de Bakhtin/ V olochinov (2019[1929]) e de outros pesquisadores como Fuza; Ohuschi e Menegassi (2020), Geraldi (1984), Perfeito (2010), Zanini (1999) . E tem como objetivo identificar e analisar as concepções de linguagem que predominaram em duas atividades de um livro didático de Língua Portuguesa, “Se liga na fala: literatura, produção de texto e linguagem”, destinado para alunos do 1° ano do ensino médio. As atividades estão presentes na unidade “linguagem”, com o assunto sobre figuras de linguagem, sendo uma charge e a outra uma tirinha. Em nossas análises tivemos como resultados: o ensino com o uso do livro didático apresenta bons recursos para se trabalhar a linguagem do indivíduo e concluímos que cabe ao professor saber usar essa ferramenta como um aliado, para se ter um estudo mais reflexivo. E para que assim seus alunos possam conseguir concluir as atividades propostas e serem capazes de saber se expressar e compreender qual a mensagem ou crítica elas fazem, e essas características assim corroboram com a terceira concepção de linguagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8446_TB1295_10112025235146.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE BEATRIZ COLARES DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => "cristiane.cruz@castanhal.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Por muito tempo o livro didático era quem conduzia as aulas de Língua Portuguesa, mas isso não significava que esse método tinha bons resultados, pois dificilmente os conteúdos ali abordados levavam o indivíduo a ter pensamentos críticos. Portanto, este artigo foi desenvolvido por meio de uma proposta de atividade na disciplina de Ensino aprendizagem do Português 1, do curso de Letras - Língua Portuguesa, (UFPA). A pesquisa se caracteriza como qualitativa, tendo como embasamento teórico nos pressupostos de Bakhtin/ V olochinov (2019[1929]) e de outros pesquisadores como Fuza; Ohuschi e Menegassi (2020), Geraldi (1984), Perfeito (2010), Zanini (1999) . E tem como objetivo identificar e analisar as concepções de linguagem que predominaram em duas atividades de um livro didático de Língua Portuguesa, “Se liga na fala: literatura, produção de texto e linguagem”, destinado para alunos do 1° ano do ensino médio. As atividades estão presentes na unidade “linguagem”, com o assunto sobre figuras de linguagem, sendo uma charge e a outra uma tirinha. Em nossas análises tivemos como resultados: o ensino com o uso do livro didático apresenta bons recursos para se trabalhar a linguagem do indivíduo e concluímos que cabe ao professor saber usar essa ferramenta como um aliado, para se ter um estudo mais reflexivo. E para que assim seus alunos possam conseguir concluir as atividades propostas e serem capazes de saber se expressar e compreender qual a mensagem ou crítica elas fazem, e essas características assim corroboram com a terceira concepção de linguagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.