Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ANIME RE:ZERO -STARTING LIFE IN ANOTHER WORLD- E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125366
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1201
    "inscrito_id" => 8148
    "titulo" => "O ANIME RE:ZERO -STARTING LIFE IN ANOTHER WORLD- E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O estudo investigou as possibilidades metodológicas oferecidas pelo anime Re:ZERO -Starting Life in Another World- para o ensino de Ciências, utilizando seus elementos narrativos e temáticos como ferramentas para promover o aprendizado de conceitos científicos, pensamento crítico e aplicação prática do conhecimento. Embasado por uma pesquisa qualitativa conforme Minayo (2008) e técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2011), episódios e arcos do anime foram selecionados e analisados com o objetivo de associar conceitos de física (viagem no tempo e universos paralelos), biologia (adaptações biológicas e ecossistemas), psicologia (trauma e resiliência) e ética (dilemas morais e escolhas difíceis). As atividades pedagógicas desenvolvidas incluem discussões, dramatizações, jogos e experimentos práticos, promovendo criatividade e resolução de problemas. A pesquisa também mapeou conexões interdisciplinares, integrando Ciências com literatura e estudos sociais, resultando em unidades de ensino integradas. Como produto final, foi criado um miniguia de ensino digital para professores, com orientações sobre como aplicar elementos do anime no ensino de Ciências. Os resultados revelaram que a integração de elementos narrativos de Re:ZERO no ensino potencializa o interesse dos alunos, promove engajamento e facilita a compreensão de conceitos científicos em um contexto interconectado. Assim, o estudo demonstra que a utilização de elementos culturais e narrativos da cultura pop pode enriquecer o processo educativo, unindo ciência, cultura e sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8148_TB1201_14102025230232.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAMILLY KARINA QUEROZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KAMILLY"
    "autor_email" => "kamillyquerozueap@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125366
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1201
    "inscrito_id" => 8148
    "titulo" => "O ANIME RE:ZERO -STARTING LIFE IN ANOTHER WORLD- E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O estudo investigou as possibilidades metodológicas oferecidas pelo anime Re:ZERO -Starting Life in Another World- para o ensino de Ciências, utilizando seus elementos narrativos e temáticos como ferramentas para promover o aprendizado de conceitos científicos, pensamento crítico e aplicação prática do conhecimento. Embasado por uma pesquisa qualitativa conforme Minayo (2008) e técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2011), episódios e arcos do anime foram selecionados e analisados com o objetivo de associar conceitos de física (viagem no tempo e universos paralelos), biologia (adaptações biológicas e ecossistemas), psicologia (trauma e resiliência) e ética (dilemas morais e escolhas difíceis). As atividades pedagógicas desenvolvidas incluem discussões, dramatizações, jogos e experimentos práticos, promovendo criatividade e resolução de problemas. A pesquisa também mapeou conexões interdisciplinares, integrando Ciências com literatura e estudos sociais, resultando em unidades de ensino integradas. Como produto final, foi criado um miniguia de ensino digital para professores, com orientações sobre como aplicar elementos do anime no ensino de Ciências. Os resultados revelaram que a integração de elementos narrativos de Re:ZERO no ensino potencializa o interesse dos alunos, promove engajamento e facilita a compreensão de conceitos científicos em um contexto interconectado. Assim, o estudo demonstra que a utilização de elementos culturais e narrativos da cultura pop pode enriquecer o processo educativo, unindo ciência, cultura e sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8148_TB1201_14102025230232.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAMILLY KARINA QUEROZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KAMILLY"
    "autor_email" => "kamillyquerozueap@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estudo investigou as possibilidades metodológicas oferecidas pelo anime Re:ZERO -Starting Life in Another World- para o ensino de Ciências, utilizando seus elementos narrativos e temáticos como ferramentas para promover o aprendizado de conceitos científicos, pensamento crítico e aplicação prática do conhecimento. Embasado por uma pesquisa qualitativa conforme Minayo (2008) e técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2011), episódios e arcos do anime foram selecionados e analisados com o objetivo de associar conceitos de física (viagem no tempo e universos paralelos), biologia (adaptações biológicas e ecossistemas), psicologia (trauma e resiliência) e ética (dilemas morais e escolhas difíceis). As atividades pedagógicas desenvolvidas incluem discussões, dramatizações, jogos e experimentos práticos, promovendo criatividade e resolução de problemas. A pesquisa também mapeou conexões interdisciplinares, integrando Ciências com literatura e estudos sociais, resultando em unidades de ensino integradas. Como produto final, foi criado um miniguia de ensino digital para professores, com orientações sobre como aplicar elementos do anime no ensino de Ciências. Os resultados revelaram que a integração de elementos narrativos de Re:ZERO no ensino potencializa o interesse dos alunos, promove engajamento e facilita a compreensão de conceitos científicos em um contexto interconectado. Assim, o estudo demonstra que a utilização de elementos culturais e narrativos da cultura pop pode enriquecer o processo educativo, unindo ciência, cultura e sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.