Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUDICIDADE E METODOLOGIAS ATIVAS: POTENCIALIZANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125296
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1074
    "inscrito_id" => 5332
    "titulo" => "LUDICIDADE E METODOLOGIAS ATIVAS: POTENCIALIZANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A ludicidade trata-se de uma metodologia de ensino que envolve brincadeiras, com a intenção de ensinar os conteúdos de forma lúdica e prazerosa, ajudando no aperfeiçoamento de práticas pedagógicas educacionais e trazendo inovações aos processos de ensino-aprendizagem por meio da contação de histórias, teatro, jogos pedagógicos e atividades criativas. Além disso, auxilia no desenvolvimento integral dos educandos, conectando os novos aprendizados aos conhecimentos prévios, fomentando assim novos conceitos e tornando a educação mais significativa e eficaz. Corroborando com isso, é uma forma de integrar as metodologias ativas no ambiente educacional, tendo em vista à criança como protagonista do seu próprio aprendizado e o professor como mediador desse saber, dando espaço para o educando explorar novos horizontes, exercer sua autonomia e expressar suas ideias, levando em consideração a “brincadeira” como um meio de construção de novos significados de forma contextualizada. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a ludicidade como metodologia de ensino e seu impacto no processo de aprendizagem, considerando as metodologias ativas e o papel do professor como mediador. O estudo foi realizado através de uma revisão de literatura de caráter qualitativo e descritivo, tendo como critérios fundamentais para a seleção e análise de conteúdo as obras de autores e teóricos publicados nos últimos anos como: David Ausubel (2003), Kishimoto (2003), Macedo (2007), Grassi (2008). Os resultados obtidos tiveram como propósito contribuir no avanço de uma educação mais promissora, colaborando assim para a maturação do ambiente educacional, dando visibilidade a importância da formação dos educadores no quesito de adotar recursos lúdicos e elementos do cotidiano para um ensino mais contextualizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5332_TB1074_30102025175146.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELLEN VITORIA BRUNO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELLEN BRUNO"
    "autor_email" => "ellenbruno@unitins.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125296
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1074
    "inscrito_id" => 5332
    "titulo" => "LUDICIDADE E METODOLOGIAS ATIVAS: POTENCIALIZANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A ludicidade trata-se de uma metodologia de ensino que envolve brincadeiras, com a intenção de ensinar os conteúdos de forma lúdica e prazerosa, ajudando no aperfeiçoamento de práticas pedagógicas educacionais e trazendo inovações aos processos de ensino-aprendizagem por meio da contação de histórias, teatro, jogos pedagógicos e atividades criativas. Além disso, auxilia no desenvolvimento integral dos educandos, conectando os novos aprendizados aos conhecimentos prévios, fomentando assim novos conceitos e tornando a educação mais significativa e eficaz. Corroborando com isso, é uma forma de integrar as metodologias ativas no ambiente educacional, tendo em vista à criança como protagonista do seu próprio aprendizado e o professor como mediador desse saber, dando espaço para o educando explorar novos horizontes, exercer sua autonomia e expressar suas ideias, levando em consideração a “brincadeira” como um meio de construção de novos significados de forma contextualizada. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a ludicidade como metodologia de ensino e seu impacto no processo de aprendizagem, considerando as metodologias ativas e o papel do professor como mediador. O estudo foi realizado através de uma revisão de literatura de caráter qualitativo e descritivo, tendo como critérios fundamentais para a seleção e análise de conteúdo as obras de autores e teóricos publicados nos últimos anos como: David Ausubel (2003), Kishimoto (2003), Macedo (2007), Grassi (2008). Os resultados obtidos tiveram como propósito contribuir no avanço de uma educação mais promissora, colaborando assim para a maturação do ambiente educacional, dando visibilidade a importância da formação dos educadores no quesito de adotar recursos lúdicos e elementos do cotidiano para um ensino mais contextualizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5332_TB1074_30102025175146.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELLEN VITORIA BRUNO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELLEN BRUNO"
    "autor_email" => "ellenbruno@unitins.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A ludicidade trata-se de uma metodologia de ensino que envolve brincadeiras, com a intenção de ensinar os conteúdos de forma lúdica e prazerosa, ajudando no aperfeiçoamento de práticas pedagógicas educacionais e trazendo inovações aos processos de ensino-aprendizagem por meio da contação de histórias, teatro, jogos pedagógicos e atividades criativas. Além disso, auxilia no desenvolvimento integral dos educandos, conectando os novos aprendizados aos conhecimentos prévios, fomentando assim novos conceitos e tornando a educação mais significativa e eficaz. Corroborando com isso, é uma forma de integrar as metodologias ativas no ambiente educacional, tendo em vista à criança como protagonista do seu próprio aprendizado e o professor como mediador desse saber, dando espaço para o educando explorar novos horizontes, exercer sua autonomia e expressar suas ideias, levando em consideração a “brincadeira” como um meio de construção de novos significados de forma contextualizada. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a ludicidade como metodologia de ensino e seu impacto no processo de aprendizagem, considerando as metodologias ativas e o papel do professor como mediador. O estudo foi realizado através de uma revisão de literatura de caráter qualitativo e descritivo, tendo como critérios fundamentais para a seleção e análise de conteúdo as obras de autores e teóricos publicados nos últimos anos como: David Ausubel (2003), Kishimoto (2003), Macedo (2007), Grassi (2008). Os resultados obtidos tiveram como propósito contribuir no avanço de uma educação mais promissora, colaborando assim para a maturação do ambiente educacional, dando visibilidade a importância da formação dos educadores no quesito de adotar recursos lúdicos e elementos do cotidiano para um ensino mais contextualizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.