CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONSTRUÇÃO DE UMA ARQUITETURA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DE FORMAÇÃO DOCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125226 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 968 "inscrito_id" => 4732 "titulo" => "CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONSTRUÇÃO DE UMA ARQUITETURA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DE FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este projeto de dissertação desenvolveu duas Arquiteturas Pedagógicas (AP) com o objetivo de integrar as práticas de Cultura Maker ao planejamento das aulas dos professores, por meio de uma formação continuada para docentes do município de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. A Cultura Maker, que valoriza o "aprender fazendo", é explorada como metodologia para fomentar a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. A primeira AP aplicada foi um curso on-line intitulado “Curso de Extensão em Cultura Maker”. O primeiro encontro síncrono, realizado em maio de 2024 apresentou aos docentes estratégias makers possíveis de aplicar em sala de aula respeitando a individualidade de cada escola e turma. O segundo encontro, realizado em junho de 2024, trouxe como debate os 4 pilares da Cultura Maker onde se apresentaram alternativas de atividades a serem executadas. No último encontro, realizado em agosto de 2024, os professores apresentaram as atividades desenvolvidas em suas escolas no período que durou a formação. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários semiestruturados e a aplicação de um curso de extensão. Os sujeitos da pesquisa são professores que atuam na rede municipal de ensino no município de Caxias do Sul. O referencial teórico metodológico baseia-se no autor construtivista como Piaget, além de Behar, Dougherty e dados dos documentos que indicam o nível de formação docente no município de Caxias do Sul. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, com metodologia exploratória-descritiva, envolvendo revisão sistemática da literatura, desenvolvimento e aplicação de AP 's, seguidas de validação por especialistas. Atualmente, o projeto está na fase de aplicação da AP2 e validação por professores da educação básica. Os resultados preliminares destacam a relevância da formação continuada e da adaptação de práticas pedagógicas às demandas contemporâneas enfatizando a integração de ações makers com metodologias ativas e ferramentas digitais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4732_TB968_30102025105018.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HORRANA NAICHELE COSTA DE OLIVEIRA MORSCHHEISER" "autor_nome_curto" => "HORRANA" "autor_email" => "horrana.morschheiser@edu.caxias.rs.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125226 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 968 "inscrito_id" => 4732 "titulo" => "CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONSTRUÇÃO DE UMA ARQUITETURA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DE FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este projeto de dissertação desenvolveu duas Arquiteturas Pedagógicas (AP) com o objetivo de integrar as práticas de Cultura Maker ao planejamento das aulas dos professores, por meio de uma formação continuada para docentes do município de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. A Cultura Maker, que valoriza o "aprender fazendo", é explorada como metodologia para fomentar a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. A primeira AP aplicada foi um curso on-line intitulado “Curso de Extensão em Cultura Maker”. O primeiro encontro síncrono, realizado em maio de 2024 apresentou aos docentes estratégias makers possíveis de aplicar em sala de aula respeitando a individualidade de cada escola e turma. O segundo encontro, realizado em junho de 2024, trouxe como debate os 4 pilares da Cultura Maker onde se apresentaram alternativas de atividades a serem executadas. No último encontro, realizado em agosto de 2024, os professores apresentaram as atividades desenvolvidas em suas escolas no período que durou a formação. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários semiestruturados e a aplicação de um curso de extensão. Os sujeitos da pesquisa são professores que atuam na rede municipal de ensino no município de Caxias do Sul. O referencial teórico metodológico baseia-se no autor construtivista como Piaget, além de Behar, Dougherty e dados dos documentos que indicam o nível de formação docente no município de Caxias do Sul. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, com metodologia exploratória-descritiva, envolvendo revisão sistemática da literatura, desenvolvimento e aplicação de AP 's, seguidas de validação por especialistas. Atualmente, o projeto está na fase de aplicação da AP2 e validação por professores da educação básica. Os resultados preliminares destacam a relevância da formação continuada e da adaptação de práticas pedagógicas às demandas contemporâneas enfatizando a integração de ações makers com metodologias ativas e ferramentas digitais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4732_TB968_30102025105018.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HORRANA NAICHELE COSTA DE OLIVEIRA MORSCHHEISER" "autor_nome_curto" => "HORRANA" "autor_email" => "horrana.morschheiser@edu.caxias.rs.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }