Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O QUE AS PESQUISAS TÊM A DIZER SOBRE AS POLÍTICAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO JUNTO AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O objetivo do trabalho consiste em apresentar o modo como as pesquisas estão abordando e problematizando a relação entre o papel do estágio junto ao aluno com deficiência e o processo de constituir-se professor nos cursos de licenciatura no Brasil. O período escolhido como recorte temporal está diretamente relacionado com a divulgação da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, em 2008, até o ano de 2023. Para tanto, por apresentarem grande impacto na área da Educação Especial, realizamos uma sistematização das produções científicas recuperadas no portal de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, portal Scientific Electronic Library Online e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Os trabalhos analisados nos ajudam a perceber que, a maneira como o estágio supervisionado é vivido, pode depender das expectativas dos graduandos com relação à profissão docente, das relações sociais estabelecidas entre os estagiários, instituições de ensino superior e as escolas de Educação Básica. Tal como pela forma como o currículo e a disciplina de estágio são interpretados e atuados nas universidades. O estágio, ao possibilitar o contato com a realidade escolar, permite que os graduandos reflitam sobre o trabalho pedagógico e as complexidades que permeiam o cotidiano da sala de aula. Todavia, ressaltamos a necessidade de que seja repensado o papel do estágio na estrutura dos currículos da formação docente, de modo que esse componente possa dialogar com as demais disciplinas e os professores possam romper com visão da dicotomia entre teoria e prática. Do mesmo modo, problematizamos o lugar da Educação Especial no currículo das formações de professores e da invisibilidade do aluno com deficiência nas pesquisas acadêmicas sobre estágio supervisionado no processo de constituir-se professor.

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