CONTEXTOS EMERGENTES EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ACHADOS A PARTIR DO ESTADO DO CONHECIMENTO
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Tem por objetivo reconhecer no bojo das produções científicas do campo da Educação Superior, o que se configura como contextos emergentes nos cursos de licenciatura em Matemática do Brasil. Por contextos emergentes entende-se, a partir dos escritos de Morisni (2014, p. 386), [...] configurações em construção na educação superior observadas em sociedades contemporâneas e que convivem em tensão com concepções pré-existentes, refletoras de tendências históricas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de um estudo exploratório pelo estado do conhecimento, a partir dos preceitos de Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021). Para os procedimentos de análise de conteúdo adotou-se os estudos de Bardin (2011). Nas análises, emergiram quatro categorias: Formação docente, Organização curricular, Políticas Públicas de Formação, Evasão. Tendo em vista as contribuições de produções científicas, no período de 2015 a 2024, os resultados descortinam contextos emergentes relacionados à Educação Superior, a saber: Formação docente, organização curricular, políticas públicas de formação e evasão. Conclui-se que os contextos emergentes em cursos de licenciatura em Matemática estão relacionados ao sentido da formação docente nesses cursos, à aspectos identitários relacionados à docência em Matemática, à superação da avaliação tradicional para avaliação formativa, interlocução Educação Básica e superior, diversificação da oferta de cursos, perfis discentes e gênero feminino, condições socioeconômicas." 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