Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS (NEE) NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O OLHAR DE SEUS PARES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Introdução: A Educação Inclusiva é um espaço de diversidade e desenvolvimento humano que respeita a individualidade e as diferenças, promovendo um desenho universal de ensino que contemple todas as formas de aprendizagem (Mantoan, 2015). Assim, a percepção dos pares a esse respeito pode ser relevante para o aprimoramento do processo de inclusão. Objetivo: caracterizar as concepções de inclusão de estudantes que frequentam classes regulares nas quais há discentes com NEE. Método: Foram realizadas entrevistas com cinco discentes, de 6 a 10 anos de idade, sendo dois meninos e três meninas, que frequentam salas regulares do 1º. ao 3º. ano do EF I nas quais havia estudantes com NEE. Resultados: Percepção sobre a inclusão e diversidade: Todos os entrevistados explicitaram não estarem familiarizados com os termos “inclusão” e “diversidade”, sendo incapazes de atribuir significado a eles. Um sujeito descreveu a inclusão como “ajudar aos colegas com deficiência", sem conseguir mencionar de que forma. Percepção sobre o aluno com NEE: Houve predominância na percepção da presença dos colegas com NEE devido a dificuldades comportamentais. Foi atribuída dificuldade de interação com os alunos com NEE relacionada ao aspecto comportamental, diante crises ou comportamentos disruptivos. Relataram ainda que os colegas precisavam de apoio de um profissional além da professora, sem explicar porque esse recurso era importante. Percepção de recursos de acessibilidade: Não houve relato de necessidade de adaptações arquitetônicas na unidade escolar; relataram apenas que a oferta e utilização de figuras (Comunicação Aumentativa e Alternativa) auxilia na comunicação. Conclusão: Apesar dos estudantes entrevistados não conhecerem os termos “inclusão e diversidade”, tem a dimensão de que há a necessidade de ajustes ou auxílio para os colegas. Estes achados sugerem uma visão positiva dos estudantes quanto à inclusão de alunos com NEE, há necessidade de ampliar os conhecimentos e conscientização na área de acessibilidade e inclusão.

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