Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS E IDOSOS EM UMA TURMA DO PROGRAMA ALFABETIZA PIAUÍ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125005
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 520
    "inscrito_id" => 3566
    "titulo" => "PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS E IDOSOS EM UMA TURMA DO PROGRAMA ALFABETIZA PIAUÍ"
    "resumo" => "A organização das propostas didáticas no processo de alfabetização de adultos e idosos é parte fundamental do planejamento. Os alunos precisam ter contato com atividades significativas que os desafiem a construir suas hipóteses de leitura e escrita, tornando-se protagonistas em seu processo de aprendizagem. Partindo dessa perspectiva, este trabalho está norteado pela seguinte questão-problema: quais as propostas didáticas utilizadas para a alfabetização de adultos e idosos em uma turma do Programa Alfabetiza Piauí, na cidade de Teresina? A pesquisa objetiva analisar as propostas didáticas utilizadas para a alfabetização de adultos e idosos em uma turma do Programa Alfabetiza Piauí, na cidade de Teresina. O percurso metodológico se desenvolveu com natureza qualitativa, produzido com base na pesquisa documental (a partir dos materiais e documentos oriundos do programa), além do estudo bibliográfico necessário para o aprofundamento da temática, em diálogo teórico com Freire (1987), Soares (2022), Cagliari (1998), Ribas (2014), entre outros autores e autoras. O campo de estudo deste trabalho foi uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Teresina-PI, sendo uma das escolas em que aconteceu o Programa Alfabetiza Piauí, desenvolvido por meio da Secretaria Estadual da Educação do Piauí (Seduc-PI). Os recursos didáticos e as estratégias metodológicas utilizadas ao longo do programa, desenvolvidos pela professora/pesquisadora, além do livro didático entregue pela secretaria, foram analisados e evidenciaram a diversificação de materiais, como jogos pedagógicos, dinâmicas e acolhidas, trabalhos em grupos, entre outros, que favoreceram o processo de alfabetização, alinhado ao letramento. Entretanto, os resultados também evidenciam os desafios no processo de alfabetização de adultos e idosos no que se refere às propostas didáticas necessárias, considerando a dificuldade em encontrar materiais adequados, pois a maioria são infantilizados e não relacionados com o contexto social dos adultos e idosos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3566_TB520_22102025153630.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLIANA GOMES DE OLIVEIRA GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "POLIANA GUEDES"
    "autor_email" => "polyhanaoliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125005
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 520
    "inscrito_id" => 3566
    "titulo" => "PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS E IDOSOS EM UMA TURMA DO PROGRAMA ALFABETIZA PIAUÍ"
    "resumo" => "A organização das propostas didáticas no processo de alfabetização de adultos e idosos é parte fundamental do planejamento. Os alunos precisam ter contato com atividades significativas que os desafiem a construir suas hipóteses de leitura e escrita, tornando-se protagonistas em seu processo de aprendizagem. Partindo dessa perspectiva, este trabalho está norteado pela seguinte questão-problema: quais as propostas didáticas utilizadas para a alfabetização de adultos e idosos em uma turma do Programa Alfabetiza Piauí, na cidade de Teresina? A pesquisa objetiva analisar as propostas didáticas utilizadas para a alfabetização de adultos e idosos em uma turma do Programa Alfabetiza Piauí, na cidade de Teresina. O percurso metodológico se desenvolveu com natureza qualitativa, produzido com base na pesquisa documental (a partir dos materiais e documentos oriundos do programa), além do estudo bibliográfico necessário para o aprofundamento da temática, em diálogo teórico com Freire (1987), Soares (2022), Cagliari (1998), Ribas (2014), entre outros autores e autoras. O campo de estudo deste trabalho foi uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Teresina-PI, sendo uma das escolas em que aconteceu o Programa Alfabetiza Piauí, desenvolvido por meio da Secretaria Estadual da Educação do Piauí (Seduc-PI). Os recursos didáticos e as estratégias metodológicas utilizadas ao longo do programa, desenvolvidos pela professora/pesquisadora, além do livro didático entregue pela secretaria, foram analisados e evidenciaram a diversificação de materiais, como jogos pedagógicos, dinâmicas e acolhidas, trabalhos em grupos, entre outros, que favoreceram o processo de alfabetização, alinhado ao letramento. Entretanto, os resultados também evidenciam os desafios no processo de alfabetização de adultos e idosos no que se refere às propostas didáticas necessárias, considerando a dificuldade em encontrar materiais adequados, pois a maioria são infantilizados e não relacionados com o contexto social dos adultos e idosos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3566_TB520_22102025153630.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLIANA GOMES DE OLIVEIRA GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "POLIANA GUEDES"
    "autor_email" => "polyhanaoliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A organização das propostas didáticas no processo de alfabetização de adultos e idosos é parte fundamental do planejamento. Os alunos precisam ter contato com atividades significativas que os desafiem a construir suas hipóteses de leitura e escrita, tornando-se protagonistas em seu processo de aprendizagem. Partindo dessa perspectiva, este trabalho está norteado pela seguinte questão-problema: quais as propostas didáticas utilizadas para a alfabetização de adultos e idosos em uma turma do Programa Alfabetiza Piauí, na cidade de Teresina? A pesquisa objetiva analisar as propostas didáticas utilizadas para a alfabetização de adultos e idosos em uma turma do Programa Alfabetiza Piauí, na cidade de Teresina. O percurso metodológico se desenvolveu com natureza qualitativa, produzido com base na pesquisa documental (a partir dos materiais e documentos oriundos do programa), além do estudo bibliográfico necessário para o aprofundamento da temática, em diálogo teórico com Freire (1987), Soares (2022), Cagliari (1998), Ribas (2014), entre outros autores e autoras. O campo de estudo deste trabalho foi uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Teresina-PI, sendo uma das escolas em que aconteceu o Programa Alfabetiza Piauí, desenvolvido por meio da Secretaria Estadual da Educação do Piauí (Seduc-PI). Os recursos didáticos e as estratégias metodológicas utilizadas ao longo do programa, desenvolvidos pela professora/pesquisadora, além do livro didático entregue pela secretaria, foram analisados e evidenciaram a diversificação de materiais, como jogos pedagógicos, dinâmicas e acolhidas, trabalhos em grupos, entre outros, que favoreceram o processo de alfabetização, alinhado ao letramento. Entretanto, os resultados também evidenciam os desafios no processo de alfabetização de adultos e idosos no que se refere às propostas didáticas necessárias, considerando a dificuldade em encontrar materiais adequados, pois a maioria são infantilizados e não relacionados com o contexto social dos adultos e idosos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.