PROJETO LEITORES VIAJANTES: CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125004 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 519 "inscrito_id" => 3566 "titulo" => "PROJETO LEITORES VIAJANTES: CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A diversificação das estratégias didáticas no processo de alfabetização e letramento das crianças é um tema bastante discutido entre muitos pesquisadores da área. É fundamental que o professor seja o mediador de leitura na formação de leitores, planejando atividades diferenciadas, que desafiem seus alunos, envolvendo-os na construção de hipóteses sobre o funcionamento da leitura e escrita. Entre essas atividades diversificadas estão os projetos de leitura, que podem favorecer o contato da criança com a leitura e escrita de forma contextualizada e significativa, contribuindo para um processo de alfabetização de qualidade, associado ao letramento. Nesse sentido, este artigo propõe responder à seguinte questão-problema: quais as contribuições do Projeto Leitores Viajantes na alfabetização de crianças do 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Timon-MA? Por objetivo, pretende investigar as contribuições do Projeto Leitores Viajantes na alfabetização de crianças do 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Timon-MA. O trabalho possui natureza qualitativa, produzido com base na pesquisa documental (a partir de documentos oriundos do projeto realizado) e na pesquisa bibliográfica, concatenando com as reflexões de autores e autoras que abordam a temática como Soares (2020, 2022), Cagliari (1998), Ferreiro e Teberosky (1999), Lerner (2002), Freire (2008), entre outros. Os resultados evidenciam que o Projeto Leitores Viajantes, desenvolvido na turma de 2º ano do ensino fundamental, contribuiu para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais das crianças; desenvolvimento das habilidades de oralidade, leitura e escrita; maior aproximação da turma com os livros e histórias; estimulou a criatividade, construção de ideias e hipóteses, entre outras contribuições que tornaram o processo de alfabetização mais prazeroso e alinhado ao letramento, formando leitores fluentes, críticos e participativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3566_TB519_22102025153810.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLIANA GOMES DE OLIVEIRA GUEDES" "autor_nome_curto" => "POLIANA GUEDES" "autor_email" => "polyhanaoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125004 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 519 "inscrito_id" => 3566 "titulo" => "PROJETO LEITORES VIAJANTES: CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A diversificação das estratégias didáticas no processo de alfabetização e letramento das crianças é um tema bastante discutido entre muitos pesquisadores da área. É fundamental que o professor seja o mediador de leitura na formação de leitores, planejando atividades diferenciadas, que desafiem seus alunos, envolvendo-os na construção de hipóteses sobre o funcionamento da leitura e escrita. Entre essas atividades diversificadas estão os projetos de leitura, que podem favorecer o contato da criança com a leitura e escrita de forma contextualizada e significativa, contribuindo para um processo de alfabetização de qualidade, associado ao letramento. Nesse sentido, este artigo propõe responder à seguinte questão-problema: quais as contribuições do Projeto Leitores Viajantes na alfabetização de crianças do 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Timon-MA? Por objetivo, pretende investigar as contribuições do Projeto Leitores Viajantes na alfabetização de crianças do 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Timon-MA. O trabalho possui natureza qualitativa, produzido com base na pesquisa documental (a partir de documentos oriundos do projeto realizado) e na pesquisa bibliográfica, concatenando com as reflexões de autores e autoras que abordam a temática como Soares (2020, 2022), Cagliari (1998), Ferreiro e Teberosky (1999), Lerner (2002), Freire (2008), entre outros. Os resultados evidenciam que o Projeto Leitores Viajantes, desenvolvido na turma de 2º ano do ensino fundamental, contribuiu para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais das crianças; desenvolvimento das habilidades de oralidade, leitura e escrita; maior aproximação da turma com os livros e histórias; estimulou a criatividade, construção de ideias e hipóteses, entre outras contribuições que tornaram o processo de alfabetização mais prazeroso e alinhado ao letramento, formando leitores fluentes, críticos e participativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3566_TB519_22102025153810.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLIANA GOMES DE OLIVEIRA GUEDES" "autor_nome_curto" => "POLIANA GUEDES" "autor_email" => "polyhanaoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }