Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MITOS GRECO-ROMANOS E SUAS INTERSECÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES DO LITORAL NORTE/PB

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124958
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 418
    "inscrito_id" => 5760
    "titulo" => "MITOS GRECO-ROMANOS E SUAS INTERSECÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES DO LITORAL NORTE/PB"
    "resumo" => "Os mitos são partes fundamentais da nossa civilização, através do seu estudo compreendemos nossas origens e os valores sob os quais nossa sociedade se funda. Sabemos que na antiguidade esses mesmos mitos possuíam alto valor educativo para formação de crianças e jovens. Na conjuntura atual, é possível notar que os ensinamentos proporcionados pelos estudos dos mitos continuam atuais, bem como esses mitos estão sempre em processo de releitura e seguem presentes na nossa sociedade, seja através de filmes, músicas, desenhos, pinturas e entre outros. Dentro desse viés, por enxergarmos na mitologia greco-romana importantes ferramentas para a formação de leitores, nosso projeto tem por objetivo levar a leitura e o trabalho com esses textos até as escolas do vale do Mamanguape. Sendo assim, o projeto visa o trabalho com esses textos contribuindo na formação de alunos da educação básica, além de contribuir também com a formação docente dos alunos do curso de Letras Língua -Portuguesa da Universidade Federal da Paraíba, nesse sentido, adotando uma metodologia com abordagem qualitativa, nosso projeto se caracteriza como pesquisa-ação. Compõem o referencial teórico deste trabalho, Calvino (1993), Cosson (2006), Colomer (2017), Eliade (2013), Fortes e Miotti (2014) e entre outros. Ressaltamos ainda que, o projeto proporciona esse conhecimento cultural através do letramento literário, isso com a realização de aulas lúdicas que contam com a utilização dos mais diversos suportes. Consideramos que o estudo da literatura em suas diversas nuances merece cada vez mais espaço nas escolas, e acreditamos que nosso projeto promove esse espaço de trabalho de maneira lúdica e didática, promovendo ainda um vínculo importante entre Escola e Universidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5760_TB418_14102025200553.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE MARQUES PAULO BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE MARQUES"
    "autor_email" => "elianemarquesbatista1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124958
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 418
    "inscrito_id" => 5760
    "titulo" => "MITOS GRECO-ROMANOS E SUAS INTERSECÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES DO LITORAL NORTE/PB"
    "resumo" => "Os mitos são partes fundamentais da nossa civilização, através do seu estudo compreendemos nossas origens e os valores sob os quais nossa sociedade se funda. Sabemos que na antiguidade esses mesmos mitos possuíam alto valor educativo para formação de crianças e jovens. Na conjuntura atual, é possível notar que os ensinamentos proporcionados pelos estudos dos mitos continuam atuais, bem como esses mitos estão sempre em processo de releitura e seguem presentes na nossa sociedade, seja através de filmes, músicas, desenhos, pinturas e entre outros. Dentro desse viés, por enxergarmos na mitologia greco-romana importantes ferramentas para a formação de leitores, nosso projeto tem por objetivo levar a leitura e o trabalho com esses textos até as escolas do vale do Mamanguape. Sendo assim, o projeto visa o trabalho com esses textos contribuindo na formação de alunos da educação básica, além de contribuir também com a formação docente dos alunos do curso de Letras Língua -Portuguesa da Universidade Federal da Paraíba, nesse sentido, adotando uma metodologia com abordagem qualitativa, nosso projeto se caracteriza como pesquisa-ação. Compõem o referencial teórico deste trabalho, Calvino (1993), Cosson (2006), Colomer (2017), Eliade (2013), Fortes e Miotti (2014) e entre outros. Ressaltamos ainda que, o projeto proporciona esse conhecimento cultural através do letramento literário, isso com a realização de aulas lúdicas que contam com a utilização dos mais diversos suportes. Consideramos que o estudo da literatura em suas diversas nuances merece cada vez mais espaço nas escolas, e acreditamos que nosso projeto promove esse espaço de trabalho de maneira lúdica e didática, promovendo ainda um vínculo importante entre Escola e Universidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5760_TB418_14102025200553.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE MARQUES PAULO BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE MARQUES"
    "autor_email" => "elianemarquesbatista1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os mitos são partes fundamentais da nossa civilização, através do seu estudo compreendemos nossas origens e os valores sob os quais nossa sociedade se funda. Sabemos que na antiguidade esses mesmos mitos possuíam alto valor educativo para formação de crianças e jovens. Na conjuntura atual, é possível notar que os ensinamentos proporcionados pelos estudos dos mitos continuam atuais, bem como esses mitos estão sempre em processo de releitura e seguem presentes na nossa sociedade, seja através de filmes, músicas, desenhos, pinturas e entre outros. Dentro desse viés, por enxergarmos na mitologia greco-romana importantes ferramentas para a formação de leitores, nosso projeto tem por objetivo levar a leitura e o trabalho com esses textos até as escolas do vale do Mamanguape. Sendo assim, o projeto visa o trabalho com esses textos contribuindo na formação de alunos da educação básica, além de contribuir também com a formação docente dos alunos do curso de Letras Língua -Portuguesa da Universidade Federal da Paraíba, nesse sentido, adotando uma metodologia com abordagem qualitativa, nosso projeto se caracteriza como pesquisa-ação. Compõem o referencial teórico deste trabalho, Calvino (1993), Cosson (2006), Colomer (2017), Eliade (2013), Fortes e Miotti (2014) e entre outros. Ressaltamos ainda que, o projeto proporciona esse conhecimento cultural através do letramento literário, isso com a realização de aulas lúdicas que contam com a utilização dos mais diversos suportes. Consideramos que o estudo da literatura em suas diversas nuances merece cada vez mais espaço nas escolas, e acreditamos que nosso projeto promove esse espaço de trabalho de maneira lúdica e didática, promovendo ainda um vínculo importante entre Escola e Universidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.