Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA QUE DESEJAMOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124905
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 301
    "inscrito_id" => 601
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA QUE DESEJAMOS"
    "resumo" => "A escola inclusiva é um desafio central na Educação Básica, especialmente diante das diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei nº 13.146/2015, que visa garantir a equidade e a participação plena de todos os estudantes na escola regular. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394/1996, a Política Nacional de Educação Básica na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Lei nº 13.415/2017, reforçam esse compromisso, destacando a importância de uma educação que valorize a diversidade e promova a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação/altas habilidades no ensino regular. No entanto, há uma lacuna significativa entre a escola inclusiva ideal, prevista na legislação, e a realidade observada nas práticas cotidianas. Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os entrelaçamentos da escola que temos com a escola que desejamos, considerando as práticas pedagógicas conduzidas em salas de aulas comuns da Educação Básica e os princípios legais que norteiam a Educação Inclusiva no Brasil. Para isso, propõe-se também identificar as práticas e políticas de inclusão voltadas para a Educação Básica; mapear os desafios e lacunas que impedem a inclusão plena nas escolas e propor estratégias para aproximar a realidade atual do ideal almejado. A metodologia adotada será de natureza qualitativa, com revisão bibliográfica sobre Inclusão e Educação, em autores como Mantoan (2015) e Kraemer, Lopes e da Silva (2022), além de análise documental em legislações como LDB (BRASIL, 1996), LBI (BRASIL, 2015) E BNCC (BRASIL, 2017). Espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para a qualificação dos debates sobre a inclusão nas escolas regulares, além de subsidiar políticas públicas e práticas escolares que promovam não apenas o acesso, mas a permanência, a participação efetiva e a aprendizagem, de forma verdadeiramente inclusiva e equitativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID601_TB301_16102025220259.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIVIA CRESPI"
    "autor_nome_curto" => "LIVIA CRESPI"
    "autor_email" => "livia.crespi@farroupilha.ifrs.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124905
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 301
    "inscrito_id" => 601
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA QUE DESEJAMOS"
    "resumo" => "A escola inclusiva é um desafio central na Educação Básica, especialmente diante das diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei nº 13.146/2015, que visa garantir a equidade e a participação plena de todos os estudantes na escola regular. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394/1996, a Política Nacional de Educação Básica na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Lei nº 13.415/2017, reforçam esse compromisso, destacando a importância de uma educação que valorize a diversidade e promova a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação/altas habilidades no ensino regular. No entanto, há uma lacuna significativa entre a escola inclusiva ideal, prevista na legislação, e a realidade observada nas práticas cotidianas. Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os entrelaçamentos da escola que temos com a escola que desejamos, considerando as práticas pedagógicas conduzidas em salas de aulas comuns da Educação Básica e os princípios legais que norteiam a Educação Inclusiva no Brasil. Para isso, propõe-se também identificar as práticas e políticas de inclusão voltadas para a Educação Básica; mapear os desafios e lacunas que impedem a inclusão plena nas escolas e propor estratégias para aproximar a realidade atual do ideal almejado. A metodologia adotada será de natureza qualitativa, com revisão bibliográfica sobre Inclusão e Educação, em autores como Mantoan (2015) e Kraemer, Lopes e da Silva (2022), além de análise documental em legislações como LDB (BRASIL, 1996), LBI (BRASIL, 2015) E BNCC (BRASIL, 2017). Espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para a qualificação dos debates sobre a inclusão nas escolas regulares, além de subsidiar políticas públicas e práticas escolares que promovam não apenas o acesso, mas a permanência, a participação efetiva e a aprendizagem, de forma verdadeiramente inclusiva e equitativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID601_TB301_16102025220259.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIVIA CRESPI"
    "autor_nome_curto" => "LIVIA CRESPI"
    "autor_email" => "livia.crespi@farroupilha.ifrs.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A escola inclusiva é um desafio central na Educação Básica, especialmente diante das diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei nº 13.146/2015, que visa garantir a equidade e a participação plena de todos os estudantes na escola regular. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394/1996, a Política Nacional de Educação Básica na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Lei nº 13.415/2017, reforçam esse compromisso, destacando a importância de uma educação que valorize a diversidade e promova a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação/altas habilidades no ensino regular. No entanto, há uma lacuna significativa entre a escola inclusiva ideal, prevista na legislação, e a realidade observada nas práticas cotidianas. Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os entrelaçamentos da escola que temos com a escola que desejamos, considerando as práticas pedagógicas conduzidas em salas de aulas comuns da Educação Básica e os princípios legais que norteiam a Educação Inclusiva no Brasil. Para isso, propõe-se também identificar as práticas e políticas de inclusão voltadas para a Educação Básica; mapear os desafios e lacunas que impedem a inclusão plena nas escolas e propor estratégias para aproximar a realidade atual do ideal almejado. A metodologia adotada será de natureza qualitativa, com revisão bibliográfica sobre Inclusão e Educação, em autores como Mantoan (2015) e Kraemer, Lopes e da Silva (2022), além de análise documental em legislações como LDB (BRASIL, 1996), LBI (BRASIL, 2015) E BNCC (BRASIL, 2017). Espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para a qualificação dos debates sobre a inclusão nas escolas regulares, além de subsidiar políticas públicas e práticas escolares que promovam não apenas o acesso, mas a permanência, a participação efetiva e a aprendizagem, de forma verdadeiramente inclusiva e equitativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.