Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGENS E IMPACTOS NA PRÁTICA EDUCATIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124812
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 58
    "inscrito_id" => 2942
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGENS E IMPACTOS NA PRÁTICA EDUCATIVA"
    "resumo" => "Esta pesquisa é resultado do estágio que teve o objetivo de acompanhar a prática pedagógica na Educação Infantil. O estágio foi realizado em uma turma do Infantil 5, sob a orientação da professora regente da turma, que trouxe importantes contribuições sobre as atividades desenvolvidas. Avaliamos aspectos referentes ao ambiente escolar, espaço físico, alimentação, equipe escolar e a proposta pedagógica da instituição. Foram desenvolvidas diversas atividades e, ao longo delas, pudemos observar que a Educação Infantil é norteada por diversas leis que asseguram o desenvolvimento e o bem-estar do estudante, garantindo que o processo de ensinoaprendizagem seja de qualidade. A escola, campo de nossa pesquisa, é uma instituição privada localizada na cidade de Paulista, em Pernambuco. Ela funciona como escola e hotelzinho, com turmas de Berçário e Educação Infantil, nos turnos da manhã e tarde. A matriz da Educação Infantil segue a proposta da BNCC (2017) e as diretrizes da LDB (1996), com 200 dias letivos e 800 horas anuais. Os campos de aprendizagem ofertados na Educação Infantil são: Linguagem Oral e Escrita, Língua Inglesa, Corpo e Movimento, Educação Musical, Arte-Educação, Natureza e Sociedade, Matemática e Educação Cristã. Nas avaliações das turmas de Educação Infantil, o docente desempenha um papel fundamental no diagnóstico do desenvolvimento do educando, acompanhando todos os momentos de construção do conhecimento por meio de sua observação no dia a dia. Ao final de cada bimestre, o docente elabora um relatório avaliativo, junto à Equipe Pedagógica, identificando a evolução individual e coletiva da criança em sala de aula. O estágio na Educação Infantil é uma experiência diferente e complexa. A partir dessa vivência, foi possível ressignificar os conteúdos aprendidos no espaço acadêmico e desenvolver ainda mais empatia por todos ao meu redor, promovendo um crescimento pessoal e profissional. Assim, pude ter um olhar mais profundo sobre a Pedagogia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2942_TB58_21102025083608.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRIELE CORREIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRIELE"
    "autor_email" => "andriele048@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE SAÚDE DE PAULISTA (FASUP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124812
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 58
    "inscrito_id" => 2942
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGENS E IMPACTOS NA PRÁTICA EDUCATIVA"
    "resumo" => "Esta pesquisa é resultado do estágio que teve o objetivo de acompanhar a prática pedagógica na Educação Infantil. O estágio foi realizado em uma turma do Infantil 5, sob a orientação da professora regente da turma, que trouxe importantes contribuições sobre as atividades desenvolvidas. Avaliamos aspectos referentes ao ambiente escolar, espaço físico, alimentação, equipe escolar e a proposta pedagógica da instituição. Foram desenvolvidas diversas atividades e, ao longo delas, pudemos observar que a Educação Infantil é norteada por diversas leis que asseguram o desenvolvimento e o bem-estar do estudante, garantindo que o processo de ensinoaprendizagem seja de qualidade. A escola, campo de nossa pesquisa, é uma instituição privada localizada na cidade de Paulista, em Pernambuco. Ela funciona como escola e hotelzinho, com turmas de Berçário e Educação Infantil, nos turnos da manhã e tarde. A matriz da Educação Infantil segue a proposta da BNCC (2017) e as diretrizes da LDB (1996), com 200 dias letivos e 800 horas anuais. Os campos de aprendizagem ofertados na Educação Infantil são: Linguagem Oral e Escrita, Língua Inglesa, Corpo e Movimento, Educação Musical, Arte-Educação, Natureza e Sociedade, Matemática e Educação Cristã. Nas avaliações das turmas de Educação Infantil, o docente desempenha um papel fundamental no diagnóstico do desenvolvimento do educando, acompanhando todos os momentos de construção do conhecimento por meio de sua observação no dia a dia. Ao final de cada bimestre, o docente elabora um relatório avaliativo, junto à Equipe Pedagógica, identificando a evolução individual e coletiva da criança em sala de aula. O estágio na Educação Infantil é uma experiência diferente e complexa. A partir dessa vivência, foi possível ressignificar os conteúdos aprendidos no espaço acadêmico e desenvolver ainda mais empatia por todos ao meu redor, promovendo um crescimento pessoal e profissional. Assim, pude ter um olhar mais profundo sobre a Pedagogia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2942_TB58_21102025083608.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRIELE CORREIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRIELE"
    "autor_email" => "andriele048@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE SAÚDE DE PAULISTA (FASUP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa é resultado do estágio que teve o objetivo de acompanhar a prática pedagógica na Educação Infantil. O estágio foi realizado em uma turma do Infantil 5, sob a orientação da professora regente da turma, que trouxe importantes contribuições sobre as atividades desenvolvidas. Avaliamos aspectos referentes ao ambiente escolar, espaço físico, alimentação, equipe escolar e a proposta pedagógica da instituição. Foram desenvolvidas diversas atividades e, ao longo delas, pudemos observar que a Educação Infantil é norteada por diversas leis que asseguram o desenvolvimento e o bem-estar do estudante, garantindo que o processo de ensinoaprendizagem seja de qualidade. A escola, campo de nossa pesquisa, é uma instituição privada localizada na cidade de Paulista, em Pernambuco. Ela funciona como escola e hotelzinho, com turmas de Berçário e Educação Infantil, nos turnos da manhã e tarde. A matriz da Educação Infantil segue a proposta da BNCC (2017) e as diretrizes da LDB (1996), com 200 dias letivos e 800 horas anuais. Os campos de aprendizagem ofertados na Educação Infantil são: Linguagem Oral e Escrita, Língua Inglesa, Corpo e Movimento, Educação Musical, Arte-Educação, Natureza e Sociedade, Matemática e Educação Cristã. Nas avaliações das turmas de Educação Infantil, o docente desempenha um papel fundamental no diagnóstico do desenvolvimento do educando, acompanhando todos os momentos de construção do conhecimento por meio de sua observação no dia a dia. Ao final de cada bimestre, o docente elabora um relatório avaliativo, junto à Equipe Pedagógica, identificando a evolução individual e coletiva da criança em sala de aula. O estágio na Educação Infantil é uma experiência diferente e complexa. A partir dessa vivência, foi possível ressignificar os conteúdos aprendidos no espaço acadêmico e desenvolver ainda mais empatia por todos ao meu redor, promovendo um crescimento pessoal e profissional. Assim, pude ter um olhar mais profundo sobre a Pedagogia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.