EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO CIDADÃ
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Esta pesquisa se insere na abordagem qualitativa,\r\n focando na metodologia de pesquisa colaborativa, e teve como objetivo promover a participação cidadã\r\n dos estudantes do Ensino Médio na identificação e análise dos problemas sociais, ambientais e\r\n territoriais nos seus locais de vivência. O referencial teórico-metodológico embasa-se na premissa de\r\n que a cidade atua como um laboratório pronto para ser usado, e que o ponto crucial para o enfrentamento\r\n de questões ambientais ocorre quando a sociedade percebe esses problemas como uma ameaça à sua\r\n própria forma espacial de vida. A metodologia seguiu cinco etapas, aplicadas a seis turmas, incluindo o\r\n levantamento de temas geradores, o trabalho de campo com registro fotográfico e a utilização do\r\n software Google Earth, culminando na Feira de Educação Ambiental e Formação Cidadã. Os resultados\r\n e discussões demonstraram grande protagonismo e a participação efetiva dos estudantes. 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