CAIXA DE AREIA COM REALIDADE AUMENTADA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA COSTEIRA NO IFRN/CAMPUS MACAU
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O objetivo deste trabalho é apresentar um recurso didático baseado no uso de uma caixa de areia com realidade aumentada (AR Sandbox) no ensino de geomorfologia, voltado aos estudantes do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Macau. A proposta busca proporcionar uma experiência imersiva e interativa de visualização e manipulação de formas de relevo, facilitando a compreensão de processos erosivos, deposicionais, drenagem superficial, variações altimétricas e dinâmica hidrológica. A estrutura da AR Sandbox combina sensores de profundidade, projetor e software de simulação, permitindo que o relevo modelado manualmente na areia seja transformado em tempo real em uma representação topográfica com curvas de nível e simulação de escoamento hídrico. 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Como tecnologia acessível, replicável e de baixo custo, a caixa de areia com realidade aumentada representa uma alternativa inovadora para o fortalecimento da educação profissional e tecnológica, contribuindo para a formação de profissionais capacitados a interpretar, simular e propor soluções sustentáveis para os desafios da paisagem costeira. Nesse contexto, destaca-se o alinhamento da proposta com os princípios da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), ao integrar metodologias ativas centradas no estudante e promover o aprendizado por meio da experimentação, criatividade e resolução de problemas." 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