O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS E TEMAS NAS QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)
"2025-09-12 08:54:41" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123792 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 834 "inscrito_id" => 348 "titulo" => "O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS E TEMAS NAS QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)" "resumo" => "O ensino da geografia física na educação básica desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes do seu espaço e das dinâmicas naturais que o moldam. Nesse contexto, a geomorfologia se destaca como um tema importante para a compreensão das paisagens e dos processos que as originam. Este estudo analisa as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos últimos cinco anos que abordam a geomorfologia, buscando identificar como esse tema é cobrado e quais habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são mobilizadas. O trabalho foi apoiado pela compreensão da importância do reconhecimento da ciência geográfica (Claval, 2011), da classificação das grandes domínios de natureza do Brasil Ab’ Sáber (2021); e dos objetivos da aquisição de habilidades e competências nas ciências humanas e sociais da BNCC (Brasil, 2018) A análise revelou que as questões do ENEM sobre geomorfologia abrangem diversos conteúdos, como: processos de formação do relevo: intemperismo, erosão, tectonismo, vulcanismo; formas de relevo: planaltos, planícies, depressões, montanhas; relação entre relevo e outros elementos da paisagem: clima, vegetação, hidrografia; impactos das atividades humanas no relevo: desmatamento, mineração, urbanização. As questões também mobilizam diversas habilidades e competências da BNCC, como: análise e interpretação de mapas, gráficos e imagens compreensão dos processos naturais e suas interações; identificação e análise de problemas socioambientais; formulação de hipóteses e argumentos. O estudo constatou que o ENEM cobra a geomorfologia do relevo de forma contextualizada e interdisciplinar, exigindo dos estudantes a capacidade de relacionar os conceitos geográficos com outras áreas do conhecimento e com os problemas do mundo real. Os resultados apontam para a necessidade de um ensino da geografia física mais crítico e reflexivo, que desenvolva nos estudantes as habilidades e competências necessárias para a compreensão e a transformação do seu espaço. Esse trabalho pode auxiliar professores de geografia na elaboração de aulas mais dinâmicas e contextualizadas, que preparem os estudantes para o ENEM e para o exercício da cidadania. Além disso, a análise das questões do ENEM pode contribuir para a revisão e o aprimoramento dos materiais didáticos e de metodologias de ensino de geografia na educação básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV217_ID348_TB834_30042025161030.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO CLÉSIO MEDEIROS DANTAS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "CLÉSIO" "autor_email" => "prof.clesiogeo@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123792 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 834 "inscrito_id" => 348 "titulo" => "O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS E TEMAS NAS QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)" "resumo" => "O ensino da geografia física na educação básica desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes do seu espaço e das dinâmicas naturais que o moldam. Nesse contexto, a geomorfologia se destaca como um tema importante para a compreensão das paisagens e dos processos que as originam. Este estudo analisa as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos últimos cinco anos que abordam a geomorfologia, buscando identificar como esse tema é cobrado e quais habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são mobilizadas. O trabalho foi apoiado pela compreensão da importância do reconhecimento da ciência geográfica (Claval, 2011), da classificação das grandes domínios de natureza do Brasil Ab’ Sáber (2021); e dos objetivos da aquisição de habilidades e competências nas ciências humanas e sociais da BNCC (Brasil, 2018) A análise revelou que as questões do ENEM sobre geomorfologia abrangem diversos conteúdos, como: processos de formação do relevo: intemperismo, erosão, tectonismo, vulcanismo; formas de relevo: planaltos, planícies, depressões, montanhas; relação entre relevo e outros elementos da paisagem: clima, vegetação, hidrografia; impactos das atividades humanas no relevo: desmatamento, mineração, urbanização. As questões também mobilizam diversas habilidades e competências da BNCC, como: análise e interpretação de mapas, gráficos e imagens compreensão dos processos naturais e suas interações; identificação e análise de problemas socioambientais; formulação de hipóteses e argumentos. O estudo constatou que o ENEM cobra a geomorfologia do relevo de forma contextualizada e interdisciplinar, exigindo dos estudantes a capacidade de relacionar os conceitos geográficos com outras áreas do conhecimento e com os problemas do mundo real. Os resultados apontam para a necessidade de um ensino da geografia física mais crítico e reflexivo, que desenvolva nos estudantes as habilidades e competências necessárias para a compreensão e a transformação do seu espaço. Esse trabalho pode auxiliar professores de geografia na elaboração de aulas mais dinâmicas e contextualizadas, que preparem os estudantes para o ENEM e para o exercício da cidadania. Além disso, a análise das questões do ENEM pode contribuir para a revisão e o aprimoramento dos materiais didáticos e de metodologias de ensino de geografia na educação básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV217_ID348_TB834_30042025161030.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO CLÉSIO MEDEIROS DANTAS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "CLÉSIO" "autor_email" => "prof.clesiogeo@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }