Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS E TEMAS NAS QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

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Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

O ensino da geografia física na educação básica desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes do seu espaço e das dinâmicas naturais que o moldam. Nesse contexto, a geomorfologia se destaca como um tema importante para a compreensão das paisagens e dos processos que as originam. Este estudo analisa as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos últimos cinco anos que abordam a geomorfologia, buscando identificar como esse tema é cobrado e quais habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são mobilizadas. O trabalho foi apoiado pela compreensão da importância do reconhecimento da ciência geográfica (Claval, 2011), da classificação das grandes domínios de natureza do Brasil Ab’ Sáber (2021); e dos objetivos da aquisição de habilidades e competências nas ciências humanas e sociais da BNCC (Brasil, 2018) A análise revelou que as questões do ENEM sobre geomorfologia abrangem diversos conteúdos, como: processos de formação do relevo: intemperismo, erosão, tectonismo, vulcanismo; formas de relevo: planaltos, planícies, depressões, montanhas; relação entre relevo e outros elementos da paisagem: clima, vegetação, hidrografia; impactos das atividades humanas no relevo: desmatamento, mineração, urbanização. As questões também mobilizam diversas habilidades e competências da BNCC, como: análise e interpretação de mapas, gráficos e imagens compreensão dos processos naturais e suas interações; identificação e análise de problemas socioambientais; formulação de hipóteses e argumentos. O estudo constatou que o ENEM cobra a geomorfologia do relevo de forma contextualizada e interdisciplinar, exigindo dos estudantes a capacidade de relacionar os conceitos geográficos com outras áreas do conhecimento e com os problemas do mundo real. Os resultados apontam para a necessidade de um ensino da geografia física mais crítico e reflexivo, que desenvolva nos estudantes as habilidades e competências necessárias para a compreensão e a transformação do seu espaço. Esse trabalho pode auxiliar professores de geografia na elaboração de aulas mais dinâmicas e contextualizadas, que preparem os estudantes para o ENEM e para o exercício da cidadania. Além disso, a análise das questões do ENEM pode contribuir para a revisão e o aprimoramento dos materiais didáticos e de metodologias de ensino de geografia na educação básica.

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