Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

PRATICANDO A GEOMORFOLOGIA: ENSINANDO O RELEVO DO MUNICÍPIO DE MUANÁ-PA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

O presente trabalho procura apresentar de forma prática o ensino de geomorfologia para alunos do ensino médio nas escolas EEEM Dr. Sérgio Mota-SEDE e Escola Estadual Rural de Muaná com as turmas de 1º e 2º ano das modalidades de ensino Regular e do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), localizadas no município de Muaná-PA, no arquipélago do Marajó, haja visto que tratar de relevo em um ambiente com predominância de área de planície é um grande desafio. Sob essa ótica, cabe ressaltar que o ensino do relevo como conteúdo programático em escolas de ensino médio pode se tornar desafiador ao aluno devido à dificuldade em entender um tema tão abstrato, pois a ilha do Marajó, por ser uma ilha fluvio-marinha e predomina área de planície (várzea), também apresenta suas especificidades de formas mais elevadas (Terra firme) quando se trata de relevo, porém pouco perceptível. Assim, o principal objetivo deste trabalho é, através da construção e uso de maquetes, ensinar o relevo de Muaná-PA, onde os alunos poderão aprender de forma mais didática a forma e os tipos de relevo do município. Como metodologia, foi utilizado revisão bibliográfica, levantamento cartográfico, delimitação da área de estudos, identificação e classificação do relevo, uso de ferramentas digitais como o Banco De Informações Ambientais (BDiA) e o Sistema de Informações Geográficas (SIG), carta topografia do Município de Muaná, registro fotográfico, aplicação de questionários nas escolas, além do desenvolvimento de atividades práticas com os alunos como a elaboração da maquete do relevo. Como resultado, observou-se que a intenção deste trabalho logrou êxito no processo de aprendizagem da geomorfologia do município de Muaná-PA por parte dos alunos, de modo que a temática voltada ao relevo de Muaná (ilha do Marajó) -PA levou os alunos a compreenderem melhor as características físicas da região, principalmente observando as formas, área de ocorrência da unidade utilizando a maquete.

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