ENTRE AMULETOS, DOCUMENTOS, REFLEXÃO E PROPOSIÇÕES: PRIMEIRA APROXIMAÇÃO DO PIBID ARTES VISUAIS DA UFPEL COM A ESCOLA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121254 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 191 "inscrito_id" => 915 "titulo" => "ENTRE AMULETOS, DOCUMENTOS, REFLEXÃO E PROPOSIÇÕES: PRIMEIRA APROXIMAÇÃO DO PIBID ARTES VISUAIS DA UFPEL COM A ESCOLA" "resumo" => "Trata-se de um relato de experiência como coordenadora do núcleo 2 do PIBID Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em uma primeira aproximação entre docentes em formação, supervisoras e o espaço escolar. Considerando que a maioria dos estudantes pertencentes ao núcleo é ingressante no curso de Artes Visuais Licenciatura, a preocupação inicial foi fortalecer vínculos com o espaço escolar a partir da produção de amuletos, de observação da comunidade escolar, de estudo de políticas públicas, leitura e reflexão de livro acerca da escola e proposições pedagógicas para, em seguida, inserir os estudantes em sala de aula junto com as supervisoras em sua prática. A fundamentação teórica-metodológica é qualitativa e concerne em autores como Katia Canton (2009), referência visual e reflexiva do campo da Arte, Virginia Kastrup (2009), trata do conceito de cartografia, Jorge Larrosa (2015), aborda o conceito de experiência, Jan Masschelein e Maarten Simons (2015), os quais discorrem sobre uma questão política, a defesa da escola, e em políticas escolares como o Documento Orientador Municipal de Pelotas (DOM), as Matrizes de referência priorizada do Estado do Rio Grande do Sul e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados são parciais e dizem respeito a um núcleo ingressante de estudantes em formação que tenta compreender como a instituição escolar se insere no mundo contemporâneo, qual é a potência da escola e qual é o ofício de um(a) professo(a) de Artes Visuais." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => "ESCOLA, EXPERIÊNCIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, OFÍCIO DO PROFESSOR, ENSINO DA ARTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "682f3b1474571_22052025115620.pdf" "created_at" => "2025-05-22 11:56:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LISLAINE SIRSI CANSI" "autor_nome_curto" => "LISLAINE" "autor_email" => "lislainec.art@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121254 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 191 "inscrito_id" => 915 "titulo" => "ENTRE AMULETOS, DOCUMENTOS, REFLEXÃO E PROPOSIÇÕES: PRIMEIRA APROXIMAÇÃO DO PIBID ARTES VISUAIS DA UFPEL COM A ESCOLA" "resumo" => "Trata-se de um relato de experiência como coordenadora do núcleo 2 do PIBID Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em uma primeira aproximação entre docentes em formação, supervisoras e o espaço escolar. Considerando que a maioria dos estudantes pertencentes ao núcleo é ingressante no curso de Artes Visuais Licenciatura, a preocupação inicial foi fortalecer vínculos com o espaço escolar a partir da produção de amuletos, de observação da comunidade escolar, de estudo de políticas públicas, leitura e reflexão de livro acerca da escola e proposições pedagógicas para, em seguida, inserir os estudantes em sala de aula junto com as supervisoras em sua prática. A fundamentação teórica-metodológica é qualitativa e concerne em autores como Katia Canton (2009), referência visual e reflexiva do campo da Arte, Virginia Kastrup (2009), trata do conceito de cartografia, Jorge Larrosa (2015), aborda o conceito de experiência, Jan Masschelein e Maarten Simons (2015), os quais discorrem sobre uma questão política, a defesa da escola, e em políticas escolares como o Documento Orientador Municipal de Pelotas (DOM), as Matrizes de referência priorizada do Estado do Rio Grande do Sul e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados são parciais e dizem respeito a um núcleo ingressante de estudantes em formação que tenta compreender como a instituição escolar se insere no mundo contemporâneo, qual é a potência da escola e qual é o ofício de um(a) professo(a) de Artes Visuais." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => "ESCOLA, EXPERIÊNCIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, OFÍCIO DO PROFESSOR, ENSINO DA ARTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "682f3b1474571_22052025115620.pdf" "created_at" => "2025-05-22 11:56:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LISLAINE SIRSI CANSI" "autor_nome_curto" => "LISLAINE" "autor_email" => "lislainec.art@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }