NARRATIVAS DE SI RESSIGNIFICADAS POR MEIO DO USO DO MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121253 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 195 "inscrito_id" => 921 "titulo" => "NARRATIVAS DE SI RESSIGNIFICADAS POR MEIO DO USO DO MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO" "resumo" => "O trabalho trata das percepções de uma docente sobre suas vivências e experiências de formação escolar, acadêmica e profissional. Tem por objetivo trazer para o debate o potencial da narrativa auto(hetero)biográfica como meio de promover a formação inicial e continuada de professores. Situo o trabalho a partir da abordagem qualitativa, iluminada pelos paradigmas (auto)biográfico (ABRAHÃO,2006), experiências formadoras (JOSSO,2002), auto(hetero)biografias (DELORY-MOMBERGER, 2008; ABRAHÃO, 2023). Opera com narrativa reflexiva auto(hetero)biográficas de uma docente, do curso de licenciatura em Ciências Sociais, em formação continuada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Estabelece interface entre dimensões teórico empíricas do método (auto)biográfico e as narrativas reflexivas de formação. A articulação entre essas duas dimensões contribui para qualificar o debate em torno da construção de projetos de formação dos futuros professores. Tempos/espaços/sujeitos narrados marcam episódios sobre a história de vida da docente que procede um balanço das escolhas realizadas a partir de vivências em variados contextos, histórico, social e político do país. Todo esse processo foi ancorado em pesquisa qualitativa, alicerçada no método (auto)biográfica, sob o prisma das fontes narrativas de formação auto(hetero)autobiográfica, o que permitiu um olhar holístico sobre um sujeito autor/ator que vivenciou e experienciou a história narrada. Para o tratamento analítico do corpus operei com a metodologia da compreensão cênica (MARINAS, 2007; ABRAHÃO, 2014), conjugada à hermenêutica (RICOUER, 2002, 1913). Como procedimentos e instrumentos foram utilizadas fontes visuais, audiovisuais e narrativas de formação. Conclui que, o exercício narrativo reflexivo sobre sua história de vida se constitui potente estratégia de (trans)formação do sujeito. Se faz necessário fomentar, na formação dos indivíduos, em especial, na universidade, o debate em torno da ampliação e/ou adoção do método (auto)biográfico, sob o viés de fontes narrativas auto(hetero)biográficas de formação nas práticas pedagógicas de pesquisa e de ensino nos cursos de formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => "MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO, NARRATIVA AUTO(HETERO)BIOGRÁFICA, FORMAÇÃO CONTINUADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "682f391d38f33_22052025114757.pdf" "created_at" => "2025-05-22 11:47:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERA LÚCIA DOS SANTOS SCHWARZ" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "vlsschwarz@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121253 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 195 "inscrito_id" => 921 "titulo" => "NARRATIVAS DE SI RESSIGNIFICADAS POR MEIO DO USO DO MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO" "resumo" => "O trabalho trata das percepções de uma docente sobre suas vivências e experiências de formação escolar, acadêmica e profissional. Tem por objetivo trazer para o debate o potencial da narrativa auto(hetero)biográfica como meio de promover a formação inicial e continuada de professores. Situo o trabalho a partir da abordagem qualitativa, iluminada pelos paradigmas (auto)biográfico (ABRAHÃO,2006), experiências formadoras (JOSSO,2002), auto(hetero)biografias (DELORY-MOMBERGER, 2008; ABRAHÃO, 2023). Opera com narrativa reflexiva auto(hetero)biográficas de uma docente, do curso de licenciatura em Ciências Sociais, em formação continuada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Estabelece interface entre dimensões teórico empíricas do método (auto)biográfico e as narrativas reflexivas de formação. A articulação entre essas duas dimensões contribui para qualificar o debate em torno da construção de projetos de formação dos futuros professores. Tempos/espaços/sujeitos narrados marcam episódios sobre a história de vida da docente que procede um balanço das escolhas realizadas a partir de vivências em variados contextos, histórico, social e político do país. Todo esse processo foi ancorado em pesquisa qualitativa, alicerçada no método (auto)biográfica, sob o prisma das fontes narrativas de formação auto(hetero)autobiográfica, o que permitiu um olhar holístico sobre um sujeito autor/ator que vivenciou e experienciou a história narrada. Para o tratamento analítico do corpus operei com a metodologia da compreensão cênica (MARINAS, 2007; ABRAHÃO, 2014), conjugada à hermenêutica (RICOUER, 2002, 1913). Como procedimentos e instrumentos foram utilizadas fontes visuais, audiovisuais e narrativas de formação. Conclui que, o exercício narrativo reflexivo sobre sua história de vida se constitui potente estratégia de (trans)formação do sujeito. Se faz necessário fomentar, na formação dos indivíduos, em especial, na universidade, o debate em torno da ampliação e/ou adoção do método (auto)biográfico, sob o viés de fontes narrativas auto(hetero)biográficas de formação nas práticas pedagógicas de pesquisa e de ensino nos cursos de formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => "MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO, NARRATIVA AUTO(HETERO)BIOGRÁFICA, FORMAÇÃO CONTINUADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "682f391d38f33_22052025114757.pdf" "created_at" => "2025-05-22 11:47:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERA LÚCIA DOS SANTOS SCHWARZ" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "vlsschwarz@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }