Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

ESTADO DO CONHECIMENTO DOS SABERES DOCENTES MOBILIZADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121114
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 390
    "inscrito_id" => 633
    "titulo" => "ESTADO DO CONHECIMENTO DOS SABERES DOCENTES MOBILIZADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA."
    "resumo" => "Este estudo apresenta resultados parciais de uma pesquisa do Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul, que investiga os saberes docentes mobilizados na formação inicial de professores de Língua Inglesa, com foco em teses e dissertações defendidas entre 2019 e 2023. Adotando uma abordagem qualitativa e a metodologia do Estado do Conhecimento, a pesquisa analisa a produção acadêmica sobre os saberes docentes nesse campo, buscando identificar os principais avanços, lacunas e alternativas para a prática pedagógica. A seleção dos trabalhos foi realizada por meio de busca em repositórios acadêmicos, utilizando os descritores “saberes docentes” e “formação do professor de Língua Inglesa”. Inicialmente, 68 trabalhos foram identificados e, após uma análise detalhada, 3 teses e 10 dissertações foram selecionadas para análise. A categorização dos dados permitiu evidenciar as contribuições mais significativas para a formação dos professores de língua inglesa, destacando a relevância dos saberes linguísticos, pedagógicos e culturais. Os principais resultados indicam que, apesar de avanços na integração de saberes e inovações pedagógicas, ainda existem desafios relacionados à atualização constante e à reflexão crítica sobre as práticas de ensino. A pesquisa reforça a importância de uma formação inicial que seja capaz de mobilizar esses saberes, proporcionando uma prática docente mais reflexiva e adaptada às exigências do contexto educacional contemporâneo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID633_TB390_10022025163257.pdf"
    "created_at" => "2025-05-02 13:26:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUSANA BETTÚ"
    "autor_nome_curto" => "SUSANA"
    "autor_email" => "sbettu1@ucs.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121114
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 390
    "inscrito_id" => 633
    "titulo" => "ESTADO DO CONHECIMENTO DOS SABERES DOCENTES MOBILIZADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA."
    "resumo" => "Este estudo apresenta resultados parciais de uma pesquisa do Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul, que investiga os saberes docentes mobilizados na formação inicial de professores de Língua Inglesa, com foco em teses e dissertações defendidas entre 2019 e 2023. Adotando uma abordagem qualitativa e a metodologia do Estado do Conhecimento, a pesquisa analisa a produção acadêmica sobre os saberes docentes nesse campo, buscando identificar os principais avanços, lacunas e alternativas para a prática pedagógica. A seleção dos trabalhos foi realizada por meio de busca em repositórios acadêmicos, utilizando os descritores “saberes docentes” e “formação do professor de Língua Inglesa”. Inicialmente, 68 trabalhos foram identificados e, após uma análise detalhada, 3 teses e 10 dissertações foram selecionadas para análise. A categorização dos dados permitiu evidenciar as contribuições mais significativas para a formação dos professores de língua inglesa, destacando a relevância dos saberes linguísticos, pedagógicos e culturais. Os principais resultados indicam que, apesar de avanços na integração de saberes e inovações pedagógicas, ainda existem desafios relacionados à atualização constante e à reflexão crítica sobre as práticas de ensino. A pesquisa reforça a importância de uma formação inicial que seja capaz de mobilizar esses saberes, proporcionando uma prática docente mais reflexiva e adaptada às exigências do contexto educacional contemporâneo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID633_TB390_10022025163257.pdf"
    "created_at" => "2025-05-02 13:26:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUSANA BETTÚ"
    "autor_nome_curto" => "SUSANA"
    "autor_email" => "sbettu1@ucs.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este estudo apresenta resultados parciais de uma pesquisa do Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul, que investiga os saberes docentes mobilizados na formação inicial de professores de Língua Inglesa, com foco em teses e dissertações defendidas entre 2019 e 2023. Adotando uma abordagem qualitativa e a metodologia do Estado do Conhecimento, a pesquisa analisa a produção acadêmica sobre os saberes docentes nesse campo, buscando identificar os principais avanços, lacunas e alternativas para a prática pedagógica. A seleção dos trabalhos foi realizada por meio de busca em repositórios acadêmicos, utilizando os descritores “saberes docentes” e “formação do professor de Língua Inglesa”. Inicialmente, 68 trabalhos foram identificados e, após uma análise detalhada, 3 teses e 10 dissertações foram selecionadas para análise. A categorização dos dados permitiu evidenciar as contribuições mais significativas para a formação dos professores de língua inglesa, destacando a relevância dos saberes linguísticos, pedagógicos e culturais. Os principais resultados indicam que, apesar de avanços na integração de saberes e inovações pedagógicas, ainda existem desafios relacionados à atualização constante e à reflexão crítica sobre as práticas de ensino. A pesquisa reforça a importância de uma formação inicial que seja capaz de mobilizar esses saberes, proporcionando uma prática docente mais reflexiva e adaptada às exigências do contexto educacional contemporâneo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.