MÚSICA EM FOCO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121107 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 381 "inscrito_id" => 1223 "titulo" => "MÚSICA EM FOCO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "O estágio supervisionado obrigatório é o período em que o contexto acadêmico está mais próximo do contexto escolar (PIETRI, 2017), e em que a reflexão acerca do lecionar se enfatiza ao levar o licenciando até a escola. A prática reflexiva permite que os futuros professores dominem os desafios que encontrarão na escola e dentro das salas de aula, e toda a sua imprevisibilidade e complexidade (CELANI, 2008). Dessa forma, o presente relato visa descrever a experiência vivida durante o segundo semestre de Estágio Supervisionado do curso de Letras Inglês e, assim, refletir criticamente sobre o projeto de ensino e o planejamento das aulas com foco em “música”. A partir do tema “música”, os gêneros explorados foram a playlist e a letra musical. Para trabalhar esses gêneros, o planejamento teve como base a pedagogia de gêneros, que, de acordo com Ticks (2005), tem quatro passos a serem seguidos: 1) negociação; 2) desconstrução; 3) construção conjunta e 4) construção autônoma do texto. O público alvo foi uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Santa Maria–RS, e os interesses dos alunos fizeram parte do planejamento, via um questionário sobre seus gostos musicais, o que foi utilizado para escolher dos gêneros musicais e letras usados em aula. Ao total foram quatro aulas de observação e 11 aulas de regência, ao longo das quais, foram trabalhados itens de organização retórica, vocabulário relacionado aos gêneros mencionados, e o tópico gramatical do material didático solicitado pela professora regente. O período de estágio relatado aqui foi desafiador em função de tempo e imprevistos e o que contribui de forma significativa foi a relação do planejamento com teorias que sustentam a organização prática das aulas e as reflexões que surgem no caminho." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1223_TB381_10022025155353.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA LETÍCIA GRIEBLER" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA" "autor_email" => "valeriagriebler@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121107 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 381 "inscrito_id" => 1223 "titulo" => "MÚSICA EM FOCO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "O estágio supervisionado obrigatório é o período em que o contexto acadêmico está mais próximo do contexto escolar (PIETRI, 2017), e em que a reflexão acerca do lecionar se enfatiza ao levar o licenciando até a escola. A prática reflexiva permite que os futuros professores dominem os desafios que encontrarão na escola e dentro das salas de aula, e toda a sua imprevisibilidade e complexidade (CELANI, 2008). Dessa forma, o presente relato visa descrever a experiência vivida durante o segundo semestre de Estágio Supervisionado do curso de Letras Inglês e, assim, refletir criticamente sobre o projeto de ensino e o planejamento das aulas com foco em “música”. A partir do tema “música”, os gêneros explorados foram a playlist e a letra musical. Para trabalhar esses gêneros, o planejamento teve como base a pedagogia de gêneros, que, de acordo com Ticks (2005), tem quatro passos a serem seguidos: 1) negociação; 2) desconstrução; 3) construção conjunta e 4) construção autônoma do texto. O público alvo foi uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Santa Maria–RS, e os interesses dos alunos fizeram parte do planejamento, via um questionário sobre seus gostos musicais, o que foi utilizado para escolher dos gêneros musicais e letras usados em aula. Ao total foram quatro aulas de observação e 11 aulas de regência, ao longo das quais, foram trabalhados itens de organização retórica, vocabulário relacionado aos gêneros mencionados, e o tópico gramatical do material didático solicitado pela professora regente. O período de estágio relatado aqui foi desafiador em função de tempo e imprevistos e o que contribui de forma significativa foi a relação do planejamento com teorias que sustentam a organização prática das aulas e as reflexões que surgem no caminho." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1223_TB381_10022025155353.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA LETÍCIA GRIEBLER" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA" "autor_email" => "valeriagriebler@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }