Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS MEDIADA POR PALESTRAS TEMÁTICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120986
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 231
    "inscrito_id" => 470
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS MEDIADA POR PALESTRAS TEMÁTICAS"
    "resumo" => "O presente resumo tem a intenção de apresentar o relato de experiência relacionado à formação continuada para professores dos Anos Iniciais atuantes na rede municipal de ensino de Goianésia do Pará, uma realidade Amazônica. A formação continuada para professores se constituiu a partir de um conjunto de três palestras realizadas em diferentes escolas abordando temáticas específicas de modo a oportunizar uma discussão conforme a necessidade indicada por cada realidade de ensino. Os encontros formativos tiveram como objetivo registrar e analisar a importância da formação continuada segundo a visão dos professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma realidade educacional paraense. Contamos com a participação de 15 professores que após assistirem a palestra em sua escola de atuação, responderam um questionário com duas questões relacionadas a importância da formação continuada para eles, sendo uma questão fechada e outra aberta. Quanto ao aspecto metodológico seguimos uma abordagem qualitativa da pesquisa conforme Galiazzi; Souza (2022); Ludke; André (2012) enquanto sua sustentação teórica destacamos Veiga (2012); Zabala (1998); Tardif (2013) além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a destacar o artigo 62 por tratar sobre a formação continuada para os profissionais do magistério. No tocante aos resultados, foi possível revelar o quanto é relevante os momentos de formação, por se caracterizar em uma oportunidade de pensar a prática educacional com vista para o ensino e a aprendizagem; também que através de alguns olhares teóricos oportunizados no momento das formações os professores se apropriam de visões, dicas e conhecimentos que subsidiarão no processo de ensino em cada realidade educativa tornando o olhar mais amplo e significativo sobre as diferentes realidades e ainda se destaca a grandeza de os momentos de formação serem capazes de trazer novos conhecimentos possíveis de mudar as realidades e modificar pensamentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV211_MD1_ID470_TB231_19022025124850.pdf"
    "created_at" => "2025-05-02 13:26:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINDOMAR PEREIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LINDOMAR"
    "autor_email" => "klindomar@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120986
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 231
    "inscrito_id" => 470
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS MEDIADA POR PALESTRAS TEMÁTICAS"
    "resumo" => "O presente resumo tem a intenção de apresentar o relato de experiência relacionado à formação continuada para professores dos Anos Iniciais atuantes na rede municipal de ensino de Goianésia do Pará, uma realidade Amazônica. A formação continuada para professores se constituiu a partir de um conjunto de três palestras realizadas em diferentes escolas abordando temáticas específicas de modo a oportunizar uma discussão conforme a necessidade indicada por cada realidade de ensino. Os encontros formativos tiveram como objetivo registrar e analisar a importância da formação continuada segundo a visão dos professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma realidade educacional paraense. Contamos com a participação de 15 professores que após assistirem a palestra em sua escola de atuação, responderam um questionário com duas questões relacionadas a importância da formação continuada para eles, sendo uma questão fechada e outra aberta. Quanto ao aspecto metodológico seguimos uma abordagem qualitativa da pesquisa conforme Galiazzi; Souza (2022); Ludke; André (2012) enquanto sua sustentação teórica destacamos Veiga (2012); Zabala (1998); Tardif (2013) além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a destacar o artigo 62 por tratar sobre a formação continuada para os profissionais do magistério. No tocante aos resultados, foi possível revelar o quanto é relevante os momentos de formação, por se caracterizar em uma oportunidade de pensar a prática educacional com vista para o ensino e a aprendizagem; também que através de alguns olhares teóricos oportunizados no momento das formações os professores se apropriam de visões, dicas e conhecimentos que subsidiarão no processo de ensino em cada realidade educativa tornando o olhar mais amplo e significativo sobre as diferentes realidades e ainda se destaca a grandeza de os momentos de formação serem capazes de trazer novos conhecimentos possíveis de mudar as realidades e modificar pensamentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV211_MD1_ID470_TB231_19022025124850.pdf"
    "created_at" => "2025-05-02 13:26:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINDOMAR PEREIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LINDOMAR"
    "autor_email" => "klindomar@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O presente resumo tem a intenção de apresentar o relato de experiência relacionado à formação continuada para professores dos Anos Iniciais atuantes na rede municipal de ensino de Goianésia do Pará, uma realidade Amazônica. A formação continuada para professores se constituiu a partir de um conjunto de três palestras realizadas em diferentes escolas abordando temáticas específicas de modo a oportunizar uma discussão conforme a necessidade indicada por cada realidade de ensino. Os encontros formativos tiveram como objetivo registrar e analisar a importância da formação continuada segundo a visão dos professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma realidade educacional paraense. Contamos com a participação de 15 professores que após assistirem a palestra em sua escola de atuação, responderam um questionário com duas questões relacionadas a importância da formação continuada para eles, sendo uma questão fechada e outra aberta. Quanto ao aspecto metodológico seguimos uma abordagem qualitativa da pesquisa conforme Galiazzi; Souza (2022); Ludke; André (2012) enquanto sua sustentação teórica destacamos Veiga (2012); Zabala (1998); Tardif (2013) além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a destacar o artigo 62 por tratar sobre a formação continuada para os profissionais do magistério. No tocante aos resultados, foi possível revelar o quanto é relevante os momentos de formação, por se caracterizar em uma oportunidade de pensar a prática educacional com vista para o ensino e a aprendizagem; também que através de alguns olhares teóricos oportunizados no momento das formações os professores se apropriam de visões, dicas e conhecimentos que subsidiarão no processo de ensino em cada realidade educativa tornando o olhar mais amplo e significativo sobre as diferentes realidades e ainda se destaca a grandeza de os momentos de formação serem capazes de trazer novos conhecimentos possíveis de mudar as realidades e modificar pensamentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.