FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS MEDIADA POR PALESTRAS TEMÁTICAS
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120986 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 231 "inscrito_id" => 470 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS MEDIADA POR PALESTRAS TEMÁTICAS" "resumo" => "O presente resumo tem a intenção de apresentar o relato de experiência relacionado à formação continuada para professores dos Anos Iniciais atuantes na rede municipal de ensino de Goianésia do Pará, uma realidade Amazônica. A formação continuada para professores se constituiu a partir de um conjunto de três palestras realizadas em diferentes escolas abordando temáticas específicas de modo a oportunizar uma discussão conforme a necessidade indicada por cada realidade de ensino. Os encontros formativos tiveram como objetivo registrar e analisar a importância da formação continuada segundo a visão dos professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma realidade educacional paraense. Contamos com a participação de 15 professores que após assistirem a palestra em sua escola de atuação, responderam um questionário com duas questões relacionadas a importância da formação continuada para eles, sendo uma questão fechada e outra aberta. Quanto ao aspecto metodológico seguimos uma abordagem qualitativa da pesquisa conforme Galiazzi; Souza (2022); Ludke; André (2012) enquanto sua sustentação teórica destacamos Veiga (2012); Zabala (1998); Tardif (2013) além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a destacar o artigo 62 por tratar sobre a formação continuada para os profissionais do magistério. No tocante aos resultados, foi possível revelar o quanto é relevante os momentos de formação, por se caracterizar em uma oportunidade de pensar a prática educacional com vista para o ensino e a aprendizagem; também que através de alguns olhares teóricos oportunizados no momento das formações os professores se apropriam de visões, dicas e conhecimentos que subsidiarão no processo de ensino em cada realidade educativa tornando o olhar mais amplo e significativo sobre as diferentes realidades e ainda se destaca a grandeza de os momentos de formação serem capazes de trazer novos conhecimentos possíveis de mudar as realidades e modificar pensamentos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV211_MD1_ID470_TB231_19022025124850.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINDOMAR PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LINDOMAR" "autor_email" => "klindomar@yahoo.com.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120986 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 231 "inscrito_id" => 470 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS MEDIADA POR PALESTRAS TEMÁTICAS" "resumo" => "O presente resumo tem a intenção de apresentar o relato de experiência relacionado à formação continuada para professores dos Anos Iniciais atuantes na rede municipal de ensino de Goianésia do Pará, uma realidade Amazônica. A formação continuada para professores se constituiu a partir de um conjunto de três palestras realizadas em diferentes escolas abordando temáticas específicas de modo a oportunizar uma discussão conforme a necessidade indicada por cada realidade de ensino. Os encontros formativos tiveram como objetivo registrar e analisar a importância da formação continuada segundo a visão dos professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma realidade educacional paraense. Contamos com a participação de 15 professores que após assistirem a palestra em sua escola de atuação, responderam um questionário com duas questões relacionadas a importância da formação continuada para eles, sendo uma questão fechada e outra aberta. Quanto ao aspecto metodológico seguimos uma abordagem qualitativa da pesquisa conforme Galiazzi; Souza (2022); Ludke; André (2012) enquanto sua sustentação teórica destacamos Veiga (2012); Zabala (1998); Tardif (2013) além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a destacar o artigo 62 por tratar sobre a formação continuada para os profissionais do magistério. No tocante aos resultados, foi possível revelar o quanto é relevante os momentos de formação, por se caracterizar em uma oportunidade de pensar a prática educacional com vista para o ensino e a aprendizagem; também que através de alguns olhares teóricos oportunizados no momento das formações os professores se apropriam de visões, dicas e conhecimentos que subsidiarão no processo de ensino em cada realidade educativa tornando o olhar mais amplo e significativo sobre as diferentes realidades e ainda se destaca a grandeza de os momentos de formação serem capazes de trazer novos conhecimentos possíveis de mudar as realidades e modificar pensamentos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV211_MD1_ID470_TB231_19022025124850.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINDOMAR PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LINDOMAR" "autor_email" => "klindomar@yahoo.com.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }