Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

RELATO DE EXPERIÊNCIA – INTERVENÇÃO SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social.
0 of 0
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120968 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 210 "inscrito_id" => 699 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA – INTERVENÇÃO SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO" "resumo" => "O trabalho desenvolvido por dois alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus São Vicente do Sul, teve como objetivo promover uma intervenção educativa sobre gênero, sexualidade e feminismo com os alunos do ensino fundamental. Devido a um acidente de moto sofrido por um dos membros, o mesmo foi o único responsável pela regência da turma durante a intervenção. A atividade foi planejada tendo como base as resposta de um questionário feito a um professor de biologia da rede publica de ensino fundamental, tal atividade teve como intuito explorar a diversidade sexual e de gênero por meio da dinâmica "Passa ou Repassa", proporcionando um ambiente seguro para o diálogo e a reflexão sobre esses temas sensíveis. A metodologia adotada incluiu dinâmicas de grupo, palestras expositivas, debates e atividades práticas, com o intuito de desconstruir estereótipos e promover o respeito à diversidade. O referencial teórico-metodológico utilizado baseou-se nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Referencial Curricular Gaúcho, além de considerar os desafios atuais na abordagem desses temas nas escolas. A intervenção proporcionou aos alunos a oportunidade de refletir e conhecer sobre identidade de gênero e sexualidade de maneira criativa, estimulando o pensamento crítico e a conscientização sobre a importância da igualdade e do respeito mútuo. Embora a intervenção tenha sido realizada por um único aluno devido ao imprevisto, o impacto positivo nas discussões e na abordagem dos temas demonstrou a relevância da proposta e a necessidade de mais atividades como essa no ambiente escolar, tal abordagem participativa e interativa foi bem-sucedida em captar a atenção da turma, além disso as dinâmicas ajudaram a consolidar os conceitos e tornaram o aprendizado mais leve e envolvente, e ainda se mantendo atrativo para todos.O trabalho desenvolvido por dois alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus São Vicente do Sul, teve como objetivo promover uma intervençã" "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID699_TB210_07022025172126.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ GUSTAVO DA SILVA MARIA" "autor_nome_curto" => "LUIZ GUSTAVO" "autor_email" => "gustavous2022@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120968 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 210 "inscrito_id" => 699 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA – INTERVENÇÃO SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO" "resumo" => "O trabalho desenvolvido por dois alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus São Vicente do Sul, teve como objetivo promover uma intervenção educativa sobre gênero, sexualidade e feminismo com os alunos do ensino fundamental. Devido a um acidente de moto sofrido por um dos membros, o mesmo foi o único responsável pela regência da turma durante a intervenção. A atividade foi planejada tendo como base as resposta de um questionário feito a um professor de biologia da rede publica de ensino fundamental, tal atividade teve como intuito explorar a diversidade sexual e de gênero por meio da dinâmica "Passa ou Repassa", proporcionando um ambiente seguro para o diálogo e a reflexão sobre esses temas sensíveis. A metodologia adotada incluiu dinâmicas de grupo, palestras expositivas, debates e atividades práticas, com o intuito de desconstruir estereótipos e promover o respeito à diversidade. O referencial teórico-metodológico utilizado baseou-se nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Referencial Curricular Gaúcho, além de considerar os desafios atuais na abordagem desses temas nas escolas. A intervenção proporcionou aos alunos a oportunidade de refletir e conhecer sobre identidade de gênero e sexualidade de maneira criativa, estimulando o pensamento crítico e a conscientização sobre a importância da igualdade e do respeito mútuo. Embora a intervenção tenha sido realizada por um único aluno devido ao imprevisto, o impacto positivo nas discussões e na abordagem dos temas demonstrou a relevância da proposta e a necessidade de mais atividades como essa no ambiente escolar, tal abordagem participativa e interativa foi bem-sucedida em captar a atenção da turma, além disso as dinâmicas ajudaram a consolidar os conceitos e tornaram o aprendizado mais leve e envolvente, e ainda se mantendo atrativo para todos.O trabalho desenvolvido por dois alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus São Vicente do Sul, teve como objetivo promover uma intervençã" "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID699_TB210_07022025172126.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ GUSTAVO DA SILVA MARIA" "autor_nome_curto" => "LUIZ GUSTAVO" "autor_email" => "gustavous2022@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O trabalho desenvolvido por dois alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus São Vicente do Sul, teve como objetivo promover uma intervenção educativa sobre gênero, sexualidade e feminismo com os alunos do ensino fundamental. Devido a um acidente de moto sofrido por um dos membros, o mesmo foi o único responsável pela regência da turma durante a intervenção. A atividade foi planejada tendo como base as resposta de um questionário feito a um professor de biologia da rede publica de ensino fundamental, tal atividade teve como intuito explorar a diversidade sexual e de gênero por meio da dinâmica "Passa ou Repassa", proporcionando um ambiente seguro para o diálogo e a reflexão sobre esses temas sensíveis. A metodologia adotada incluiu dinâmicas de grupo, palestras expositivas, debates e atividades práticas, com o intuito de desconstruir estereótipos e promover o respeito à diversidade. O referencial teórico-metodológico utilizado baseou-se nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Referencial Curricular Gaúcho, além de considerar os desafios atuais na abordagem desses temas nas escolas. A intervenção proporcionou aos alunos a oportunidade de refletir e conhecer sobre identidade de gênero e sexualidade de maneira criativa, estimulando o pensamento crítico e a conscientização sobre a importância da igualdade e do respeito mútuo. Embora a intervenção tenha sido realizada por um único aluno devido ao imprevisto, o impacto positivo nas discussões e na abordagem dos temas demonstrou a relevância da proposta e a necessidade de mais atividades como essa no ambiente escolar, tal abordagem participativa e interativa foi bem-sucedida em captar a atenção da turma, além disso as dinâmicas ajudaram a consolidar os conceitos e tornaram o aprendizado mais leve e envolvente, e ainda se mantendo atrativo para todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.