"AS PALAVRAS SE ESTICAM E ESTICAM O HORIZONTE DA GENTE": EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120829 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 34 "inscrito_id" => 412 "titulo" => ""AS PALAVRAS SE ESTICAM E ESTICAM O HORIZONTE DA GENTE": EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Este trabalho apresenta algumas experiências enquanto professor de língua portuguesa na educação básica, com o objetivo de refletir criticamente a relação entre teoria e práticas de ensino, partindo da perspectiva dos estudos de letramento literário e da constituição do sujeito-leitor, baseando-se em autores como Jorge Larrosa, Marisa Lajolo, Rildo Cosson etc. As experiências descritas e analisadas contextualizam-se em escolas municipais de Capão da Canoa, em uma sequência de trabalhos realizados nos anos finais do ensino fundamental, desde o ano letivo de 2022 até o presente momento. Foram trabalhados diferentes gêneros textuais e literários, em processos de mediação de leitura, compreensão e produção de texto. Alguns dos projetos realizados incluem saídas pedagógicas na biblioteca municipal, feiras literárias e mostras de trabalhos culturais. Os trabalhos incluem leitura e adaptação para histórias em quadrinhos do livro “O menino que caiu no buraco”, de Ivan Jaf; construção de maquetes do livro “Maya e a fera”, de Maya Gabeira; produção e escrita de diários, a partir da leitura de fragmentos de Anne Frank, Carolina Maria de Jesus, Jeff Kinney, Zlata Filipovi?, entre outros; produção de livros de contos, após a leitura de “7 histórias de gelar o sangue” e conversa com o autor Antônio Schimeneck; trabalhos crítico-reflexivos permeados pela leitura de crônicas de “Mas em que mundo tu vive”, de José Falero. Apesar dos desafios encontrados nos espaços pedagógicos, como a limitação de obras literárias, as dificuldades individuais dos estudantes e, em alguns casos, a não-compreensão da importância do letramento literário nas aulas de língua portuguesa, os resultados foram pertinentes e demonstraram um progresso gradativo na formação dos estudantes enquanto leitores e produtores literários, auxiliando também na construção dos demais conhecimentos linguísticos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID412_TB34_14012025150637.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSÉ CARVALHO LEBKUCHEN" "autor_nome_curto" => "JESSÉ" "autor_email" => "jesse_carvalho@live.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120829 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 34 "inscrito_id" => 412 "titulo" => ""AS PALAVRAS SE ESTICAM E ESTICAM O HORIZONTE DA GENTE": EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Este trabalho apresenta algumas experiências enquanto professor de língua portuguesa na educação básica, com o objetivo de refletir criticamente a relação entre teoria e práticas de ensino, partindo da perspectiva dos estudos de letramento literário e da constituição do sujeito-leitor, baseando-se em autores como Jorge Larrosa, Marisa Lajolo, Rildo Cosson etc. As experiências descritas e analisadas contextualizam-se em escolas municipais de Capão da Canoa, em uma sequência de trabalhos realizados nos anos finais do ensino fundamental, desde o ano letivo de 2022 até o presente momento. Foram trabalhados diferentes gêneros textuais e literários, em processos de mediação de leitura, compreensão e produção de texto. Alguns dos projetos realizados incluem saídas pedagógicas na biblioteca municipal, feiras literárias e mostras de trabalhos culturais. Os trabalhos incluem leitura e adaptação para histórias em quadrinhos do livro “O menino que caiu no buraco”, de Ivan Jaf; construção de maquetes do livro “Maya e a fera”, de Maya Gabeira; produção e escrita de diários, a partir da leitura de fragmentos de Anne Frank, Carolina Maria de Jesus, Jeff Kinney, Zlata Filipovi?, entre outros; produção de livros de contos, após a leitura de “7 histórias de gelar o sangue” e conversa com o autor Antônio Schimeneck; trabalhos crítico-reflexivos permeados pela leitura de crônicas de “Mas em que mundo tu vive”, de José Falero. Apesar dos desafios encontrados nos espaços pedagógicos, como a limitação de obras literárias, as dificuldades individuais dos estudantes e, em alguns casos, a não-compreensão da importância do letramento literário nas aulas de língua portuguesa, os resultados foram pertinentes e demonstraram um progresso gradativo na formação dos estudantes enquanto leitores e produtores literários, auxiliando também na construção dos demais conhecimentos linguísticos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID412_TB34_14012025150637.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSÉ CARVALHO LEBKUCHEN" "autor_nome_curto" => "JESSÉ" "autor_email" => "jesse_carvalho@live.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }