Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

"AS PALAVRAS SE ESTICAM E ESTICAM O HORIZONTE DA GENTE": EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta algumas experiências enquanto professor de língua portuguesa na educação básica, com o objetivo de refletir criticamente a relação entre teoria e práticas de ensino, partindo da perspectiva dos estudos de letramento literário e da constituição do sujeito-leitor, baseando-se em autores como Jorge Larrosa, Marisa Lajolo, Rildo Cosson etc. As experiências descritas e analisadas contextualizam-se em escolas municipais de Capão da Canoa, em uma sequência de trabalhos realizados nos anos finais do ensino fundamental, desde o ano letivo de 2022 até o presente momento. Foram trabalhados diferentes gêneros textuais e literários, em processos de mediação de leitura, compreensão e produção de texto. Alguns dos projetos realizados incluem saídas pedagógicas na biblioteca municipal, feiras literárias e mostras de trabalhos culturais. Os trabalhos incluem leitura e adaptação para histórias em quadrinhos do livro “O menino que caiu no buraco”, de Ivan Jaf; construção de maquetes do livro “Maya e a fera”, de Maya Gabeira; produção e escrita de diários, a partir da leitura de fragmentos de Anne Frank, Carolina Maria de Jesus, Jeff Kinney, Zlata Filipovi?, entre outros; produção de livros de contos, após a leitura de “7 histórias de gelar o sangue” e conversa com o autor Antônio Schimeneck; trabalhos crítico-reflexivos permeados pela leitura de crônicas de “Mas em que mundo tu vive”, de José Falero. Apesar dos desafios encontrados nos espaços pedagógicos, como a limitação de obras literárias, as dificuldades individuais dos estudantes e, em alguns casos, a não-compreensão da importância do letramento literário nas aulas de língua portuguesa, os resultados foram pertinentes e demonstraram um progresso gradativo na formação dos estudantes enquanto leitores e produtores literários, auxiliando também na construção dos demais conhecimentos linguísticos.

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