DE REPENTE ALUNO: A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
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Nesse contexto, este estudo teve como objetivo investigar a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, analisando como professoras de ambas as etapas compreendem e lidam com esse processo à luz do que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Metodologicamente, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com a realização de três rodas de conversa com duas professoras da rede municipal de ensino de uma cidade do Vale do Taquari, uma representando a etapa da pré-escola da Educação Infantil e, a outra, o primeiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos indicam que, embora haja uma intenção de garantir continuidade pedagógica das ações, conforme propõe a BNCC, a transição apresenta desafios significativos, como a adaptação dos alunos a um ambiente mais disciplinado e voltado para a escolarização. Conclui-se que um planejamento cuidadoso e colaborativo entre as etapas pode facilitar essa transição, respeitando e preservando a infância das crianças." 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