A TERCEIRA IDADE NOS CURSOS DE INFORMÁTICA UMA BUSCA DE INCLUSÃO
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O estudo foi realizado com o grupo de idosos participantes do Serviço Social do Comércio/SESC, localizado na zona sul da cidade de Cajazeiras/PB que realizavam aulas de informática no Laboratório da referida instituição, sob a supervisão de técnicos de informática. A amostra do estudo foi composta por 37 idosos. A coleta de dados foi realizada através de uma estrevista semiestruturada. E os dados foram analisados seguindo a análise de Bardin. Resultados: Em relação aos discursos analisados, foram evidenciadas três categorias com suas subcategorias e unidades de contexto. Primeira Categoria: percepção do idoso. Subcategoria: máquina difícil, coisa moderna, proporcionar lazer. Segunda Categoria: buscar conhecimentos. Subcategoria: curiosidade, usar o computador de forma independente, socializar com família e amigo e aprender a usar a internet. E na terceira Categoria: dificuldades. Subcategoria: problemas visuais, ausência de computador no domicilio, baixa escolaridade. 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