A REALIDADE VIRTUAL E SEU BENEFÍCIO NA PROMOÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.
"2015-09-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11983 "edicao_id" => 36 "trabalho_id" => 644 "inscrito_id" => 3013 "titulo" => "A REALIDADE VIRTUAL E SEU BENEFÍCIO NA PROMOÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA." "resumo" => "Introdução: O envelhecimento populacional é, hoje, um fenômeno no mundo, isto significa um crescimento mais elevado da população idosa com relação aos demais grupos etários. Um dado relevante mostra que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2000-2030) em 2030 haverá um aumento de idosos em escala nacional, alcançando em até o dobro da população atual. Nesta perspectiva, deve-se pensar a práxis voltada para a promoção de saúde e a garantia do envelhecimento ativo e saudável destes indivíduos. Um importante e recente recurso para garantir este benefício é a Realidade Virtual, que se caracteriza como um recurso que interage com o ser humano sob forma virtual, seja por computador ou videogames. Este estudo tem como objetivo analisar o cenário atual de publicações científicas em saúde sobre o uso da Realidade Virtual na promoção de saúde da pessoa idosa. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura do tema proposto, entre 2010 e 2015, utilizando os descritores combinados pelo operador booleano AND “Realidade Virtual AND idosos” e “Jogos de Vídeo AND idosos”, utilizando as bases de dados presentes na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online). Resultados e Discussões: Foram selecionados 08 estudos obedecendo aos critérios de elegibilidade, dentre estes, observou-se que a maior parte foram publicados no ano de 2013 (n=04; 50%), sendo eles a maior parte de pesquisas originais (n=06; 75%), voltadas para a avaliação da aplicabilidade do recurso em idosos saudáveis (n=05; 62,5%). Quanto aos profissionais que utilizaram o recurso observou-se a presença multidisciplinar, contando com profissionais de Educação Física, Médicos, Terapeutas Ocupacionais, sendo a maior parte os Fisioterapeutas (n=04; 50%). Conclusão: A Realidade Virtual ainda é um recurso recente na área de saúde, ainda com um numero significativo de publicações para o contexto nacional. Observa-se a necessidade de estimular pesquisadores a se apropriarem deste recurso de intervenção, a fim de que alavanquem as publicações científicas para fundamentar esta prática baseada em evidencias e, desta forma, efetivar o objetivo de garantir a pessoa idosa a manutenção de sua saúde e qualidade de vida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Práticas Clínicas e Terapêuticas direcionadas a Pessoa Idosa" "palavra_chave" => "IDOSOS, JOGOS DE VIDEO, REALIDADE VIRTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV040_MD4_SA3_ID3013_25082015163528.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:59" "updated_at" => "2020-06-09 18:43:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO LEONCIO CAIANA" "autor_nome_curto" => "THIAGO LEONCIO" "autor_email" => "thiagoleonciofisio@gmail." "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-cieh" "edicao_nome" => "Anais IV CIEH" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2015" "edicao_logo" => "5e49e629f3441_16022020220233.png" "edicao_capa" => "5f182cb905404_22072020091033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-09-24 00:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11983 "edicao_id" => 36 "trabalho_id" => 644 "inscrito_id" => 3013 "titulo" => "A REALIDADE VIRTUAL E SEU BENEFÍCIO NA PROMOÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA." "resumo" => "Introdução: O envelhecimento populacional é, hoje, um fenômeno no mundo, isto significa um crescimento mais elevado da população idosa com relação aos demais grupos etários. Um dado relevante mostra que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2000-2030) em 2030 haverá um aumento de idosos em escala nacional, alcançando em até o dobro da população atual. Nesta perspectiva, deve-se pensar a práxis voltada para a promoção de saúde e a garantia do envelhecimento ativo e saudável destes indivíduos. Um importante e recente recurso para garantir este benefício é a Realidade Virtual, que se caracteriza como um recurso que interage com o ser humano sob forma virtual, seja por computador ou videogames. Este estudo tem como objetivo analisar o cenário atual de publicações científicas em saúde sobre o uso da Realidade Virtual na promoção de saúde da pessoa idosa. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura do tema proposto, entre 2010 e 2015, utilizando os descritores combinados pelo operador booleano AND “Realidade Virtual AND idosos” e “Jogos de Vídeo AND idosos”, utilizando as bases de dados presentes na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online). Resultados e Discussões: Foram selecionados 08 estudos obedecendo aos critérios de elegibilidade, dentre estes, observou-se que a maior parte foram publicados no ano de 2013 (n=04; 50%), sendo eles a maior parte de pesquisas originais (n=06; 75%), voltadas para a avaliação da aplicabilidade do recurso em idosos saudáveis (n=05; 62,5%). Quanto aos profissionais que utilizaram o recurso observou-se a presença multidisciplinar, contando com profissionais de Educação Física, Médicos, Terapeutas Ocupacionais, sendo a maior parte os Fisioterapeutas (n=04; 50%). Conclusão: A Realidade Virtual ainda é um recurso recente na área de saúde, ainda com um numero significativo de publicações para o contexto nacional. Observa-se a necessidade de estimular pesquisadores a se apropriarem deste recurso de intervenção, a fim de que alavanquem as publicações científicas para fundamentar esta prática baseada em evidencias e, desta forma, efetivar o objetivo de garantir a pessoa idosa a manutenção de sua saúde e qualidade de vida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Práticas Clínicas e Terapêuticas direcionadas a Pessoa Idosa" "palavra_chave" => "IDOSOS, JOGOS DE VIDEO, REALIDADE VIRTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV040_MD4_SA3_ID3013_25082015163528.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:59" "updated_at" => "2020-06-09 18:43:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO LEONCIO CAIANA" "autor_nome_curto" => "THIAGO LEONCIO" "autor_email" => "thiagoleonciofisio@gmail." "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-cieh" "edicao_nome" => "Anais IV CIEH" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2015" "edicao_logo" => "5e49e629f3441_16022020220233.png" "edicao_capa" => "5f182cb905404_22072020091033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-09-24 00:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }