Artigo CONEDU - Educação matemática (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-019-6

O ENSINO DE ÁLGEBRA E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: UMA ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES DO PROFMAT

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 13 - Educação matemática
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119217
    "edicao_id" => 371
    "trabalho_id" => 5776
    "inscrito_id" => 15205
    "titulo" => "O ENSINO DE ÁLGEBRA E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: UMA ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES DO PROFMAT"
    "resumo" => "O desenvolvimento do pensamento algébrico é apresentado como finalidade da unidade temática Álgebra da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apontado como essencial para a utilização de modelos matemáticos que permitem compreender, representar e analisar problemas utilizando corretamente a simbologia da linguagem matemática. Reconhecendo a centralidade do tema, o presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que analisou as dissertações do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) relacionadas com o ensino de álgebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico, publicadas no Banco de Dissertações do PROFMAT. Como referencial teórico, dialogamos, principalmente, com estudos que tematizam o ensino de álgebra na perspectiva do desenvolvimento do pensamento algébrico. Como abordagem metodológica, utilizamos os estudos de revisão, com enfoque na produção de um mapeamento dos trabalhos já realizados. Para isso, foi feita uma busca no banco de dissertações do PROFMAT, utilizando os descritores “Pensamento Algébrico” e “Ensino de Álgebra”, de forma combinada, no título da dissertação, de modo que foi possível encontrar um total de 18 dissertações, sendo 6 relacionadas ao primeiro descritor e 12 relacionadas ao segundo. Os resultados da análise foram organizados de acordo com três categorias estabelecidas a priori, sendo elas: “Abordagem dos conceitos matemáticos”, “Atividades propostas para sala de aula” e “Dificuldades no desenvolvimento das pesquisas”. Foi observado que poucos autores descrevem atividades efetivamente desenvolvidas em sala de aula, sendo que a maioria das dissertações publicadas são de caráter exclusivamente teórico ou de caráter propositivo, apresentando sugestões de exercícios ou de atividades que não foram utilizados em sala de aula pelos autores. Em relação às dificuldades, são apontados problemas com o planejamento e com a infraestrutura, além da falta de interesse dos alunos, entre outras. A pesquisa realizada mostrou que existem poucas dissertações que abordam o tema, representando menos de 1% das publicações no banco do PROFMAT."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID15205_TB5776_27102024221203.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:18:35"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EUGENIA BRUNILDA OPAZO URIBE"
    "autor_nome_curto" => "EUGENIA"
    "autor_email" => "eugenia.uribe@ufms.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-matematica-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:00:31"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119217
    "edicao_id" => 371
    "trabalho_id" => 5776
    "inscrito_id" => 15205
    "titulo" => "O ENSINO DE ÁLGEBRA E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: UMA ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES DO PROFMAT"
    "resumo" => "O desenvolvimento do pensamento algébrico é apresentado como finalidade da unidade temática Álgebra da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apontado como essencial para a utilização de modelos matemáticos que permitem compreender, representar e analisar problemas utilizando corretamente a simbologia da linguagem matemática. Reconhecendo a centralidade do tema, o presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que analisou as dissertações do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) relacionadas com o ensino de álgebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico, publicadas no Banco de Dissertações do PROFMAT. Como referencial teórico, dialogamos, principalmente, com estudos que tematizam o ensino de álgebra na perspectiva do desenvolvimento do pensamento algébrico. Como abordagem metodológica, utilizamos os estudos de revisão, com enfoque na produção de um mapeamento dos trabalhos já realizados. Para isso, foi feita uma busca no banco de dissertações do PROFMAT, utilizando os descritores “Pensamento Algébrico” e “Ensino de Álgebra”, de forma combinada, no título da dissertação, de modo que foi possível encontrar um total de 18 dissertações, sendo 6 relacionadas ao primeiro descritor e 12 relacionadas ao segundo. Os resultados da análise foram organizados de acordo com três categorias estabelecidas a priori, sendo elas: “Abordagem dos conceitos matemáticos”, “Atividades propostas para sala de aula” e “Dificuldades no desenvolvimento das pesquisas”. Foi observado que poucos autores descrevem atividades efetivamente desenvolvidas em sala de aula, sendo que a maioria das dissertações publicadas são de caráter exclusivamente teórico ou de caráter propositivo, apresentando sugestões de exercícios ou de atividades que não foram utilizados em sala de aula pelos autores. Em relação às dificuldades, são apontados problemas com o planejamento e com a infraestrutura, além da falta de interesse dos alunos, entre outras. A pesquisa realizada mostrou que existem poucas dissertações que abordam o tema, representando menos de 1% das publicações no banco do PROFMAT."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID15205_TB5776_27102024221203.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:18:35"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EUGENIA BRUNILDA OPAZO URIBE"
    "autor_nome_curto" => "EUGENIA"
    "autor_email" => "eugenia.uribe@ufms.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-matematica-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:00:31"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 371
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-matematica-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13"
        "logo" => null
        "capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png"
        "timbrado" => "679107e90f1ec_22012025115953.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 17:00:31"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:58:30"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 371
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-matematica-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13"
        "logo" => null
        "capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png"
        "timbrado" => "679107e90f1ec_22012025115953.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 17:00:31"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:58:30"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 240
                "edicao_id" => 371
                "codigo" => "978-65-5222-019-6"
                "capa" => "679107e911e1b_22012025115953.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Com grande satisfa&ccedil;&atilde;o, apresentamos este e-book, resultado das investiga&ccedil;&otilde;es do Grupo de Trabalho de Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica &ndash; GT 13 do X CONEDU.<br />\r\n
                  Em pleno s&eacute;culo XXI, n&atilde;o h&aacute; discord&acirc;ncia de que o ensino de matem&aacute;tica &eacute; considerado importante para todos os estudantes, uma vez que indiv&iacute;duos com s&oacute;lida forma&ccedil;&atilde;o matem&aacute;tica podem resolver diversos problemas da vida di&aacute;ria. Entretanto, se trata de uma &aacute;rea do conhecimento com n&iacute;veis baixos de aprendizagem, especialmente em nosso pa&iacute;s.<br />\r\n
                  O ensino de matem&aacute;tica, entre outras discuss&otilde;es, para o Programa Internacional de Avalia&ccedil;&atilde;o de Estudantes (PISA), &eacute; entendido atualmente em um contexto de um mundo com r&aacute;pidas mudan&ccedil;as, impulsionadas por novas tecnologias e tend&ecirc;ncias nas quais os cidad&atilde;os s&atilde;o criativos e empenhados, formulando decis&otilde;es para utiliza&ccedil;&atilde;o individual e no &acirc;mbito da sociedade em que vivem.<br />\r\n
                  &Eacute; justamente neste contexto que o X CONEDU trouxe como tema &lsquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rsquo;, convidando a discuss&otilde;es para o ensino de matem&aacute;tica dessa sociedade em transforma&ccedil;&atilde;o, com vistas ao aprimoramento de pr&aacute;ticas de ensino e de avalia&ccedil;&otilde;es de matem&aacute;tica para todos os p&uacute;blicos inseridos no ambiente escolar, especialmente para uma sociedade em transforma&ccedil;&atilde;o e a inser&ccedil;&atilde;o no s&eacute;culo XXI.&nbsp;<br />\r\n
                  Que esta obra inspire educadores e pesquisadores a se lan&ccedil;arem nesse universo, com vistas ao aprimoramento da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica, tanto para forma&ccedil;&atilde;o inicial como continuada dos professores no Brasil.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  BRUNO SEBASTI&Atilde;O RODRIGUES DA COSTA<br />\r\n
                  RAFAEL SILVA PATRICIO<br />\r\n
                  ERICA ALVES BARBOSA<br />\r\n
                  ARIANE LUZIA DOS SANTOS<br />\r\n
                  WILSON FRANCISCO DA ROCHA LIMA<br />\r\n
                  NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA SANDALO PEREIRA<br />\r\n
                  MICHELE GOMES DE QUEIROZ<br />\r\n
                  AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n
                  ABIGAIL FREGNI LINS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e945e77ff_24012025162557.pdf"
                "arquivo" => "11022025144308-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 17:00:31"
                "updated_at" => "2025-02-11 14:43:08"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 240
                "edicao_id" => 371
                "codigo" => "978-65-5222-019-6"
                "capa" => "679107e911e1b_22012025115953.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Com grande satisfa&ccedil;&atilde;o, apresentamos este e-book, resultado das investiga&ccedil;&otilde;es do Grupo de Trabalho de Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica &ndash; GT 13 do X CONEDU.<br />\r\n
                  Em pleno s&eacute;culo XXI, n&atilde;o h&aacute; discord&acirc;ncia de que o ensino de matem&aacute;tica &eacute; considerado importante para todos os estudantes, uma vez que indiv&iacute;duos com s&oacute;lida forma&ccedil;&atilde;o matem&aacute;tica podem resolver diversos problemas da vida di&aacute;ria. Entretanto, se trata de uma &aacute;rea do conhecimento com n&iacute;veis baixos de aprendizagem, especialmente em nosso pa&iacute;s.<br />\r\n
                  O ensino de matem&aacute;tica, entre outras discuss&otilde;es, para o Programa Internacional de Avalia&ccedil;&atilde;o de Estudantes (PISA), &eacute; entendido atualmente em um contexto de um mundo com r&aacute;pidas mudan&ccedil;as, impulsionadas por novas tecnologias e tend&ecirc;ncias nas quais os cidad&atilde;os s&atilde;o criativos e empenhados, formulando decis&otilde;es para utiliza&ccedil;&atilde;o individual e no &acirc;mbito da sociedade em que vivem.<br />\r\n
                  &Eacute; justamente neste contexto que o X CONEDU trouxe como tema &lsquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rsquo;, convidando a discuss&otilde;es para o ensino de matem&aacute;tica dessa sociedade em transforma&ccedil;&atilde;o, com vistas ao aprimoramento de pr&aacute;ticas de ensino e de avalia&ccedil;&otilde;es de matem&aacute;tica para todos os p&uacute;blicos inseridos no ambiente escolar, especialmente para uma sociedade em transforma&ccedil;&atilde;o e a inser&ccedil;&atilde;o no s&eacute;culo XXI.&nbsp;<br />\r\n
                  Que esta obra inspire educadores e pesquisadores a se lan&ccedil;arem nesse universo, com vistas ao aprimoramento da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica, tanto para forma&ccedil;&atilde;o inicial como continuada dos professores no Brasil.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  BRUNO SEBASTI&Atilde;O RODRIGUES DA COSTA<br />\r\n
                  RAFAEL SILVA PATRICIO<br />\r\n
                  ERICA ALVES BARBOSA<br />\r\n
                  ARIANE LUZIA DOS SANTOS<br />\r\n
                  WILSON FRANCISCO DA ROCHA LIMA<br />\r\n
                  NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA SANDALO PEREIRA<br />\r\n
                  MICHELE GOMES DE QUEIROZ<br />\r\n
                  AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n
                  ABIGAIL FREGNI LINS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e945e77ff_24012025162557.pdf"
                "arquivo" => "11022025144308-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 17:00:31"
                "updated_at" => "2025-02-11 14:43:08"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O desenvolvimento do pensamento algébrico é apresentado como finalidade da unidade temática Álgebra da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apontado como essencial para a utilização de modelos matemáticos que permitem compreender, representar e analisar problemas utilizando corretamente a simbologia da linguagem matemática. Reconhecendo a centralidade do tema, o presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que analisou as dissertações do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) relacionadas com o ensino de álgebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico, publicadas no Banco de Dissertações do PROFMAT. Como referencial teórico, dialogamos, principalmente, com estudos que tematizam o ensino de álgebra na perspectiva do desenvolvimento do pensamento algébrico. Como abordagem metodológica, utilizamos os estudos de revisão, com enfoque na produção de um mapeamento dos trabalhos já realizados. Para isso, foi feita uma busca no banco de dissertações do PROFMAT, utilizando os descritores “Pensamento Algébrico” e “Ensino de Álgebra”, de forma combinada, no título da dissertação, de modo que foi possível encontrar um total de 18 dissertações, sendo 6 relacionadas ao primeiro descritor e 12 relacionadas ao segundo. Os resultados da análise foram organizados de acordo com três categorias estabelecidas a priori, sendo elas: “Abordagem dos conceitos matemáticos”, “Atividades propostas para sala de aula” e “Dificuldades no desenvolvimento das pesquisas”. Foi observado que poucos autores descrevem atividades efetivamente desenvolvidas em sala de aula, sendo que a maioria das dissertações publicadas são de caráter exclusivamente teórico ou de caráter propositivo, apresentando sugestões de exercícios ou de atividades que não foram utilizados em sala de aula pelos autores. Em relação às dificuldades, são apontados problemas com o planejamento e com a infraestrutura, além da falta de interesse dos alunos, entre outras. A pesquisa realizada mostrou que existem poucas dissertações que abordam o tema, representando menos de 1% das publicações no banco do PROFMAT.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.