O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM CONTEXTOS INDÍGENAS: QUAL É O SEU LUGAR NA EDUCAÇÃO INDÍGENA E NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA?
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119214 "edicao_id" => 371 "trabalho_id" => 4817 "inscrito_id" => 14124 "titulo" => "O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM CONTEXTOS INDÍGENAS: QUAL É O SEU LUGAR NA EDUCAÇÃO INDÍGENA E NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA?" "resumo" => "O estudo se desenvolveu sobre a experiência de vida, em dois contextos indígenas diferenciados, decorrente da disciplina Sociedade Indígena e Educação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Manaus. O objetivo é identificar elementos matemáticos em atividades educativas, tanto na Educação Indígena quanto na Educação Escolar Indígena, no cotidiano ou em ambiente escolar. Além da proposta de reflexão entre os conceitos que, na sociedade não indígena apresenta-se confuso. O diálogo entre teoria e prática segue na perspectiva da Etnomatemática Dambrosiana, tendo como proposta um olhar para as raízes culturais e sua dinamicidade, com reflexão no referencial teórico, entre eles, encontram-se D’Ambrósio (2002, 2005, 2008), Knijnik (2002, 2021), Rosa e Orey (2005) e Freitas (2020). A metodologia é de observação e interpretativa, de abordagem qualitativa e, de aplicação técnica de entrevista, caracterizada como pesquisa de campo, tendo como coleta e dados, nota manuais, gravações de áudios e vídeos. A visita in loco permitiu o contato direto com o sujeito da pesquisa em seu ambiente, com a observação de fatos e fenômenos apresentáveis, apara a obtenção de respostas à questão: O que os indígenas sabem, fazem ou utilizam de conhecimento matemático? A visitação inicial aconteceu na comunidade do indígena Tuyuca, com demonstração da inserção na/com a natureza e suas práticas diárias. A segunda visitação ocorreu na comunidade indígena Nova Esperança, povo Kokama, com o espaço cultural, lugar de reforço escolar para as crianças indígenas. Resumidamente, a matemática é intrínseca, nas práticas indígenas e, nos diferentes modos de saber e de fazer educação e; a educação indígena e a educação escolar indígena são complementares no fortalecimento da valorização das culturas e de saberes, permitindo o diálogo intercultural entre as sociedades." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14124_TB4817_25102024004936.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:18:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REJANE MARIA CALDAS FREITAS" "autor_nome_curto" => "REJANE FREITAS" "autor_email" => "rejanefreitas76@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-matematica-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:00:31" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119214 "edicao_id" => 371 "trabalho_id" => 4817 "inscrito_id" => 14124 "titulo" => "O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM CONTEXTOS INDÍGENAS: QUAL É O SEU LUGAR NA EDUCAÇÃO INDÍGENA E NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA?" "resumo" => "O estudo se desenvolveu sobre a experiência de vida, em dois contextos indígenas diferenciados, decorrente da disciplina Sociedade Indígena e Educação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Manaus. O objetivo é identificar elementos matemáticos em atividades educativas, tanto na Educação Indígena quanto na Educação Escolar Indígena, no cotidiano ou em ambiente escolar. Além da proposta de reflexão entre os conceitos que, na sociedade não indígena apresenta-se confuso. O diálogo entre teoria e prática segue na perspectiva da Etnomatemática Dambrosiana, tendo como proposta um olhar para as raízes culturais e sua dinamicidade, com reflexão no referencial teórico, entre eles, encontram-se D’Ambrósio (2002, 2005, 2008), Knijnik (2002, 2021), Rosa e Orey (2005) e Freitas (2020). A metodologia é de observação e interpretativa, de abordagem qualitativa e, de aplicação técnica de entrevista, caracterizada como pesquisa de campo, tendo como coleta e dados, nota manuais, gravações de áudios e vídeos. A visita in loco permitiu o contato direto com o sujeito da pesquisa em seu ambiente, com a observação de fatos e fenômenos apresentáveis, apara a obtenção de respostas à questão: O que os indígenas sabem, fazem ou utilizam de conhecimento matemático? A visitação inicial aconteceu na comunidade do indígena Tuyuca, com demonstração da inserção na/com a natureza e suas práticas diárias. A segunda visitação ocorreu na comunidade indígena Nova Esperança, povo Kokama, com o espaço cultural, lugar de reforço escolar para as crianças indígenas. Resumidamente, a matemática é intrínseca, nas práticas indígenas e, nos diferentes modos de saber e de fazer educação e; a educação indígena e a educação escolar indígena são complementares no fortalecimento da valorização das culturas e de saberes, permitindo o diálogo intercultural entre as sociedades." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14124_TB4817_25102024004936.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:18:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REJANE MARIA CALDAS FREITAS" "autor_nome_curto" => "REJANE FREITAS" "autor_email" => "rejanefreitas76@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-matematica-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:00:31" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 371 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-matematica-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13" "logo" => null "capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png" "timbrado" => "679107e90f1ec_22012025115953.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 17:00:31" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:30" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 371 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-matematica-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13" "logo" => null "capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png" "timbrado" => "679107e90f1ec_22012025115953.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 17:00:31" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:30" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 240 "edicao_id" => 371 "codigo" => "978-65-5222-019-6" "capa" => "679107e911e1b_22012025115953.png" "titulo" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "prefacio" => """ Com grande satisfação, apresentamos este e-book, resultado das investigações do Grupo de Trabalho de Educação Matemática – GT 13 do X CONEDU.<br />\r\n Em pleno século XXI, não há discordância de que o ensino de matemática é considerado importante para todos os estudantes, uma vez que indivíduos com sólida formação matemática podem resolver diversos problemas da vida diária. Entretanto, se trata de uma área do conhecimento com níveis baixos de aprendizagem, especialmente em nosso país.<br />\r\n O ensino de matemática, entre outras discussões, para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), é entendido atualmente em um contexto de um mundo com rápidas mudanças, impulsionadas por novas tecnologias e tendências nas quais os cidadãos são criativos e empenhados, formulando decisões para utilização individual e no âmbito da sociedade em que vivem.<br />\r\n É justamente neste contexto que o X CONEDU trouxe como tema ‘Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio’, convidando a discussões para o ensino de matemática dessa sociedade em transformação, com vistas ao aprimoramento de práticas de ensino e de avaliações de matemática para todos os públicos inseridos no ambiente escolar, especialmente para uma sociedade em transformação e a inserção no século XXI. <br />\r\n Que esta obra inspire educadores e pesquisadores a se lançarem nesse universo, com vistas ao aprimoramento da Educação Matemática, tanto para formação inicial como continuada dos professores no Brasil.<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n BRUNO SEBASTIÃO RODRIGUES DA COSTA<br />\r\n RAFAEL SILVA PATRICIO<br />\r\n ERICA ALVES BARBOSA<br />\r\n ARIANE LUZIA DOS SANTOS<br />\r\n WILSON FRANCISCO DA ROCHA LIMA<br />\r\n NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE<br />\r\n PATRÍCIA SANDALO PEREIRA<br />\r\n MICHELE GOMES DE QUEIROZ<br />\r\n AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n ABIGAIL FREGNI LINS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793e945e77ff_24012025162557.pdf" "arquivo" => "11022025144308-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 17:00:31" "updated_at" => "2025-02-11 14:43:08" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 240 "edicao_id" => 371 "codigo" => "978-65-5222-019-6" "capa" => "679107e911e1b_22012025115953.png" "titulo" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "prefacio" => """ Com grande satisfação, apresentamos este e-book, resultado das investigações do Grupo de Trabalho de Educação Matemática – GT 13 do X CONEDU.<br />\r\n Em pleno século XXI, não há discordância de que o ensino de matemática é considerado importante para todos os estudantes, uma vez que indivíduos com sólida formação matemática podem resolver diversos problemas da vida diária. Entretanto, se trata de uma área do conhecimento com níveis baixos de aprendizagem, especialmente em nosso país.<br />\r\n O ensino de matemática, entre outras discussões, para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), é entendido atualmente em um contexto de um mundo com rápidas mudanças, impulsionadas por novas tecnologias e tendências nas quais os cidadãos são criativos e empenhados, formulando decisões para utilização individual e no âmbito da sociedade em que vivem.<br />\r\n É justamente neste contexto que o X CONEDU trouxe como tema ‘Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio’, convidando a discussões para o ensino de matemática dessa sociedade em transformação, com vistas ao aprimoramento de práticas de ensino e de avaliações de matemática para todos os públicos inseridos no ambiente escolar, especialmente para uma sociedade em transformação e a inserção no século XXI. <br />\r\n Que esta obra inspire educadores e pesquisadores a se lançarem nesse universo, com vistas ao aprimoramento da Educação Matemática, tanto para formação inicial como continuada dos professores no Brasil.<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n BRUNO SEBASTIÃO RODRIGUES DA COSTA<br />\r\n RAFAEL SILVA PATRICIO<br />\r\n ERICA ALVES BARBOSA<br />\r\n ARIANE LUZIA DOS SANTOS<br />\r\n WILSON FRANCISCO DA ROCHA LIMA<br />\r\n NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE<br />\r\n PATRÍCIA SANDALO PEREIRA<br />\r\n MICHELE GOMES DE QUEIROZ<br />\r\n AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n ABIGAIL FREGNI LINS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793e945e77ff_24012025162557.pdf" "arquivo" => "11022025144308-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 17:00:31" "updated_at" => "2025-02-11 14:43:08" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }