OS IMPACTOS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NOS RESULTADOS DE MATEMÁTICA DO SPAECE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA-CE.
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119211 "edicao_id" => 371 "trabalho_id" => 4358 "inscrito_id" => 14001 "titulo" => "OS IMPACTOS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NOS RESULTADOS DE MATEMÁTICA DO SPAECE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA-CE." "resumo" => "O presente trabalho faz uma revisão literária sobre a prática das avaliações diagnósticas na Rede Municipal de ensino de Fortaleza - ADRs, utilizando como metodologia a pesquisa exploratória, e de como essa ação vem impactando os resultados das avaliações externas, focando no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE. O SPAECE se configura como uma importante ferramenta, nessa Rede, norteadora dos processos de aprendizagem e de ajuda para mensurar os avanços dos alunos, constituindo, enquanto política pública, um instrumento de grande potencial para alinhamento e redirecionamento de estratégias pedagógicas em rede. Será apresentada a série histórica dos resultados das ADRs no período de 2015 a 2023, bem como os resultados obtidos pelo sistema de ensino municipal no período compreendido entre 2012 e 2022 no SPAECE, buscando fazer com isso, uma análise comparativa entre os resultados dessas avaliações e de como eles vêm sendo impactados por esse acompanhamento. Nesta análise é perceptível que não há ainda uma consolidação desses resultados, mesmo com todas as estratégias utilizadas, pois apresentam crescimentos tímidos e com consideráveis oscilações. Pode-se verificar também que há uma política de acompanhamento já bem efetivada e articulada em torno desses processos avaliativos, com crescimentos bem evidenciados nas participações no SPAECE ao longo dos anos analisados. Apontamos ainda a consonância dos resultados alcançados nos anos de 2018 e 2022, quando respectivamente, em 2018 tivemos crescimentos sucessivos nas ADRs e a maior proficiência na avaliação externa. Já em 2022, com sucessivas quedas nas ADRs, a Rede obteve um dos seus mais baixos resultados no SPAECE, neste percurso observado. Destacamos também a evolução da política de acompanhamento desta Rede, com implementação do sistema próprio de avaliação, implementação de formações como suporte pedagógico e direcionamento de materiais de apoio, com foco no fortalecimento da aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14001_TB4358_16102024192938.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:18:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BENEDITO MARCIANO GOMES" "autor_nome_curto" => "MARCIANO GOMES" "autor_email" => "marcianogomess@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-matematica-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:00:31" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119211 "edicao_id" => 371 "trabalho_id" => 4358 "inscrito_id" => 14001 "titulo" => "OS IMPACTOS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NOS RESULTADOS DE MATEMÁTICA DO SPAECE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA-CE." "resumo" => "O presente trabalho faz uma revisão literária sobre a prática das avaliações diagnósticas na Rede Municipal de ensino de Fortaleza - ADRs, utilizando como metodologia a pesquisa exploratória, e de como essa ação vem impactando os resultados das avaliações externas, focando no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE. O SPAECE se configura como uma importante ferramenta, nessa Rede, norteadora dos processos de aprendizagem e de ajuda para mensurar os avanços dos alunos, constituindo, enquanto política pública, um instrumento de grande potencial para alinhamento e redirecionamento de estratégias pedagógicas em rede. Será apresentada a série histórica dos resultados das ADRs no período de 2015 a 2023, bem como os resultados obtidos pelo sistema de ensino municipal no período compreendido entre 2012 e 2022 no SPAECE, buscando fazer com isso, uma análise comparativa entre os resultados dessas avaliações e de como eles vêm sendo impactados por esse acompanhamento. Nesta análise é perceptível que não há ainda uma consolidação desses resultados, mesmo com todas as estratégias utilizadas, pois apresentam crescimentos tímidos e com consideráveis oscilações. Pode-se verificar também que há uma política de acompanhamento já bem efetivada e articulada em torno desses processos avaliativos, com crescimentos bem evidenciados nas participações no SPAECE ao longo dos anos analisados. Apontamos ainda a consonância dos resultados alcançados nos anos de 2018 e 2022, quando respectivamente, em 2018 tivemos crescimentos sucessivos nas ADRs e a maior proficiência na avaliação externa. Já em 2022, com sucessivas quedas nas ADRs, a Rede obteve um dos seus mais baixos resultados no SPAECE, neste percurso observado. Destacamos também a evolução da política de acompanhamento desta Rede, com implementação do sistema próprio de avaliação, implementação de formações como suporte pedagógico e direcionamento de materiais de apoio, com foco no fortalecimento da aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14001_TB4358_16102024192938.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:18:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BENEDITO MARCIANO GOMES" "autor_nome_curto" => "MARCIANO GOMES" "autor_email" => "marcianogomess@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-matematica-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:00:31" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 371 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-matematica-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13" "logo" => null "capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png" "timbrado" => "679107e90f1ec_22012025115953.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 17:00:31" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:30" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 371 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-matematica-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT13" "logo" => null "capa" => "679107e90c72c_22012025115953.png" "timbrado" => "679107e90f1ec_22012025115953.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 17:00:31" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:30" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 240 "edicao_id" => 371 "codigo" => "978-65-5222-019-6" "capa" => "679107e911e1b_22012025115953.png" "titulo" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "prefacio" => """ Com grande satisfação, apresentamos este e-book, resultado das investigações do Grupo de Trabalho de Educação Matemática – GT 13 do X CONEDU.<br />\r\n Em pleno século XXI, não há discordância de que o ensino de matemática é considerado importante para todos os estudantes, uma vez que indivíduos com sólida formação matemática podem resolver diversos problemas da vida diária. Entretanto, se trata de uma área do conhecimento com níveis baixos de aprendizagem, especialmente em nosso país.<br />\r\n O ensino de matemática, entre outras discussões, para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), é entendido atualmente em um contexto de um mundo com rápidas mudanças, impulsionadas por novas tecnologias e tendências nas quais os cidadãos são criativos e empenhados, formulando decisões para utilização individual e no âmbito da sociedade em que vivem.<br />\r\n É justamente neste contexto que o X CONEDU trouxe como tema ‘Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio’, convidando a discussões para o ensino de matemática dessa sociedade em transformação, com vistas ao aprimoramento de práticas de ensino e de avaliações de matemática para todos os públicos inseridos no ambiente escolar, especialmente para uma sociedade em transformação e a inserção no século XXI. <br />\r\n Que esta obra inspire educadores e pesquisadores a se lançarem nesse universo, com vistas ao aprimoramento da Educação Matemática, tanto para formação inicial como continuada dos professores no Brasil.<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n BRUNO SEBASTIÃO RODRIGUES DA COSTA<br />\r\n RAFAEL SILVA PATRICIO<br />\r\n ERICA ALVES BARBOSA<br />\r\n ARIANE LUZIA DOS SANTOS<br />\r\n WILSON FRANCISCO DA ROCHA LIMA<br />\r\n NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE<br />\r\n PATRÍCIA SANDALO PEREIRA<br />\r\n MICHELE GOMES DE QUEIROZ<br />\r\n AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n ABIGAIL FREGNI LINS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793e945e77ff_24012025162557.pdf" "arquivo" => "11022025144308-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 17:00:31" "updated_at" => "2025-02-11 14:43:08" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 240 "edicao_id" => 371 "codigo" => "978-65-5222-019-6" "capa" => "679107e911e1b_22012025115953.png" "titulo" => "CONEDU - Educação matemática (Vol.3)" "prefacio" => """ Com grande satisfação, apresentamos este e-book, resultado das investigações do Grupo de Trabalho de Educação Matemática – GT 13 do X CONEDU.<br />\r\n Em pleno século XXI, não há discordância de que o ensino de matemática é considerado importante para todos os estudantes, uma vez que indivíduos com sólida formação matemática podem resolver diversos problemas da vida diária. Entretanto, se trata de uma área do conhecimento com níveis baixos de aprendizagem, especialmente em nosso país.<br />\r\n O ensino de matemática, entre outras discussões, para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), é entendido atualmente em um contexto de um mundo com rápidas mudanças, impulsionadas por novas tecnologias e tendências nas quais os cidadãos são criativos e empenhados, formulando decisões para utilização individual e no âmbito da sociedade em que vivem.<br />\r\n É justamente neste contexto que o X CONEDU trouxe como tema ‘Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio’, convidando a discussões para o ensino de matemática dessa sociedade em transformação, com vistas ao aprimoramento de práticas de ensino e de avaliações de matemática para todos os públicos inseridos no ambiente escolar, especialmente para uma sociedade em transformação e a inserção no século XXI. <br />\r\n Que esta obra inspire educadores e pesquisadores a se lançarem nesse universo, com vistas ao aprimoramento da Educação Matemática, tanto para formação inicial como continuada dos professores no Brasil.<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n BRUNO SEBASTIÃO RODRIGUES DA COSTA<br />\r\n RAFAEL SILVA PATRICIO<br />\r\n ERICA ALVES BARBOSA<br />\r\n ARIANE LUZIA DOS SANTOS<br />\r\n WILSON FRANCISCO DA ROCHA LIMA<br />\r\n NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE<br />\r\n PATRÍCIA SANDALO PEREIRA<br />\r\n MICHELE GOMES DE QUEIROZ<br />\r\n AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n ABIGAIL FREGNI LINS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793e945e77ff_24012025162557.pdf" "arquivo" => "11022025144308-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 17:00:31" "updated_at" => "2025-02-11 14:43:08" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }