Artigo CONEDU - Educação especial (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-018-9

PLANEJAMENTO DOCENTE PARA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 10 - Educação especial
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119117
    "edicao_id" => 368
    "trabalho_id" => 6696
    "inscrito_id" => 17051
    "titulo" => "PLANEJAMENTO DOCENTE PARA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS"
    "resumo" => "O presente trabalho trata sobre o Planejamento Docente para Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais. A pesquisa foi realizada em escolas públicas da Rede Estadual de Teresina-PI com 03 professores(as) atuantes em Salas de Recursos Multifuncionais. O objetivo geral desse trabalho foi de investigar como ocorre a organização do planejamento docente para o Atendimento Educacional Especializado(AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais. E com os seguintes objetivos específicos: descrever como é organizado o planejamento nas Salas de Recursos Multifuncionais relatado pelos professores/as de AEE de Escolas Públicas da Rede Estadual de Teresina-PI; identificar a organização e estruturação dos planos que são utilizados pelos professores/as de AEE nas Salas de Recursos Multifuncionais e verificar se o planejamento retratado pelos professores (as) de AEE contribuem para educação inclusiva. O referencial teórico estudado é composto por autores como Alves (2006), Libâneo (2013), Mantoan (2003) e entre outros que abordam a temática em estudo. Os resultados revelam que os professores participantes da pesquisa apontam as condições necessárias para realizar seus planos em decorrência do público alvo de estudantes com deficiência atendidos, no qual a grande parte é composta por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dessa forma, relataram que planejamento é baseado na avaliação diagnóstica que é realizada juntamente com a estruturação do plano de atendimento educacional especializado, no qual é construído com base na singularidade de cada estudante com deficiência, em virtude de suas dificuldades para superar barreiras aquiridas do processo de escolarização que geram impedimento para aprendizagem."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID17051_TB6696_16102024173049.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:10:47"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA DA SILVA SOUSA SIQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "andressasiqueira.profa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-especial-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:51:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119117
    "edicao_id" => 368
    "trabalho_id" => 6696
    "inscrito_id" => 17051
    "titulo" => "PLANEJAMENTO DOCENTE PARA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS"
    "resumo" => "O presente trabalho trata sobre o Planejamento Docente para Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais. A pesquisa foi realizada em escolas públicas da Rede Estadual de Teresina-PI com 03 professores(as) atuantes em Salas de Recursos Multifuncionais. O objetivo geral desse trabalho foi de investigar como ocorre a organização do planejamento docente para o Atendimento Educacional Especializado(AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais. E com os seguintes objetivos específicos: descrever como é organizado o planejamento nas Salas de Recursos Multifuncionais relatado pelos professores/as de AEE de Escolas Públicas da Rede Estadual de Teresina-PI; identificar a organização e estruturação dos planos que são utilizados pelos professores/as de AEE nas Salas de Recursos Multifuncionais e verificar se o planejamento retratado pelos professores (as) de AEE contribuem para educação inclusiva. O referencial teórico estudado é composto por autores como Alves (2006), Libâneo (2013), Mantoan (2003) e entre outros que abordam a temática em estudo. Os resultados revelam que os professores participantes da pesquisa apontam as condições necessárias para realizar seus planos em decorrência do público alvo de estudantes com deficiência atendidos, no qual a grande parte é composta por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dessa forma, relataram que planejamento é baseado na avaliação diagnóstica que é realizada juntamente com a estruturação do plano de atendimento educacional especializado, no qual é construído com base na singularidade de cada estudante com deficiência, em virtude de suas dificuldades para superar barreiras aquiridas do processo de escolarização que geram impedimento para aprendizagem."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID17051_TB6696_16102024173049.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:10:47"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA DA SILVA SOUSA SIQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "andressasiqueira.profa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-especial-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:51:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 368
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-especial-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10"
        "logo" => null
        "capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg"
        "timbrado" => "679106d63bcb5_22012025115518.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:51:19"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 368
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-especial-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10"
        "logo" => null
        "capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg"
        "timbrado" => "679106d63bcb5_22012025115518.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:51:19"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 237
                "edicao_id" => 368
                "codigo" => "978-65-5222-018-9"
                "capa" => "679106f54fe0e_22012025115549.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  A Educa&ccedil;&atilde;o Especial &eacute; uma modalidade de ensino que perpassa todos os n&iacute;veis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o direito de uma educa&ccedil;&atilde;o acess&iacute;vel e de qualidade para todos. Entretanto, &eacute; poss&iacute;vel observar que se trata de uma modalidade com muito por se defender e valorizar, demonstrando a relev&acirc;ncia de se debru&ccedil;ar por estudos que s&atilde;o apresentados em eventos educacionais e e-books, como os desta obra.<br />\r\n
                  Uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreens&atilde;o, ela permite ao estudante alcan&ccedil;ar uma vida digna e aut&ocirc;noma, sendo um sujeito cr&iacute;tico capaz de tomar decis&otilde;es e realizar escolhas por si mesmo. Para tanto, o ensino de todas as disciplinas deve ser pensado de maneira acess&iacute;vel e isso s&oacute; &eacute; poss&iacute;vel com o apoio do profissional de educa&ccedil;&atilde;o especial, que &eacute; formado para essa fun&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  N&atilde;o &eacute; dem&eacute;rito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas &aacute;reas necessitem do apoio do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial. Ora, n&atilde;o esperamos ou ao menos n&atilde;o dever&iacute;amos esperar, que o professor de matem&aacute;tica ministrasse aulas de ingl&ecirc;s, tampouco o professor de hist&oacute;ria ministrasse aulas de f&iacute;sica. No entanto, ainda encontramos resist&ecirc;ncia na compreens&atilde;o do papel do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial dentro das institui&ccedil;&otilde;es educacionais em seus diversos n&iacute;veis.<br />\r\n
                  No entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares est&atilde;o expandindo o horizonte, ultrapassando o n&iacute;vel b&aacute;sico de educa&ccedil;&atilde;o, sobretudo a alfabetiza&ccedil;&atilde;o. S&atilde;o estudos que nos levam a refletir sobre o direito de se aprender todo o conte&uacute;do previsto para uma forma&ccedil;&atilde;o de qualidade. Ou seja, estudos que abordam estrat&eacute;gias de ensino para as diversas disciplinas do ensino b&aacute;sico, para conte&uacute;dos de ensino profissionalizante, para a forma&ccedil;&atilde;o em educa&ccedil;&atilde;o superior e para o mundo do trabalho.<br />\r\n
                  Portanto, &eacute; com muita alegria, que os convido a uma imers&atilde;o nos textos contidos neste e-book de alt&iacute;ssima qualidade, convido ainda para uma sincera reflex&atilde;o sobre pensamentos e ideias que conduzem a um mundo capacitista, mesmo que n&atilde;o intencionalmente. &nbsp;Apenas alerto para um grande risco! O risco de perceber que verdades absolutas n&atilde;o existem, o que significa que estamos em constante constru&ccedil;&atilde;o tamb&eacute;m profissionalmente. Excelente leitura<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => """
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PHAGNER RAMOS TAVARES<br />\r\n
                  MARA CRISTINA LOPES SILVA ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO<br />\r\n
                  V&Acirc;NIA DA SILVA FERREIRA<br />\r\n
                  HELEN CRISTIANE DA SILVA THEODORO<br />\r\n
                  MARILIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; ALVES SANTIAGO<br />\r\n
                  FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES<br />\r\n
                  ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO<br />\r\n
                  FRANCYLLAYANS KARLA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n
                  BEATRIZ ALVES DE DEUS BISPO<br />\r\n
                  JAMMERSON YURI DA SILVA<br />\r\n
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e52957e9f_24012025160825.pdf"
                "arquivo" => "28012025165212-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:51:19"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 237
                "edicao_id" => 368
                "codigo" => "978-65-5222-018-9"
                "capa" => "679106f54fe0e_22012025115549.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  A Educa&ccedil;&atilde;o Especial &eacute; uma modalidade de ensino que perpassa todos os n&iacute;veis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o direito de uma educa&ccedil;&atilde;o acess&iacute;vel e de qualidade para todos. Entretanto, &eacute; poss&iacute;vel observar que se trata de uma modalidade com muito por se defender e valorizar, demonstrando a relev&acirc;ncia de se debru&ccedil;ar por estudos que s&atilde;o apresentados em eventos educacionais e e-books, como os desta obra.<br />\r\n
                  Uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreens&atilde;o, ela permite ao estudante alcan&ccedil;ar uma vida digna e aut&ocirc;noma, sendo um sujeito cr&iacute;tico capaz de tomar decis&otilde;es e realizar escolhas por si mesmo. Para tanto, o ensino de todas as disciplinas deve ser pensado de maneira acess&iacute;vel e isso s&oacute; &eacute; poss&iacute;vel com o apoio do profissional de educa&ccedil;&atilde;o especial, que &eacute; formado para essa fun&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  N&atilde;o &eacute; dem&eacute;rito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas &aacute;reas necessitem do apoio do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial. Ora, n&atilde;o esperamos ou ao menos n&atilde;o dever&iacute;amos esperar, que o professor de matem&aacute;tica ministrasse aulas de ingl&ecirc;s, tampouco o professor de hist&oacute;ria ministrasse aulas de f&iacute;sica. No entanto, ainda encontramos resist&ecirc;ncia na compreens&atilde;o do papel do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial dentro das institui&ccedil;&otilde;es educacionais em seus diversos n&iacute;veis.<br />\r\n
                  No entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares est&atilde;o expandindo o horizonte, ultrapassando o n&iacute;vel b&aacute;sico de educa&ccedil;&atilde;o, sobretudo a alfabetiza&ccedil;&atilde;o. S&atilde;o estudos que nos levam a refletir sobre o direito de se aprender todo o conte&uacute;do previsto para uma forma&ccedil;&atilde;o de qualidade. Ou seja, estudos que abordam estrat&eacute;gias de ensino para as diversas disciplinas do ensino b&aacute;sico, para conte&uacute;dos de ensino profissionalizante, para a forma&ccedil;&atilde;o em educa&ccedil;&atilde;o superior e para o mundo do trabalho.<br />\r\n
                  Portanto, &eacute; com muita alegria, que os convido a uma imers&atilde;o nos textos contidos neste e-book de alt&iacute;ssima qualidade, convido ainda para uma sincera reflex&atilde;o sobre pensamentos e ideias que conduzem a um mundo capacitista, mesmo que n&atilde;o intencionalmente. &nbsp;Apenas alerto para um grande risco! O risco de perceber que verdades absolutas n&atilde;o existem, o que significa que estamos em constante constru&ccedil;&atilde;o tamb&eacute;m profissionalmente. Excelente leitura<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => """
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PHAGNER RAMOS TAVARES<br />\r\n
                  MARA CRISTINA LOPES SILVA ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO<br />\r\n
                  V&Acirc;NIA DA SILVA FERREIRA<br />\r\n
                  HELEN CRISTIANE DA SILVA THEODORO<br />\r\n
                  MARILIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; ALVES SANTIAGO<br />\r\n
                  FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES<br />\r\n
                  ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO<br />\r\n
                  FRANCYLLAYANS KARLA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n
                  BEATRIZ ALVES DE DEUS BISPO<br />\r\n
                  JAMMERSON YURI DA SILVA<br />\r\n
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e52957e9f_24012025160825.pdf"
                "arquivo" => "28012025165212-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:51:19"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O presente trabalho trata sobre o Planejamento Docente para Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais. A pesquisa foi realizada em escolas públicas da Rede Estadual de Teresina-PI com 03 professores(as) atuantes em Salas de Recursos Multifuncionais. O objetivo geral desse trabalho foi de investigar como ocorre a organização do planejamento docente para o Atendimento Educacional Especializado(AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais. E com os seguintes objetivos específicos: descrever como é organizado o planejamento nas Salas de Recursos Multifuncionais relatado pelos professores/as de AEE de Escolas Públicas da Rede Estadual de Teresina-PI; identificar a organização e estruturação dos planos que são utilizados pelos professores/as de AEE nas Salas de Recursos Multifuncionais e verificar se o planejamento retratado pelos professores (as) de AEE contribuem para educação inclusiva. O referencial teórico estudado é composto por autores como Alves (2006), Libâneo (2013), Mantoan (2003) e entre outros que abordam a temática em estudo. Os resultados revelam que os professores participantes da pesquisa apontam as condições necessárias para realizar seus planos em decorrência do público alvo de estudantes com deficiência atendidos, no qual a grande parte é composta por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dessa forma, relataram que planejamento é baseado na avaliação diagnóstica que é realizada juntamente com a estruturação do plano de atendimento educacional especializado, no qual é construído com base na singularidade de cada estudante com deficiência, em virtude de suas dificuldades para superar barreiras aquiridas do processo de escolarização que geram impedimento para aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.