PRÁTICA DOCENTE EM FÍSICA E INCLUSÃO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DAS NECESSIDADES DOS ALUNOS SURDOS NO IFMA - CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119085 "edicao_id" => 368 "trabalho_id" => 1421 "inscrito_id" => 6929 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE EM FÍSICA E INCLUSÃO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DAS NECESSIDADES DOS ALUNOS SURDOS NO IFMA - CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO" "resumo" => "A educação inclusiva é um tema cada vez mais relevante e atual, buscando garantir o acesso à educação de qualidade para todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais ou culturais. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a prática docente do professor de Física e a contribuição do profissional Tradutor e Intérprete de Libras em sala de aula, com foco nas condições e necessidades de aprendizagem das pessoas com surdez no primeiro e segundo anos de curso da Educação Profissional Técnica Integrada ao Médio do IFMA, Campus São Luís Monte Castelo, incluindo as relações do aluno surdo com os ouvintes. A pesquisa, de natureza qualitativa, emprega a modalidade da Pesquisa Narrativa e da Análise Textual Discursiva, juntamente com procedimentos metodológicos como pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. A revisão bibliográfica realizada destaca o papel fundamental do professor na mediação dos conceitos complexos da ciência para alunos com surdez. Diante disso, a pesquisa busca responder à seguinte questão: como o professor de Física tem desenvolvido sua prática docente em consonância com as necessidades dos alunos surdos no contexto da inclusão educacional? Os resultados obtidos destacam duas categorias de estudo que iluminam o objeto de investigação: (i) Contexto e Prática Docente Pedagógica com Alunos Surdos; e (ii) Prática Docente no Ensino de Conceitos da Física. Foi observado que a prática docente e o processo avaliativo de alunos surdos exigem adaptações significativas. O acesso a recursos tecnológicos, métodos de ensino flexíveis e o papel do intérprete são cruciais para uma educação inclusiva de qualidade. Professores destacaram a importância de compreender a cultura surda e utilizar metodologias diferenciadas, como recursos visuais e atividades práticas, para promover uma aprendizagem eficaz." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID6929_TB1421_23102024103621.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:10:47" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE ROBERTA SANTOS CARDOSO SILVA" "autor_nome_curto" => "ALINE ROBERTA" "autor_email" => "aline.roberta@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-especial-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:51:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119085 "edicao_id" => 368 "trabalho_id" => 1421 "inscrito_id" => 6929 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE EM FÍSICA E INCLUSÃO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DAS NECESSIDADES DOS ALUNOS SURDOS NO IFMA - CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO" "resumo" => "A educação inclusiva é um tema cada vez mais relevante e atual, buscando garantir o acesso à educação de qualidade para todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais ou culturais. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a prática docente do professor de Física e a contribuição do profissional Tradutor e Intérprete de Libras em sala de aula, com foco nas condições e necessidades de aprendizagem das pessoas com surdez no primeiro e segundo anos de curso da Educação Profissional Técnica Integrada ao Médio do IFMA, Campus São Luís Monte Castelo, incluindo as relações do aluno surdo com os ouvintes. A pesquisa, de natureza qualitativa, emprega a modalidade da Pesquisa Narrativa e da Análise Textual Discursiva, juntamente com procedimentos metodológicos como pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. A revisão bibliográfica realizada destaca o papel fundamental do professor na mediação dos conceitos complexos da ciência para alunos com surdez. Diante disso, a pesquisa busca responder à seguinte questão: como o professor de Física tem desenvolvido sua prática docente em consonância com as necessidades dos alunos surdos no contexto da inclusão educacional? Os resultados obtidos destacam duas categorias de estudo que iluminam o objeto de investigação: (i) Contexto e Prática Docente Pedagógica com Alunos Surdos; e (ii) Prática Docente no Ensino de Conceitos da Física. Foi observado que a prática docente e o processo avaliativo de alunos surdos exigem adaptações significativas. O acesso a recursos tecnológicos, métodos de ensino flexíveis e o papel do intérprete são cruciais para uma educação inclusiva de qualidade. Professores destacaram a importância de compreender a cultura surda e utilizar metodologias diferenciadas, como recursos visuais e atividades práticas, para promover uma aprendizagem eficaz." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID6929_TB1421_23102024103621.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:10:47" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE ROBERTA SANTOS CARDOSO SILVA" "autor_nome_curto" => "ALINE ROBERTA" "autor_email" => "aline.roberta@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-especial-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:51:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 368 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-especial-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10" "logo" => null "capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg" "timbrado" => "679106d63bcb5_22012025115518.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:51:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 368 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-especial-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10" "logo" => null "capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg" "timbrado" => "679106d63bcb5_22012025115518.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:51:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 237 "edicao_id" => 368 "codigo" => "978-65-5222-018-9" "capa" => "679106f54fe0e_22012025115549.png" "titulo" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "prefacio" => """ A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o direito de uma educação acessível e de qualidade para todos. Entretanto, é possível observar que se trata de uma modalidade com muito por se defender e valorizar, demonstrando a relevância de se debruçar por estudos que são apresentados em eventos educacionais e e-books, como os desta obra.<br />\r\n Uma educação de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreensão, ela permite ao estudante alcançar uma vida digna e autônoma, sendo um sujeito crítico capaz de tomar decisões e realizar escolhas por si mesmo. Para tanto, o ensino de todas as disciplinas deve ser pensado de maneira acessível e isso só é possível com o apoio do profissional de educação especial, que é formado para essa função.<br />\r\n Não é demérito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas áreas necessitem do apoio do professor de educação especial. Ora, não esperamos ou ao menos não deveríamos esperar, que o professor de matemática ministrasse aulas de inglês, tampouco o professor de história ministrasse aulas de física. No entanto, ainda encontramos resistência na compreensão do papel do professor de educação especial dentro das instituições educacionais em seus diversos níveis.<br />\r\n No entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares estão expandindo o horizonte, ultrapassando o nível básico de educação, sobretudo a alfabetização. São estudos que nos levam a refletir sobre o direito de se aprender todo o conteúdo previsto para uma formação de qualidade. Ou seja, estudos que abordam estratégias de ensino para as diversas disciplinas do ensino básico, para conteúdos de ensino profissionalizante, para a formação em educação superior e para o mundo do trabalho.<br />\r\n Portanto, é com muita alegria, que os convido a uma imersão nos textos contidos neste e-book de altíssima qualidade, convido ainda para uma sincera reflexão sobre pensamentos e ideias que conduzem a um mundo capacitista, mesmo que não intencionalmente. Apenas alerto para um grande risco! O risco de perceber que verdades absolutas não existem, o que significa que estamos em constante construção também profissionalmente. Excelente leitura<br />\r\n """ "apresentacao" => """ <br />\r\n """ "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO """ "conselho_editorial" => """ PHAGNER RAMOS TAVARES<br />\r\n MARA CRISTINA LOPES SILVA ARAÚJO<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE<br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO<br />\r\n VÂNIA DA SILVA FERREIRA<br />\r\n HELEN CRISTIANE DA SILVA THEODORO<br />\r\n MARILIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM<br />\r\n ANDRÉ ALVES SANTIAGO<br />\r\n FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES<br />\r\n ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO<br />\r\n FRANCYLLAYANS KARLA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n BEATRIZ ALVES DE DEUS BISPO<br />\r\n JAMMERSON YURI DA SILVA<br />\r\n LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e52957e9f_24012025160825.pdf" "arquivo" => "28012025165212-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:51:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 237 "edicao_id" => 368 "codigo" => "978-65-5222-018-9" "capa" => "679106f54fe0e_22012025115549.png" "titulo" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "prefacio" => """ A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o direito de uma educação acessível e de qualidade para todos. Entretanto, é possível observar que se trata de uma modalidade com muito por se defender e valorizar, demonstrando a relevância de se debruçar por estudos que são apresentados em eventos educacionais e e-books, como os desta obra.<br />\r\n Uma educação de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreensão, ela permite ao estudante alcançar uma vida digna e autônoma, sendo um sujeito crítico capaz de tomar decisões e realizar escolhas por si mesmo. Para tanto, o ensino de todas as disciplinas deve ser pensado de maneira acessível e isso só é possível com o apoio do profissional de educação especial, que é formado para essa função.<br />\r\n Não é demérito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas áreas necessitem do apoio do professor de educação especial. Ora, não esperamos ou ao menos não deveríamos esperar, que o professor de matemática ministrasse aulas de inglês, tampouco o professor de história ministrasse aulas de física. No entanto, ainda encontramos resistência na compreensão do papel do professor de educação especial dentro das instituições educacionais em seus diversos níveis.<br />\r\n No entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares estão expandindo o horizonte, ultrapassando o nível básico de educação, sobretudo a alfabetização. São estudos que nos levam a refletir sobre o direito de se aprender todo o conteúdo previsto para uma formação de qualidade. Ou seja, estudos que abordam estratégias de ensino para as diversas disciplinas do ensino básico, para conteúdos de ensino profissionalizante, para a formação em educação superior e para o mundo do trabalho.<br />\r\n Portanto, é com muita alegria, que os convido a uma imersão nos textos contidos neste e-book de altíssima qualidade, convido ainda para uma sincera reflexão sobre pensamentos e ideias que conduzem a um mundo capacitista, mesmo que não intencionalmente. Apenas alerto para um grande risco! O risco de perceber que verdades absolutas não existem, o que significa que estamos em constante construção também profissionalmente. Excelente leitura<br />\r\n """ "apresentacao" => """ <br />\r\n """ "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO """ "conselho_editorial" => """ PHAGNER RAMOS TAVARES<br />\r\n MARA CRISTINA LOPES SILVA ARAÚJO<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE<br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO<br />\r\n VÂNIA DA SILVA FERREIRA<br />\r\n HELEN CRISTIANE DA SILVA THEODORO<br />\r\n MARILIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM<br />\r\n ANDRÉ ALVES SANTIAGO<br />\r\n FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES<br />\r\n ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO<br />\r\n FRANCYLLAYANS KARLA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n BEATRIZ ALVES DE DEUS BISPO<br />\r\n JAMMERSON YURI DA SILVA<br />\r\n LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e52957e9f_24012025160825.pdf" "arquivo" => "28012025165212-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:51:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }