SABERES DOCENTES NO INGRESSO PARA O MAGISTÉRIO: OS PROFESSORES INICIANTES E O CONTEXTO DA SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 118845 "edicao_id" => 359 "trabalho_id" => 6481 "inscrito_id" => 1684 "titulo" => "SABERES DOCENTES NO INGRESSO PARA O MAGISTÉRIO: OS PROFESSORES INICIANTES E O CONTEXTO DA SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Objetivou-se descrever os conhecimentos e os saberes docentes que são vistos, por professores/as iniciantes, como mais relevantes à prática pedagógica no início da carreira do magistério. Para tanto, a pesquisa considerou aspectos sobre a socialização profissional de professores/as iniciantes (KNOBLAUCH, 2008), o choque de realidade vivenciado pelos/as docentes ao início da carreira (VEENMAN, 1984, 1988) e a mobilização de saberes docentes (TARDIF; RAYMOND, 2000, TARDIF, 2002). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sustentada pela aplicação de questionário e entrevista para a produção dos dados, analisados sob o suporte da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2006). Os sujeitos de pesquisa, na etapa de aplicação de questionários, foram 10 egressos/as do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre (formandos/as de 2012, 2013 ou 2014) que lecionaram no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) da rede estadual acreana entre os anos de 2013 e 2015. A etapa de entrevistas contou com cinco participantes da etapa anterior. Os resultados indicaram que há a demarcação incontestável da figura hierárquica da diretoria e o respeito a ela submetido. Entretanto, uma recepção acolhedora na escola é uma condição importante para a realização de um trabalho satisfatório nas primeiras classes. Reforçando o vínculo entre o processo de socialização profissional dos/as professores/as na escola e a construção dos saberes da experiência, alguns sujeitos citam o convívio entre os pares, especialmente no momento de planejamento pedagógico, como fundamental às primeiras práticas em sala de aula, destacando que certos artifícios de ensino são aprendidos somente no ofício da docência. Neste sentido, reconhece-se que os/as profissionais mais experientes precisam dedicar tempo (e paciência) aos/às iniciantes para integrá-los/as ao trabalho no magistério e para fortalecer o professorado na Educação Básica." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID1684_TB6481_27102024162127.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:07:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA MENDONÇA LOPES RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "Letícia Ribeiro" "autor_email" => "leticiamendonca@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:40:37" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 118845 "edicao_id" => 359 "trabalho_id" => 6481 "inscrito_id" => 1684 "titulo" => "SABERES DOCENTES NO INGRESSO PARA O MAGISTÉRIO: OS PROFESSORES INICIANTES E O CONTEXTO DA SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Objetivou-se descrever os conhecimentos e os saberes docentes que são vistos, por professores/as iniciantes, como mais relevantes à prática pedagógica no início da carreira do magistério. Para tanto, a pesquisa considerou aspectos sobre a socialização profissional de professores/as iniciantes (KNOBLAUCH, 2008), o choque de realidade vivenciado pelos/as docentes ao início da carreira (VEENMAN, 1984, 1988) e a mobilização de saberes docentes (TARDIF; RAYMOND, 2000, TARDIF, 2002). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sustentada pela aplicação de questionário e entrevista para a produção dos dados, analisados sob o suporte da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2006). Os sujeitos de pesquisa, na etapa de aplicação de questionários, foram 10 egressos/as do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre (formandos/as de 2012, 2013 ou 2014) que lecionaram no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) da rede estadual acreana entre os anos de 2013 e 2015. A etapa de entrevistas contou com cinco participantes da etapa anterior. Os resultados indicaram que há a demarcação incontestável da figura hierárquica da diretoria e o respeito a ela submetido. Entretanto, uma recepção acolhedora na escola é uma condição importante para a realização de um trabalho satisfatório nas primeiras classes. Reforçando o vínculo entre o processo de socialização profissional dos/as professores/as na escola e a construção dos saberes da experiência, alguns sujeitos citam o convívio entre os pares, especialmente no momento de planejamento pedagógico, como fundamental às primeiras práticas em sala de aula, destacando que certos artifícios de ensino são aprendidos somente no ofício da docência. Neste sentido, reconhece-se que os/as profissionais mais experientes precisam dedicar tempo (e paciência) aos/às iniciantes para integrá-los/as ao trabalho no magistério e para fortalecer o professorado na Educação Básica." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID1684_TB6481_27102024162127.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:07:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA MENDONÇA LOPES RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "Letícia Ribeiro" "autor_email" => "leticiamendonca@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:40:37" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 359 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "logo" => null "capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "timbrado" => "6790fa857c31c_22012025110245.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:54" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 359 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "logo" => null "capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "timbrado" => "6790fa857c31c_22012025110245.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:54" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 228 "edicao_id" => 359 "codigo" => "978-65-5222-025-7" "capa" => "6790fa857fb58_22012025110245.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "prefacio" => """ É com grande satisfação que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01 – Formação de Professores, reunindo os anais das apresentações realizadas no X CONEDU, o 10o Congresso Nacional de Educação. Este evento se consolidou, ao longo das edições, como um espaço de reflexão, troca de experiências e construção coletiva de conhecimento, reunindo educadores, pesquisadores e gestores para discutir os desafios e avanços no campo da educação. <br />\r\n <br />\r\n O tema da formação de professores, abordado de forma abrangente neste grupo de trabalho, é um pilar central para a qualidade da educação em nosso país. Compreender a formação inicial e continuada dos docentes, seus desafios, práticas pedagógicas e as políticas públicas que orientam este processo é fundamental para o aprimoramento do ensino em todos os níveis. As contribuições apresentadas neste volume oferecem uma ampla visão sobre as múltiplas dimensões que envolvem a preparação dos professores, desde a teoria até a prática em sala de aula, e destacam a importância de um olhar crítico e reflexivo sobre os processosformativos.<br />\r\n <br />\r\n As reflexões e pesquisas aqui compiladas não apenas apresentam resultados de investigações acadêmicas, mas também buscam apontar caminhos para a transformação das práticas educativas, sempre com o foco na melhoria contínua da formação dos professores, na busca por mais equidade e qualidade na educação. Os estudos apresentados são frutos de um esforço conjunto de educadores e pesquisadores que compartilham a visão de que a formação docente é um processo dinâmico, em constante evolução, que exigeinovação, adaptação e o fortalecimento de redes colaborativas de saberes.<br />\r\n <br />\r\n Acredito que este e-book não só contribuirá para o aprofundamento do debate acadêmico, mas também será uma fonte de inspiração para todos aqueles comprometidos com a formação e valorização dos professores. Ao ler cada um dos artigos aqui apresentados, convido os leitores a refletirem sobre o papel transformador da educação e a importância de fortalecer, cada vez mais, a formação de nossos professores, para que possam, com maior competência e sensibilidade, enfrentar os desafios da sala de aula e proporcionar uma educação de qualidade para todos.<br />\r\n <br />\r\n Desejo que este material seja uma ferramenta útil e que inspire novas práticas, ideias e discussões no campo da formação de professores, para que possamos, juntos, construir um futuro educacional mais justo, inclusivo e transformador. Com os melhores votos de sucesso e aprendizagem contínua,<br />\r\n <br />\r\n Mônica Teixeira """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALEXANDRE MANUEL ESTEVES RODRIGUES <br />\r\n ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO <br />\r\n ALLAN DIÊGO RODRIGUES FIGUEIREDO <br />\r\n ANNA KAROLINA ALVES DO NASCIMENTO<br />\r\n CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS<br />\r\n CHARLE FERREIRA PAZ<br />\r\n CLESLEY MARIA TAVARES DO NASCIMENTO<br />\r\n DANIELE FONTAM DO NASCIMENTO CERQUEIRA<br />\r\n DENISE BARRA MEDEIROS<br />\r\n EDNA CAMARA MONTEIRO<br />\r\n ELIO ROBERTO PINTO SANTIAGO FILHO<br />\r\n EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS<br />\r\n GIOVANNA BARROCA DE MOURA<br />\r\n JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON<br />\r\n JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG<br />\r\n JOÃO ARANHA BARROS<br />\r\n JOSY LÚCIA GONÇALVES<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO<br />\r\n LEANDRA JACINTO PEREIRA<br />\r\n LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA<br />\r\n NATALIA ABREU DA CUNHA<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n TÉRCIO RAMON ALMEIDA SILVA<br />\r\n WANDERSON DA SILVA SANTI<br />\r\n WEDSON JONAS BARROS SILVA<br />\r\n WILLIAM TEIXEIRA ALVES<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6790fec538b2e_22012025112053.pdf" "arquivo" => "11022025144135-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-02-11 14:41:35" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 228 "edicao_id" => 359 "codigo" => "978-65-5222-025-7" "capa" => "6790fa857fb58_22012025110245.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "prefacio" => """ É com grande satisfação que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01 – Formação de Professores, reunindo os anais das apresentações realizadas no X CONEDU, o 10o Congresso Nacional de Educação. Este evento se consolidou, ao longo das edições, como um espaço de reflexão, troca de experiências e construção coletiva de conhecimento, reunindo educadores, pesquisadores e gestores para discutir os desafios e avanços no campo da educação. <br />\r\n <br />\r\n O tema da formação de professores, abordado de forma abrangente neste grupo de trabalho, é um pilar central para a qualidade da educação em nosso país. Compreender a formação inicial e continuada dos docentes, seus desafios, práticas pedagógicas e as políticas públicas que orientam este processo é fundamental para o aprimoramento do ensino em todos os níveis. As contribuições apresentadas neste volume oferecem uma ampla visão sobre as múltiplas dimensões que envolvem a preparação dos professores, desde a teoria até a prática em sala de aula, e destacam a importância de um olhar crítico e reflexivo sobre os processosformativos.<br />\r\n <br />\r\n As reflexões e pesquisas aqui compiladas não apenas apresentam resultados de investigações acadêmicas, mas também buscam apontar caminhos para a transformação das práticas educativas, sempre com o foco na melhoria contínua da formação dos professores, na busca por mais equidade e qualidade na educação. Os estudos apresentados são frutos de um esforço conjunto de educadores e pesquisadores que compartilham a visão de que a formação docente é um processo dinâmico, em constante evolução, que exigeinovação, adaptação e o fortalecimento de redes colaborativas de saberes.<br />\r\n <br />\r\n Acredito que este e-book não só contribuirá para o aprofundamento do debate acadêmico, mas também será uma fonte de inspiração para todos aqueles comprometidos com a formação e valorização dos professores. Ao ler cada um dos artigos aqui apresentados, convido os leitores a refletirem sobre o papel transformador da educação e a importância de fortalecer, cada vez mais, a formação de nossos professores, para que possam, com maior competência e sensibilidade, enfrentar os desafios da sala de aula e proporcionar uma educação de qualidade para todos.<br />\r\n <br />\r\n Desejo que este material seja uma ferramenta útil e que inspire novas práticas, ideias e discussões no campo da formação de professores, para que possamos, juntos, construir um futuro educacional mais justo, inclusivo e transformador. Com os melhores votos de sucesso e aprendizagem contínua,<br />\r\n <br />\r\n Mônica Teixeira """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALEXANDRE MANUEL ESTEVES RODRIGUES <br />\r\n ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO <br />\r\n ALLAN DIÊGO RODRIGUES FIGUEIREDO <br />\r\n ANNA KAROLINA ALVES DO NASCIMENTO<br />\r\n CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS<br />\r\n CHARLE FERREIRA PAZ<br />\r\n CLESLEY MARIA TAVARES DO NASCIMENTO<br />\r\n DANIELE FONTAM DO NASCIMENTO CERQUEIRA<br />\r\n DENISE BARRA MEDEIROS<br />\r\n EDNA CAMARA MONTEIRO<br />\r\n ELIO ROBERTO PINTO SANTIAGO FILHO<br />\r\n EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS<br />\r\n GIOVANNA BARROCA DE MOURA<br />\r\n JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON<br />\r\n JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG<br />\r\n JOÃO ARANHA BARROS<br />\r\n JOSY LÚCIA GONÇALVES<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO<br />\r\n LEANDRA JACINTO PEREIRA<br />\r\n LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS<br />\r\n MÔNICA DE CARVALHO TEIXEIRA<br />\r\n NATALIA ABREU DA CUNHA<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n TÉRCIO RAMON ALMEIDA SILVA<br />\r\n WANDERSON DA SILVA SANTI<br />\r\n WEDSON JONAS BARROS SILVA<br />\r\n WILLIAM TEIXEIRA ALVES<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6790fec538b2e_22012025112053.pdf" "arquivo" => "11022025144135-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-02-11 14:41:35" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }