Artigo Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente

ANAIS de Evento

ISSN: 2236-5311

A UTILIZAÇÃO DO JOGO DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM GEOGRAFIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental.
0 of 0
"2024-11-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 118558 "edicao_id" => 380 "trabalho_id" => 1132 "inscrito_id" => 346 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO JOGO DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM GEOGRAFIA" "resumo" => "A pesquisa utilizou da aplicação do jogo de coordenadas geográficas na conclusão da sequência didática desta temática, assim, abordando de modo lúdico o conteúdo e propondo a integração entre os participantes. Sua justificativa permeia a necessidade de interligarmos a escola e as pesquisas acadêmicas, formando novos conhecimentos a partir de uma ferramenta de ensino e aprendizagem da Geografia, valorizando principalmente, as ações de docentes da Educação Básica. O objetivo foi então, o uso do jogo de coordenadas geográficas como estratégia de ensino em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. No referencial teórico constam Marassati (2018); Pinheiro et al. (2013); Rupel (2011) e Thiesen (2011). A pesquisa se estruturou no método qualitativo, baseado na pesquisa-ação (GIL, 2002). Como resultado, os participantes pontuaram que o jogo é interessante e que não o conheciam, mas em suma, ficou mais fácil de entender o que já havia sido trabalhado nas aulas anteriores, pois puderam experimentar como as coordenadas geográficas estão distribuídas no planeta Terra.A pesquisa utilizou da aplicação do jogo de coordenadas geográficas na conclusão da sequência didática desta temática, assim, abordando de modo lúdico o conteúd" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD1_ID346_TB1132_21092024103233.pdf" "created_at" => "2024-12-13 10:12:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA OLIVEIRA SOARES VELLOSO" "autor_nome_curto" => "TELMA" "autor_email" => "telmavelloso91@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente" "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente" "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png" "data_publicacao" => "2024-11-26" "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02" "publicacao_id" => 113 "publicacao_nome" => "Revista SBGFA" "publicacao_codigo" => "2236-5311" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 118558 "edicao_id" => 380 "trabalho_id" => 1132 "inscrito_id" => 346 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO JOGO DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM GEOGRAFIA" "resumo" => "A pesquisa utilizou da aplicação do jogo de coordenadas geográficas na conclusão da sequência didática desta temática, assim, abordando de modo lúdico o conteúdo e propondo a integração entre os participantes. Sua justificativa permeia a necessidade de interligarmos a escola e as pesquisas acadêmicas, formando novos conhecimentos a partir de uma ferramenta de ensino e aprendizagem da Geografia, valorizando principalmente, as ações de docentes da Educação Básica. O objetivo foi então, o uso do jogo de coordenadas geográficas como estratégia de ensino em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. No referencial teórico constam Marassati (2018); Pinheiro et al. (2013); Rupel (2011) e Thiesen (2011). A pesquisa se estruturou no método qualitativo, baseado na pesquisa-ação (GIL, 2002). Como resultado, os participantes pontuaram que o jogo é interessante e que não o conheciam, mas em suma, ficou mais fácil de entender o que já havia sido trabalhado nas aulas anteriores, pois puderam experimentar como as coordenadas geográficas estão distribuídas no planeta Terra.A pesquisa utilizou da aplicação do jogo de coordenadas geográficas na conclusão da sequência didática desta temática, assim, abordando de modo lúdico o conteúd" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD1_ID346_TB1132_21092024103233.pdf" "created_at" => "2024-12-13 10:12:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA OLIVEIRA SOARES VELLOSO" "autor_nome_curto" => "TELMA" "autor_email" => "telmavelloso91@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente" "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente" "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png" "data_publicacao" => "2024-11-26" "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02" "publicacao_id" => 113 "publicacao_nome" => "Revista SBGFA" "publicacao_codigo" => "2236-5311" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 26 de novembro de 2024

Resumo

A pesquisa utilizou da aplicação do jogo de coordenadas geográficas na conclusão da sequência didática desta temática, assim, abordando de modo lúdico o conteúdo e propondo a integração entre os participantes. Sua justificativa permeia a necessidade de interligarmos a escola e as pesquisas acadêmicas, formando novos conhecimentos a partir de uma ferramenta de ensino e aprendizagem da Geografia, valorizando principalmente, as ações de docentes da Educação Básica. O objetivo foi então, o uso do jogo de coordenadas geográficas como estratégia de ensino em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. No referencial teórico constam Marassati (2018); Pinheiro et al. (2013); Rupel (2011) e Thiesen (2011). A pesquisa se estruturou no método qualitativo, baseado na pesquisa-ação (GIL, 2002). Como resultado, os participantes pontuaram que o jogo é interessante e que não o conheciam, mas em suma, ficou mais fácil de entender o que já havia sido trabalhado nas aulas anteriores, pois puderam experimentar como as coordenadas geográficas estão distribuídas no planeta Terra.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.