O presente trabalho explora a importância das atividades de campo na formação do professor de Geografia destacando sua contribuição para a aprendizagem prática e participativa que transcende as fronteiras da sala de aula. O foco principal é mostrar como são desenvolvidos os trabalhos de campo no âmbito da disciplina de Geomorfologia da UEG de Porangatu, observando como essas atividades se relacionam com o conteúdo teórico ministrado em sala de aula, além de identificar estratégias de ensino que promovam uma aprendizagem significativa, combinando efetivamente teoria e prática. A metodologia da pesquisa detalha o passo a passo da realização do trabalho de campo combinando a análise teórica com abordagens práticas e empíricas, visando fornecer uma compreensão abrangente das aulas de campo no Curso de Geografia da UEG Porangatu. É fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel e na perspectiva do contexto sistêmico. Foram analisados materiais pedagógicos utilizados durante as aulas de campo, como cadernetas de campo, roteiros de atividades e relatórios finais. Com essa abordagem detalhada, o texto oferece uma visão mais rica e abrangente sobre a importância dos trabalhos de campo, abordando desde a fundamentação teórica até a aplicação prática e os desafios específicos enfrentados no curso de Geografia da UEG Porangatu.