A presente pesquisa surgiu a partir da vivência do Estágio Supervisionado em Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental II, realizado na Escola Municipal Dom Pedro I, localizada na cidade de Guaraciaba do Norte/Ce, ao longo do primeiro semestre de 2024. A proposta apresentada neste trabalho, justifica-se pela importância do ensino geográfico na educação básica, com ênfase nos componentes físico-geográficos. O objetivo da pesquisa foi apresentar a proposta metodológica utilizada durante a vivência no estágio, a partir de algumas regências, utilizando a arte no ensino da paisagem. Inicialmente foi utilizada uma aula para exposição teórica do conteúdo “Paisagem”. O segundo momento foi de prática, os alunos desenhariam e pintariam uma paisagem. Os resultados apresentados com a prática realizada com seis turmas do 6º ano, mostrou que todas as turmas apresentaram interesse em desenhar e pintar. A paisagem local vivida, ou seja, associada ao local de moradia dos estudantes, foi a expressão que mais se destacou nos desenhos. Para a maioria dos alunos, a paisagem está relacionada a natureza, porém, alguns alunos desenharam interligando, tanto, os aspectos culturais como naturais, a exemplo de cachoeiras e casas.