A biogeografia, ao analisar a distribuição e interação dos organismos em diferentes ambientes ao longo do tempo, desempenha um papel crucial na educação ambiental, especialmente no contexto amazônico. Este estudo realizado com alunos do sexto ano da E.E.E.F.M Duque de Caxias, em Belém-PA, tem por objetivo destacar a importância da preservação dos quintais como espaços que fomentam o pensamento crítico e a conscientização social, por meio da educação ambiental. Integrar o estudo dos quintais na escola não apenas sensibiliza os alunos para a biodiversidade e sustentabilidade urbana, mas também os capacita como agentes de transformação. Inspirado pelas teorias de Paulo Freire, como o dialogismo e a pedagogia do oprimido e pela importância de ser pensar em uma pedagogia ambiental, o projeto promoveu um ambiente de aprendizado baseado no diálogo, reflexão e ação, incentivando mudanças comportamentais em relação ao meio ambiente. A metodologia incluiu aulas expositivas, debates, pesquisas e produção de desenhos pelos alunos, culminando na conscientização sobre a necessidade urgente de preservar áreas verdes urbanas na Amazônia. Assim, o estudo biogeográfico aliado à pedagogia e educação ambiental não apenas enriquece a compreensão dos alunos, mas também os motiva a se engajarem ativamente na conservação ambiental em suas comunidades.