Este artigo aborda como as Metodologias Ativas podem ser ferramentas para alcançar a potencialidade da formação cidadã no Ensino da Geografia Física. O artigo é um desdobramento do projeto o Uso de Metodologias Ativas no Ensino da Geografia Física do Laboratório de Geografia Física da Universidade de Brasília. Mais especificamente, objetiva-se responder: Quais foram as contribuições das metodologias ativas para a aprendizagem dos alunos? Quais os desafios para a aplicação de metodologias ativas nas aulas de Geografia Física? Quais metodologias ativas se adaptam melhor ao contexto dos alunos? Neste trabalho foram adotadas metodologias ativas. Foram analisadas três aulas realizadas no Centro de Ensino Fundamental 427 de Samambaia (DF), utilizando rotação por estação e seis aulas no Centro de Ensino Fundamental 08 de Sobradinho II – DF com o uso de instrumentos lúdicos nas aulas acerca dos biomas brasileiros e suas características físicas essa parte da metodologia foi executada em turmas de sexto e sétimo ano. O aporte metodológico se deu através das avaliações das atividades propostas durante as aulas. Foram escolhidas duas métricas de análise através de uma abordagem quali-quantitativa: Participação dos alunos/Nível de Interpretação do Conteúdo e desempenho na execução prática. Através do uso da rotação por estações e a elaboração de instrumentos lúdicos como maquetes, notou-se como resultados a participação ativa e um melhor engajamento dos alunos, superou-se em partes a dificuldade de compreender o os conteúdos de geografia física de forma teórica e prática utilizando-se de recursos acessíveis.