O presente artigo objetivou refletir sobre como os padrões climáticos sazonais e a variação de temperatura do ar interferem na aprendizagem dos estudantes do ensino médio da EEEFM Rio Branco, situada no município de Patos – PB. A escola possui 11 salas de aula, construídas com alvenaria convencional, com portas e janelas de ferro com basculantes. A fachada principal que dá acesso à entrada do prédio está ao oeste de acordo com a orientação solar. A região onde a escola está localizada, é caracterizada por temperatura do ar elevada ao longo de todo ano. Assim, no intuito de compreender como os padrões climáticos sazonais afetam o desempenho cognitivo dos estudantes, foi realizada pesquisa com uma abordagem teórico-metodológica interdisciplinar. Os resultados revelam uma relação significativa entre variações extremas de temperatura do ar e a diminuição da capacidade de concentração e aprendizado dos estudantes, durante os períodos sazonais. Ademais, o estudo ressalta a importância de considerar fatores ambientais, como temperatura do ar, umidade e projeto arquitetônico das unidades escolares no planejamento educacional e na implementação de estratégias pedagógicas. Através análise comparativa de dados obtidos em setembro/2023 e maio/2024 obteve-se informações importantes para educadores, gestores escolares e formuladores de políticas públicas, no que diz respeito a necessidade de medidas adaptativas para lidar com os desafios impostos pelos padrões climáticos sazonais e assim, garantir um ambiente propício a aprendizagem dos estudantes ao longo do ano letivo.