VARIAÇÃO DE TEMPERATURA DO AR: UM ESTUDO COMPARATIVO E SEU IMPACTO NA APRENDIZAGEM EM DIFERENTES PERÍODOS DO ANO LETIVO
"2024-11-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 117707 "edicao_id" => 380 "trabalho_id" => 113 "inscrito_id" => 287 "titulo" => "VARIAÇÃO DE TEMPERATURA DO AR: UM ESTUDO COMPARATIVO E SEU IMPACTO NA APRENDIZAGEM EM DIFERENTES PERÍODOS DO ANO LETIVO" "resumo" => "O presente artigo objetivou refletir sobre como os padrões climáticos sazonais e a variação de temperatura do ar interferem na aprendizagem dos estudantes do ensino médio da EEEFM Rio Branco, situada no município de Patos – PB. A escola possui 11 salas de aula, construídas com alvenaria convencional, com portas e janelas de ferro com basculantes. A fachada principal que dá acesso à entrada do prédio está ao oeste de acordo com a orientação solar. A região onde a escola está localizada, é caracterizada por temperatura do ar elevada ao longo de todo ano. Assim, no intuito de compreender como os padrões climáticos sazonais afetam o desempenho cognitivo dos estudantes, foi realizada pesquisa com uma abordagem teórico-metodológica interdisciplinar. Os resultados revelam uma relação significativa entre variações extremas de temperatura do ar e a diminuição da capacidade de concentração e aprendizado dos estudantes, durante os períodos sazonais. Ademais, o estudo ressalta a importância de considerar fatores ambientais, como temperatura do ar, umidade e projeto arquitetônico das unidades escolares no planejamento educacional e na implementação de estratégias pedagógicas. Através análise comparativa de dados obtidos em setembro/2023 e maio/2024 obteve-se informações importantes para educadores, gestores escolares e formuladores de políticas públicas, no que diz respeito a necessidade de medidas adaptativas para lidar com os desafios impostos pelos padrões climáticos sazonais e assim, garantir um ambiente propício a aprendizagem dos estudantes ao longo do ano letivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 02 - A Climatologia geográfica: mudanças climáticas, eventos extremos e os impactos sobre a sociedade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD4_ID287_TB113_29112024143656.pdf" "created_at" => "2024-12-13 10:12:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELEIDE CASTRO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "SUELEIDE CASTRO" "autor_email" => "sueleidecastro16@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS (FATEC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente" "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente" "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png" "data_publicacao" => "2024-11-26" "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02" "publicacao_id" => 113 "publicacao_nome" => "Revista SBGFA" "publicacao_codigo" => "2236-5311" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 117707 "edicao_id" => 380 "trabalho_id" => 113 "inscrito_id" => 287 "titulo" => "VARIAÇÃO DE TEMPERATURA DO AR: UM ESTUDO COMPARATIVO E SEU IMPACTO NA APRENDIZAGEM EM DIFERENTES PERÍODOS DO ANO LETIVO" "resumo" => "O presente artigo objetivou refletir sobre como os padrões climáticos sazonais e a variação de temperatura do ar interferem na aprendizagem dos estudantes do ensino médio da EEEFM Rio Branco, situada no município de Patos – PB. A escola possui 11 salas de aula, construídas com alvenaria convencional, com portas e janelas de ferro com basculantes. A fachada principal que dá acesso à entrada do prédio está ao oeste de acordo com a orientação solar. A região onde a escola está localizada, é caracterizada por temperatura do ar elevada ao longo de todo ano. Assim, no intuito de compreender como os padrões climáticos sazonais afetam o desempenho cognitivo dos estudantes, foi realizada pesquisa com uma abordagem teórico-metodológica interdisciplinar. Os resultados revelam uma relação significativa entre variações extremas de temperatura do ar e a diminuição da capacidade de concentração e aprendizado dos estudantes, durante os períodos sazonais. Ademais, o estudo ressalta a importância de considerar fatores ambientais, como temperatura do ar, umidade e projeto arquitetônico das unidades escolares no planejamento educacional e na implementação de estratégias pedagógicas. Através análise comparativa de dados obtidos em setembro/2023 e maio/2024 obteve-se informações importantes para educadores, gestores escolares e formuladores de políticas públicas, no que diz respeito a necessidade de medidas adaptativas para lidar com os desafios impostos pelos padrões climáticos sazonais e assim, garantir um ambiente propício a aprendizagem dos estudantes ao longo do ano letivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 02 - A Climatologia geográfica: mudanças climáticas, eventos extremos e os impactos sobre a sociedade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD4_ID287_TB113_29112024143656.pdf" "created_at" => "2024-12-13 10:12:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELEIDE CASTRO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "SUELEIDE CASTRO" "autor_email" => "sueleidecastro16@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS (FATEC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente" "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente" "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png" "data_publicacao" => "2024-11-26" "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02" "publicacao_id" => 113 "publicacao_nome" => "Revista SBGFA" "publicacao_codigo" => "2236-5311" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }