Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

“TEMPO” DE APRENDER EM “CLIMA” DE ENSINAR: UMA PROPOSTA PARA MELHORIA DO ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS

Palavra-chaves: ENSINO, TEMPO, CLIMA Pôster (PO) / Poster Submission Tecnologias e Educação Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O presente trabalho é uma proposta para a melhoria do ensino nas escolas públicas. O mesmo busca através da ciência e tecnologia formas de contribuir dom um ensino de melhor qualidade. Logo, o interesse de desenvolver um trabalho onde a meteorologia possa compartilhar e mostrar o universo amplo que é esta ciência, que está com uma proposta inovadora sendo desenvolvida nas escolas. A principio o projeto esta sendo desenvolvido no Colégio Estadual Rachel Reid de Souza, localizado no município de Macaé, na região Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro. A proposta é abordar os conceitos de tempo e clima, as características dos processos na atmosfera, em como eles acontecem no cotidiano, sua importância econômica para a vida das pessoas, como ocorrem alguns fenômenos atmosféricos além de apresentar alguns destes fenômenos como tempestades, tornados, furacões, entre outros. Além da descrição dos fenômenos, discutem-se as variações climáticas e a formas como são feitas as previsões de tempo. O principal objetivo do projeto é incentivar a melhoria do ensino através da inserção da meteorologia dentro das escolas públicas através da interdisciplinaridade que em parceria com as disciplinas de ciências e geografia são as disciplinas que contemplam os conteúdos relacionados com o tempo e clima. Isto será possível através de visitas ao Laboratório de Meteorologia (LAMET), palestras, a inserção da estação meteorológica móvel, desenvolvimento do site onde os alunos terão acesso a estes dados. Despertar nos alunos o interesse e a curiosidade dos alunos, mostrando uma perspectiva diferente e ajudar a contribuir com os professores através de novas formas de ensinar tornando o conteúdo mais atrativo para os alunos.

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